Mais da metade dos músicos afirmaram numa pesquisa que esconderiam o uso de IA em suas faixas
Estudo conduzido pela Pirate Studios revelou que só 48% dos artistas seriam transparentes sobre o uso de inteligência artificial
Em uma recente pesquisa da Pirate Studios, mais da metade dos músicos afirmaram que não divulgariam o uso de inteligência artificial ao criar sua música.
O estudo fez perguntas a 1.141 artistas e revelou uma 'crescente abertura para a tecnologia de IA dentro da comunidade musical'.
COVER STORY | Eli & Fur: a dupla britânica que vem redefinindo a Música Eletrônica celebra uma Década de Dance Music
25% dos músicos pesquisados já haviam experimentado a produção de música com inteligência artificial, enquanto 46% indicaram que estariam dispostos a usar ferramentas de música com IA no futuro.
Embora exista uma clara maioria de músicos favoráveis ao uso da tecnologia de música com IA, tambem observa-se uma clara falta de transparência, já que 52% dos entrevistados confirmaram que esconderiam o uso de IA em sua música.
Read Next | Conheça Vylow, artista cearense que se apresenta como expoente da cena eletrônica nacional
Isso provavelmente se deve ao medo da recepção da revelação dentro da comunidade musical, uma vez que 53% dos músicos pesquisados indicaram que estariam preocupados com a percepção de sua audiência em relação à música assistida por IA.
David Borrie, co-fundador e CEO da Pirate, comparou a introdução da IA no estúdio ao auto-tune, que enfrentou críticas iniciais, mas eventualmente encontrou seu lugar na produção musical.
Read Next | Conversamos com Jess Benevides, artista capixaba que acaba de desembarcar de sua 5ª turnê internacional
A pesquisa também perguntou aos músicos que já haviam usado IA em qual estágio do processo de criação de música a inteligência artificial mais os ajudou, revelando uma clara maioria na composição e escrita de músicas:
Read Next | Pela Dear Deer Black, Redu X apresenta o sinérgico EP 'Out Of The Void / Inside The Light'
Em vez de usar a tecnologia de IA no lado técnico da produção musical, ou seja, mixagem, masterização e processamento vocal, parece que os artistas veem a IA como uma ajuda para a inspiração criativa, pois prefeririam o uso de ferramentas de IA na composição de músicas, criação de beats e arranjos.
Isso levanta questões sobre a perda de autenticidade das criações dos artistas dentro da comunidade musical, o que foi listado por músicos que se abstiveriam de usar a inteligência artificial como a principal razão por trás de sua abstenção.
Enquanto isso, os artistas que usariam a IA na música citaram a curiosidade, aprimoramento da criatividade e eficiência como seus três principais motivadores no estudo.
Read the full findings from the study here!
Image: Web / Reprodução
COVER STORY | Conheça HECTOR, nome por trás do VL Label Group, grupo que planeja moldar uma nova geração de artistas