Search Menu
Home Latest News Menu
Cover Stars

Melodias que transcendem: a ascensão musical de PLS&TY além dos números, estatísticas e NFTs

Artista comemora recém-lançado álbum '3 Dias, 2 Noites' e o próximo pack de remixes do album

  • Interview: Mia Lunis | Photographer: Dmitry Zhitov
  • 8 December 2023

Um clima de bem estar e polidez nas palavras além da sofisticação de batidas cativantes circundam a obra de Tommy Leas, natural do belo estado da Flórida e mais conhecido como PLS&TY.

O DJ e produtor está em seu auge, um lugar cobiçado e admirado por muitos artistas em início de carreira, um belo exemplar foi o alcance nas paradas de sucesso da Billboard, primeiro lugar no iTunes por quatro anos consecutivos, dentre outros exemplos - e para muito além de números ou qualquer estatística, o intuito do artista é bem simples: criar melodias para que qualquer um possa se sentir bem.

Diga-se de passagem que de simples esta tarefa não tem nada, agradar a gregos e troianos é algo por si só muito complexo. Um artista de alma não nasce da noite para o dia e cada projeto que o produtor se dedicou é prova irrefutável de seu talento e dedicação.

Em simples palavras tudo parece ser muito mais fácil do que realmente é, mas a trajetória de Tommy se aplica a vários ramos circundantes à música eletrônica, mercado tecnológico, collabs, comerciais, dentre outros cases de sucesso.

O artista foi um dos primeiros a adotar a tecnologia NFT e co-projetou NFTs de decks de skate para a iniciativa de caridade do esportista Tony Hawk, além de recursos visuais para atletas renomados e até mesmo membros do Congresso - tendo também alcançado referencia na Billboard nas posições #3 e #10 do Top Music NFT Sales em agosto de 2022 ao lado de ninguém mais, ninguém menos que Snoop Dogg, Eminem e David Bowie.

Seu EP de estréia intitulado ‘Very Special’ contou com a colaboração de artistas renomados como Sean Kingston, Alex Aiono, Wifisfuneral e muito mais, dando o pontapé inicial para uma caminhada que vem enchendo os olhares do público com admiração.

PLS&TY, que já brilhou nos palcos de festivais como Electric Forest, EDC Vegas, Shaky Beats e muitos outros, acaba de lançar sua Radio Show intitulada “Proper Manners” pela Rádio Insomniac vezes ao mês.

Com um calendário cheio de comemorações, PLS&TY lançou um novo álbum 3 Days, 2 Nights no início do ano e iniciou o lançamento do pacote especial de remixes do álbum que contará com o renomado duo brasileiro Cat Dealers, Taiki Nulight, Orjan Nilsen e muito mais.

O que 2024 reserva para o artista? Conversamos com Tommy Leas, também conhecido como PLS&TY, em entrevista exclusiva, confira!

Olá Tommy, é um prazer conversar com você e conhecer um pouco mais da sua trajetória. Você trabalhou com artistas que inspiraram toda uma geração de músicos, quais foram os nomes que te inspiraram quando estava começando sua carreira?

Em primeiro lugar, muito obrigado por reservar um tempo para conversar. Eu me peguei mergulhando profundamente na música eletrônica a partir de 2010, exatamente quando ‘EDM’ realmente começou a se tornar mainstream e popularizado.

Conheci artistas dos mais diversos gêneros durante esses anos, como Netsky, através do canal Drum & Bass do YouTube do UKF, Porter Robinson, durante sua era ‘Spitfire’ no OWSLA, Knife Party, que começou a agitar a cena com seu “Rage Valley ” EP, “Take Over Control” de Afrojack e “Alive” de Krewella estavam na rádio FM 24 horas por dia, e inúmeros outros.

