Spotify planeja começar a pagar menos royalties para artistas menos populares
Plataforma de streaming planeja estabelecer um mínimo de plays por música para que artistas recebam algo
O Spotify anunciou que deve mudar o formato de pagamento royalties, com relatos afirmando que pagará menos royalties para artistas menos populares.
Essa nova estrutura, segundo relatos, introduz um requisito mínimo de reproduções por música para que os artistas recebam um pagamento.
De acordo com a Billboard, o gigante do serviço de streaming irá "desmonetizar faixas que anteriormente recebiam 0,5% do pool de royalties do Spotify."
COVER STORY | Eli & Fur: a dupla britânica que vem redefinindo a Música Eletrônica celebra uma Década de Dance Music
Isso vai afetar artistas que não obtêm uma quantidade significativa de plays, qualquer pessoa acusada de atividade fraudulenta e qualquer um que faça upload de ruído branco ou sons da natureza.
O Music Business Worldwide relata que o dinheiro será redistribuído através do fundo de royalties do Streamshare do Spotify e pago para músicas mais populares na plataforma.
Não se sabe como o Spotify determinará se uma faixa se enquadra na categoria de ruído branco ou sons da natureza.
Em comunicado a Mixmag, o Spotify afirmou:
"Estamos sempre avaliando como podemos servir melhor os artistas e discutimos regularmente com parceiros maneiras de melhorar a integridade da plataforma. Não temos nenhuma novidade para compartilhar neste momento."
A United Musicians and Allied Workers compartilhou nas redes sociais:
"Os artistas têm soluções para consertar o streaming, mas o Spotify não está ouvindo. Em vez disso, eles propõem mudanças que enriquecerão ainda mais o topo da pirâmide e tornarão ainda mais impossível para músicos trabalhadores se beneficiarem do streaming."
A Future of Music Coalition acrescentou:
"Isso marca uma mudança significativa na forma como o serviço foi apresentado à comunidade de músicos no lançamento, como um campo de jogo nivelado que tratava todas as faixas da mesma forma. Com o tempo, o Spotify se afastou cada vez mais desse compromisso."
As mudanças específicas na forma como o Spotify medirá os royalties ainda não estão claras, já que a empresa precisará de novos acordos com a maioria das gravadoras e distribuidoras antes de introduzir o plano.
A Billboard afirma que as grandes gravadoras provavelmente aprovarão essa mudança, pois resultará em mais dinheiro.
O Spotify está atualmente em negociações com várias gravadoras, como a Universal Music Group (UMG), com o NME relatando que o CEO da UMG anunciou um "novo acordo expandido" com o Spotify que será "centrado no artista" e beneficiará "artistas reais com bases de fãs reais".
O plano de royalties deverá ser implementado no início do próximo ano.
Photo: Reprodução
COVER STORY | Conheça HECTOR, nome por trás do VL Label Group, grupo que planeja moldar uma nova geração de artistas