Menu
Home Latest News Menu
News

Organização do Universo Paralello confirma edição 2023 do festival na Bahia

Após momentos difíceis passados por Juarez Petrillo, evento acontece como manifesto pela paz, levando em conta compromisso social com a população de Ituberá

  • Redação
  • 23 October 2023
Organização do Universo Paralello confirma edição 2023 do festival na Bahia

Após incertezas a respeito da edição do festival 2023 na Bahia, a organização do Universo Paralello confirmou a realização do evento, programado para os dias 27 de dezembro deste ano até 03 de janeiro de 2024, na Praia de Pratigi, Ituberá.

Juarez Petrillo, aka DJ Swarup, idealizador do festival no Brasil, disse:

"Esses últimos dias têm sido difíceis para mim. Mas o propósito do Universo Paralello sempre foi a paz, o amor, o respeito à diversidade e esse ano pensamos até em desistir por achar que não tínhamos nada para celebrar.

Lembrei que Bob Marley uma vez falou que quem pratica o mal, não descansa um dia sequer. Então, a gente para promover o bem não pode descansar. Por isso convido a todos para nos reunirmos neste ano como um manifesto pela paz.

Sejam todos muito bem-vindos!".

O evento, dedicado aos apaixonados pela música eletrônica e o maior de arte e cultura alternativa da América Latina, é uma imersão ao respeito, à diferença e à liberdade, um convite que se renova há duas décadas na criação de um sentimento de que o ano novo pode ser pacífico e harmonioso.

Além disso, o festival é responsável por aquecer e movimentar a economia do município de Ituberá e arredores com geração de empregos, qualificação de mão de obra e expansão da rede hoteleira.

Foi a partir desses fatores, somados ao desejo da população local e dos próprios participantes do Universo Paralello, que a organização do festival resolveu manter a edição deste ano.

Em conversa com a prefeitura de Ituberá (BA), município de 28 mil habitantes que tradicionalmente abriga o Universo Paralello, avaliou-se que a realização do festival já faz parte da agenda e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento sócio-cultural econômico da região localizada no sul baiano.

"O Universo Paralello é um festival de integração de gente do mundo todo que há mais de duas décadas, na nossa praia do Pratigi, gera milhares de empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local, tem responsabilidade social com nossa gente, divulga o município e, ainda, abre os espaços para promoção cultural, tendo em vista as apresentações de grupos e artistas locais e regionais dentro do evento a cada edição. Portanto, somos entusiastas da realização do UP'23 em Ituberá e esperamos todos com a hospitalidade e carinho característico do nosso povo", afirma Reges Aragão, prefeito da cidade de Ituberá (BA).

Com sete palcos musicais e espaços dedicados à integração da comunidade com atividades de yoga, meditação, dança e terapias holísticas, o Universo Paralello prepara-se para receber um público estimado em 20 mil pessoas, com diversas ações: infraestrutura ecologicamente responsável ao longo de 3 km da praia de Pratigi; cozinha comunitária e praça de alimentação incluindo cardápios vegetariano e vegano, além da culinária baiana; capacitação da população local para receber e produzir o evento; programa de limpeza da praia e coleta seletiva do lixo; produção de artesanato local para ser comercializado na feira dentro do festival;

O Universo Paralello já trouxe aos seus palcos artistas como Caetano Veloso, Os Mutantes, Chico César, Céu, Alok, Bhaskar, Vintage Culture, Criolo, Gabriel O Pensador, Lenine, Djonga, Marcelo Falcão, Emicida além de nomes de fora do Brasil e figuras relevantes da cena eletrônica. Para a edição deste ano, em breve o line-up será divulgado.

Mais informações aqui.

Photos: Silvio Sato, Murilo Bezescky, Coletiva.a.mente

Load the next article
Loading...
Loading...