11 artistas do cenário nacional e internacional para conhecer este mês
Abrindo o leque de batidas sonoras, conheça as faixas que seguem embalando as pistas pelo globo
O mês de abril chegou para trazer as influências e referências mil que permeiam os players da nossa querida sala de estar. Indo de norte a sul em uma viagem atemporal que conecta mente e corpo, embarcamos na quarta edição da nossa Playlist Mensal.
A inspiração não pede licença para entrar e não vive em apenas um lugar e por aqui não seria diferente: Espanha, Uganda, Estados Unidos, Brasil, entre outras cidades e países, serviram como berço, base e cultura para as criações destes 11 artistas que se encontram todos os dias na missão de conectar as multidões através da música.
O número 11 tem significado especial na numerologia: 11 é o primeiro número-mestre e significa poder, busca intangível, espiritualidade, expansão da consciência e transformação da vida das pessoas através de seu pioneirismo, liderança, inspiração ou criatividade.
EJUKU
Em um mundo onde as pessoas anseiam desesperadamente por amor, aceitação e alguma agitação, as criações de EJUKU trazem uma forma de elevação de espíritos e mentes através do amor próprio, vibrações alegres e altos níveis de energia.
EJUKU, na língua ateso, falada no leste de Uganda, significa "empurrar" e através deste significado, o artista nos traz sua visão do que sua sonoridade provoca nas pessoas: é como uma força propulsora que impulsiona para frente, para cima e além.
Nascido e criado em Kampala e com a sede insaciável de tocar qualquer coisa que faça som, de preferência percussões de bateria, o cidadão do mundo e amante da cultura, nos eleva com 'JODA'.
A obra é uma ode de batidas orquestradas cheias de potência, calor e energia, que transporta os ouvintes para as raízes do continente africano, o paraíso da música mundial.
SPANIOL
As produções de Felipe Torquato, também conhecido como Spaniol, são cercadas de multiculturalismo.
Nascido em São Paulo e com raízes na Espanha, o DJ e produtor, que está baseado em Nova Iorque, carrega em sua sonoridade o calor das melodias entrelaçados a batidas minimalistas que se conectam a referências naturais dos elementos primários da natureza.
Sua parceria com a Orquestra de Cordas da Grota é um destaque do ano, unindo música clássica e eletrônica em uma performance hipnotizante. Essa colaboração reflete o compromisso de Spaniol em ultrapassar os limites do que a música pode ser.
Em uma jornada prolífica, o artista dedica o ano de 2024 a projetos inovadores recheados de colaborações importantes, como o seu novo álbum, que incorpora influências de suas raízes brasileiras e suas viagens pelo mundo, fundindo gêneros e cultura.
Em parceria com o DJ e produtor RAMMÖ, Spaniol nos traz a faixa 'Quinta Vida' abraçada pelo catálogo da cultuada gravadora A Tribe Called Kotori. A obra é um belo exemplar da profundidade da criatividade de ambos artistas, rica em detalhes e elementos orgânicos que embarcam os ouvintes em uma viagem em technicolor pelo tempo.
ANINHA
DJ, produtora musical e empresária há mais de duas décadas, Aninha é sinônimo de inovação, autenticidade e pioneirismo no cenário eletrônico brasileiro.
Além de suas habilidades como DJ, Aninha é uma artista dedicada à pesquisa musical e à exploração de estilos incomuns, consolidando-se como uma das maiores figuras na música eletrônica brasileira.
Originária do Vale Europeu, ela superou barreiras na música eletrônica, deixando sua marca sonora única em locais icônicos como Warung Beach Club, Club Vibe, citando alguns.
Sua participação em line-ups nacionais e internacionais, bem como o sucesso da AIA Records, testemunham sua influência duradoura, enquanto seu espírito inovador continua a inspirar futuras gerações de mulheres na música eletrônica.
Aninha nos traz a faixa 'Emotions', uma obra de batidas sólidas carregadas de influências de vanguarda que permite os ouvintes viajarem na pista. As vozes guiam o público em um passeio pelo synths, bass e pinceladas sonoras que exemplificam a importância de Aninha para o cenário eletrônico.
AGRABAH
Seja através do Four-on-the-floor ou do breakbeat, Agrabah carrega em sua sonoridade uma identidade estética que se conecta através do groove sempre presente em suas seleções e peças autorais e dos timbres marcantes que remetem ao oldschool ou mesmo de conexões que pareciam improváveis.
A artista é residente do projeto Covil (CWB) e já cruzou os quatro cantos do Brasil com passagens pelos palcos do Gop Tun Festival, ODD (SP), Club Vibe, entre outros – além de contemplar lançamentos importantes através do catálogos de gravadoras como &Friends (UK), In Their Feelings, Levels e muito mais.
A faixa da vez é 'Priority' assinada pelo talentoso produtor HNQO e remixada por Agrabah que entrega uma percepção musical apurada e cuidadosa através de sua obra. 'Priority' nos lembra de elementos essenciais que compõem os clássicos da House Music com um pé no futuro e um toque não convencional, marca registrada de Agrabah.
HOPPER & CARLOS PIRES
Com mais de 25 anos de estrada, o DJ e Produtor Hopper traçou uma carreira admirável no cenário eletrônico nacional e é hoje um dos nomes mais conhecidos e respeitados do Distrito Federal.
O artista já se apresentou em palcos de clubs e festivais renomados como D-Edge, Warung, Skol Beats Festival, Universo Paralello e muito mais e segue fomentando a cena com produções e lançamentos importantes através de sua gravadora, a Mind Connector, que segue como uma das grandes referências no mercado nacional.
