Representatividade, ritmos periféricos e raízes culturais globais se destacam no novo VA do coletivo ALGOL
Lançado na última sexta (15), o trabalho mostra que fronteiras não são barreiras e amplifica vozes de artistas de todo o globo
Lançado na última sexta (15), o trabalho mostra que fronteiras não são barreiras e amplifica vozes de artistas de todo o globo.
A ALGOL, coletivo que emergiu em 2017 na efervescente cidade de São Paulo, celebra mais um marco em sua trajetória criativa com o lançamento do VA ALGOL Vol.3, apresentado na última sexta, dia 15 de dezembro.
COVER STORY | Conheça a identidade profunda, dinâmica e vibrante do DJ e produtor francês Dorian Craft
O trabalho representa uma manifestação sonora da riqueza cultural e artística que permeia a música eletrônica periférica, desta vez abraçando não apenas produtores brasileiros, mas também de outros países como Chile, Espanha, África do Sul, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, totalizando 22 artistas de quatro continentes distintos.
“Nós queremos unir as periferias do mundo através da criação, em especial os sons periféricos da América Latina, destacando a potência da nossa terra”, reforça a equipe da label.
Essa amálgama de talentos celebra a diversidade e a universalidade cultural, solidificando a ALGOL como uma plataforma verdadeiramente global que evidencia a força da comunidade.
Artistas como Guzbeats, co-fundador da ALGOL, MOJVKI da Soulection, a emergente Chá Di Lirian, e Bianca Maieli, conhecida pelo Boiler Room e No Nazar, são protagonistas notáveis desta jornada musical.
Destaca-se também a colaboração entre os fundadores da label Torcida Records, de Portugal, formada por Marlon Branco, Bandicut e S4DO, que lançaram sob a alcunha de TORCIDA, PZZS (que já colaborou até com Pabllo Vittar), além de Daviaa, Blue Canariño, LOELASH, fundadores da label britânica LOVE IN THE ENDZ.
Ouça abaixo:
Read Next | SpecialQ: conheça o projeto solo de Saulo Quirino, que reestreou ao lado de Mochakk, Viot e Jord
Sobre a label
Criado por DJs, designers e educadores, o coletivo desenvolve encontros, performances e lançamentos para artistas e coletivos, em busca de empoderar uma cena emergente de música eletrônica brasileira e latino americana.
O estilo inconfundível da ALGOL é descrito como música eletrônica periférica, uma proposta audaciosa para criar o que eles chamam de "Pista Global", conceito que ressoa em toda a coletânea.
A história da ALGOL é marcada por dois principais formatos de manifestação: a ALGOL Netlabel, criada em 2021, e o Radio Algol, um radioshow mensal na Function FM.
Ambos têm contribuído para a divulgação de mais de 30 artistas de 10 países, sendo tocados em rádios renomadas e colaborando com artistas de destaque como Bianca Oblivion, Makinmovs e JLZ.
Follow ALGOL on Instagram, Soundcloud & Bandcamp
Photos: Divulgação
COVER STORY | Melodias que transcendem: a ascensão musical de PLS&TY além dos números, estatísticas e NFTs