Hoje em dia, minha inspiração vem de fontes totalmente fora da música. Viajar e conhecer novos lugares, conhecer novas pessoas, experimentar coisas novas… É esta novidade geral que sanciona o crescimento e a criatividade para mim. Da mesma forma, experiências de vidas novas e passadas são minha inspiração.

Você tem traz em sua sonoridade uma atmosfera sofisticada e frases que cativam o público, além de uma aura positiva em suas produções, como o fato de ter nascido na Flórida influenciou nas suas composições?

Eu cresci em uma cidade praiana ensolarada e tropical. PLS&TY mantém um espírito de boas vibrações, gentileza e de espalhar alegria dentro e fora da pista de dança. Gosto de pensar que minha música e produções absorveram um pouco desse calor do clima da Flórida.

Você lançou recentemente o álbum 3 Days, 2 Nights e agora começou a lançar remixes das músicas do álbum. Você pode nos contar mais sobre o álbum e o que podemos esperar do próximo pacote de remixes?

Você está pronto para as férias gratuitas de “3 days, 2 nights”? Conforme revela o projeto “3 Days, 2 Nights”, cada música e capa do álbum se inspiram nos motivos/temas diurnos e noturnos do título do EP, progredindo na ordem da lista de faixas do dia para a noite. Há algo para todos aqui - música para todos os gostos, lugares, estações e horários.

O projeto está em um novo terreno para a direção da música original do PLS&TY no futuro - nascido de um lugar de liberdade para criar sem limites ou fronteiras, ou em uma tentativa de se ajustar aos limites de um gênero específico pelo qual os fãs podem ter me conhecido anteriormente.

Com esta mesma mentalidade nasceram os Remixes “3 Days, 2 Nights”. Foram selecionados talentos emergentes e estabelecidos em uma variedade de gêneros e países de origem, incluindo Cat Dealers, Taiki Nulight, Orjan Nilsen e muito mais.

Do trance ao funk, do Brasil à Noruega, todos os Remixers trouxeram seus estilos individualmente únicos e, por meio de total liberdade artística, criaram versões reinventadas de músicas que marcaram um ano muito emocionante para mim musicalmente.

“Minha inspiração vem de fontes totalmente fora da música”

O caminho da produção musical muitas vezes se desenvolve de forma mais gradual com diferentes artistas. Quais foram os maiores desafios para você durante esse período inicial de desenvolvimento?

Aproveitar o poder da minha própria individualidade, uma vez que você acessa a singularidade que é verdadeiramente a sua própria visão, seu próprio som, sua própria singularidade... Não há nada que o impeça de realizar todos os seus sonhos.

Você se dedicou a diversos projetos envolvendo outras esferas que circundam a música eletrônica e tecnologia, a exemplo de ter sido um dos primeiros a engajar no mundo das NFTs, como enxerga a proliferação de DJs e producers que tem feito mais sucesso através das NFTs do que nos palcos?

Conheci NFTs pela primeira vez em 2020, idolatrando como artistas como 3LAU e RAC estavam usando a tecnologia. Desde então, trabalhei em projetos para Foundation, SuperRare, Audius, Async Music e várias outras plataformas, participei de trabalhos de marca nos bastidores para empresas como Bitcoin Magazine e toquei em diversas conferências como: Permissionless West Palm Beach, Consensus Austin, festival Sound Money da Bitcoin Conference e muito mais.

Adoraria destacar o GALA Music, com quem tenho parceria atualmente. Eles foram responsáveis por projetos como BT, Mount Westmore (projeto Snoop Dogg, Ice Cube e E40), Earl Sweatshirt and the Alchemist e muitos outros artistas incríveis.

Acredito que a música Web3 é uma forma de aumentar fãs e apoiadores para toda a vida que estão realmente investidos em seu projeto e buscando seu sucesso. Em troca, esses mesmos apoiadores podem receber desbloqueios sem precedentes em termos de acesso ao mundo do artista por meio do blockchain.