O DJ e produtor Carlos Pires é envolvido com música eletrônica desde os anos 90, fazendo remix para bandas e produtores como Jota Quest, Marc Marzenit entre diversos artistas. O artista conquistou o público com passagens marcantes em clubs como 5uinto, Sky Beach Club, Blue Parrot e Mezcallina (México), entre outros.
'Super Lemon Haze', faixa original do produtor B.G.H, ganhou um remix apoteótico pelas mãos de Hopper e Carlos Pires. A obra integra o catálogo da Mind Connector e celebra o Indie Dance em sua melhor perspectiva, fervendo as melhores pistas globais. Com uma melodia marcante e batidas bem orquestradas, a faixa faz com que os ouvintes possam voar sem sair do lugar.
YULE
Artista multifacetada e fomentadora do cenário eletrônico, a DJ e produtora Yule, celebra seus primeiros dez anos como profissional da cultura, da música e do entretenimento. Criadora do selo Unsbeat, a niteroiense dedicou os primeiros anos da sua carreira a um desejo adolescente: de se tornar uma produtora musical que viajasse pelos festivais do mundo.
Yule já presenteou o público com passagens por palcos renomados como Rock the Mountain (2023), Rio Music Conference, Circo Voador, Virada Cultural, Ressonar, Vogell Ball (Alemanha), Det Gode Selskab (Noruega), TAZ Festival (Israel) e Carnaval de Bahidorá (México).
Yule nos traz uma faixa composta em parceria com o amigo, DJ e produtor, João Braga, também conhecido pelo projeto J g b. 'Santa Crew Demoro' é a junção de samples selecionados por Yule traduzidos para a MPC de João, enquanto ela brinca com vocais retirados da cultura do Funk carioca, uma admiração compartilhada pelos artistas.
'Santa Crew Demoro' leva o público para o pensamento fora da caixa quando o assunto é música eletrônica, despretensiosa e audaciosa, com pinceladas de funk e breakbeat, entrelaçada a um synth nostálgico que leva os ouvintes diretamente para a era de ouro dos grandes bailes da cidade maravilhosa.
NIRSO
Rodrigo Fonseca ou simplesmente Nirso, começou a estudar música e colecionar discos de vinil a mais de 20 anos atrás, mas foi em 2012 que o artista começou a produzir remixes e edits para compor seus sets e o resto é história.
Sua sonoridade já foi abraçada pelo catálogo de labels importantes como Cosmovision (Canadá), Salgari (Itália), Carnibal (Grécia), Tropical Twista (Brasil), Tropicana (Portugal), Caballito (Espanha), Hawaii Bonsai (Suíça), Curuba (França), Cassette Blog (México) e outros.
Oriente médio, Europa, América do Sul, já receberam e contemplaram a passagem de Nirso por palcos de clubs e festivais renomados como Fusion Festival (Alemanha), Nômade Festival (Chile) Goulash Disko (Croácia), entre outros, reafirmando sua potência enquanto artista.
Com a benção de seu público, o produtor lançou em 2021 o EP 'Benção' pelo selo turco Mousike, com duas faixas autorais e remixes de Borchi e do duo Santi & Tugce.
A faixa título, 'Benção', embarca o público em batidas leves, synths sonhadores e um groove necessário para dançar nas pistas e na sala de estar. Capoeira, Angola e saudade chegam em uma sinfonia de elementos precisos para elevar as vibrações da nossa playlist.
SAQIB & NHII
Saqib é guitarrista, produtor de música eletrônica, fundador do selo Beats On Time e instigador de pistas de dança, nomeado em 2021, um dos 100 melhores produtores musicais da 1001 Tracklists.
Desde 2013, o artista baseado em Nova Iorque vem entregando um fluxo constante de lançamentos importantes em labels como Abracadabra, Flying Circus, Maccabi House, Kamai Music e outras notáveis gravadoras de música eletrônica.
Nhii é engenheiro de áudio, DJ e produtor e combina perfeitamente diversas influências para criar uma experiência sonora envolvente que transcende fronteiras.
Com mais de 15 anos de carreira, o DJ e produtor cravou seu nome em gravadoras conceituadas como Rebellion/Crosstown Rebels Records, Stil vor Talent, A Tribe Called Kotori, Get Physical, entre outras, atendendo sempre as expectativas de seu público.
A parceria prolífica entre Saqib e Nhii, rendeu ao cenário a faixa 'Electric Solar Propulsor Engine', uma odisséia de elementos eletrônicos orquestradas com precisão e maestria. A obra traz um quê de experimentação, técnica apurada de produção e caos sonoro, um caos que permite ao público se conectar com as infinitas possibilidades do que está ao alcance dos olhos e do que não está.
MARY OLIVETTI
Respirando o cenário fonográfico há 22 anos em diversas frentes, Mary Olivetti vive notável consolidação de sua carreira como DJ, produtora, curadora e executiva da música, mas é na pista de dança que vislumbra o mais perfeito ambiente para expressar seu amor em forma de som.
Com bases fincadas na House Music e em estilos que vão do Deep ao Acid ao Garage, Mary é fiel à trajetória da dance music e brinca com seu passado, presente e futuro em suas apresentações e produções em estúdio, comprometendo-se em todo o processo de forma cerebral, mas não menos carregada da paixão que a move em tudo o que toca.
'Xangô', faixa original de Fábio Santanna, ganhou uma versão afrodub arrebatadora para as pistas pelas mãos de Mary Olivetti. A obra lançada pela renomada Me Gusta Records abraça o público trazendo uma lufada de ar fresco, como se a cada batida de sua percussão cirúrgica pudéssemos sentir o cheiro da chuva que chega para lavar as almas que dançam.
Fotos: Divulgação
Mia Lunis é curadora, redatora e assistente de edição da Mixmag Brasil - siga no Instagram.