Vocês também lançaram uma música muito legal chamada “Your Love” seguindo o álbum 3 Days, 2 Nights. A música é uma aventura auditiva! Conte-nos mais sobre essa música e se você tem alguma história legal por trás da criação dessa música?

Your Love é uma fusão de tech-house e música tribal, com vocais de Sofiya Nzau. Foi uma verdadeira colaboração transfronteiriça com Sofiya do outro lado do globo, no Quénia. Ela canta em Kikuyu, que é a primeira língua de aproximadamente 20% da população do Quênia, além de inglês.

Uma anedota notável é que depois de receber os vocais Kikuyu, enviei a Sofiya uma folha com a letra em inglês para ela experimentar. As letras em inglês que enviei estavam totalmente fora de sintonia com o tema sobre o que ela estava cantando em Kikuyu.

Sofiya acabou regravando seus próprios vocais em inglês, mas mais tarde descobri que os vocais em Kikuyu eram tão comoventes que a única linha em inglês que apareceu na versão final da música foi “your love feel like an blast”, daí como surgiu o título da música ‘Your Love’.

Em termos de timbres e sonorização, há preferência sua entre equipamentos analógicos ou digitais?

Muitos produtores podem discordar desta opinião, mas não tenho preferência. Plugins e equipamentos digitais hoje se tornaram tão avançados na capacidade de replicar os sons de equipamentos analógicos, que apenas o ouvido verdadeiramente treinado pode perceber a diferença. No entanto, há algo a ser dito sobre a sensação prática do equipamento analógico durante o processo de criação.

Você acaba de estrear o programa de rádio ‘Proper Manners’ na Insomniac Rádio, conte-nos um pouco sobre a curadoria do seu programa, como se desenvolveu seu relacionamento com a Insomniac Rádio?

Tenho o prazer de anunciar meu novo programa de rádio quinzenal na Insomniac Radio, “Proper Manners Radio”.

A Insomniac construiu um nome totalmente sinônimo de dance music - em todas as facetas de seu ser, muito além dos live events que muitos imaginam.

Com a curadoria de 60 minutos de música quinzenalmente, espero que os ouvintes descubram o que é o PLS&TY, fora da minha própria discografia.

Cada semana apresentarei algumas das minhas músicas favoritas, do passado e do presente, sem limitações ou limites de gênero, apenas boas vibrações e batidas adequadas.

“PLS&TY mantém um espírito de boas vibes, gentileza e de espalhar alegria dentro e fora da pista”

Você já tocou em festivais cobiçados por diversos artistas da cena eletrônica mundial, como foi seu primeiro show como DJ?

Eu tinha talvez 23 anos e acabara de me mudar para o outro lado do país para morar em Los Angeles.

A Space Yacht, agora uma cobiçada promotora de eventos, marca, gravadora e muito mais, estava começando a florescer com eventos semanais que se tornaram um ponto de encontro típico da indústria musical para empresários, agentes e outros artistas.

O que eu não esperava era que minha primeira apresentação em Los Angeles com o Space Yacht, tão jovem, fosse acompanhada por artistas como Skrillex.

Foi só depois que terminei de me apresentar que Henry (do Space Yacht) mencionou: “Bom set. Ei, a propósito, você viu o Skrillex ali?”

Quais são os próximos passos para o seu projeto? Algum spoiler para o público sobre o que eles podem esperar em 2024?

Fique atento ao álbum remix completo de 3 dias e 2 noites no início de 2024, muitas músicas originais para seguir, shows ao vivo e mais boas vibrações.

Contanto que eu seja capaz de continuar fazendo e tocando música, e me divertindo ao longo do caminho, não há como parar a jornada para onde o PLS&TY está indo.

“Quando você mergulha na singularidade do que é sua própria visão... nada impedirá seus sonhos”

Follow PLS&TY on Instagram | Facebook | Soundcloud | Twitter

Follow PLS&TY's website!

Next Page
Loading...
Loading...