Review: 'Bon Bon' de Iulian Badea e Plus Beat’z
Minimal e Deep Tech no menu da colaboração entre o romeno Iulian Badea e os brasileiros do Plus Beat’Z
O que acontece quando se une a profundidade do Minimal com o Tech House? Bom, se for a cargo de Iulian Badea e Plus Beat’Z qualidade sonora e diversão estão garantidos, como confirmaram na faixa 'Bon Bon', sua primeira colaboração que integra VA da Deeperdub, presente nas principais plataformas digitais.
Lançada no último dia 16 de Dezembro, a coletânea XMAS Various Artists, da gravadora Deeperdub, conta com onze faixas. Trata-se do vigésimo-primeiro lançamento do jovem selo dedicado a sonoridades ligadas ao Minimal e ao Deep Tech.
A coletânea conta com a participação dos
artistas Leon the Lover, Weso (US), Shuu-T, Jampikid, Conor Harris, Jake
Cusack, DTAILR, Cassiopeia, Grwvtec, Art Poper, PireZ_, Iulian Badea e Plus
Beat’Z. Os dois últimos são autores da faixa escolhida para este presente
review: 'Bon Bon'.
Logo de cara a combinação destes dois artistas - na verdade três, pois o Plus Beat’Z é um duo, formado por Anereu e Tcharles Bighetti - chama a atenção pois Iulian Badea é um prestigiado DJ produtor musical romeno conhecido pelo seu som entre o minimal e o deep tech, coração sonoro da gravadora Deeperdub, enquanto o Plus Beat’Z se tornou conhecido por - além do seu programa Multifaceted, no Youtube - pelo som alegre e pra cima.
Se existe o Happy Techno, o Plus Beat’Z representa o Happy Tech House. Sobre a colaboração inédita, Iulian Badea comentou:
"Por muito tempo planejamos lançar algo juntos mas não havia rolado o momento certo ainda pois todos estão sempre ocupados. Recentemente decidimos fazer acontecer e estou muito feliz com o resultado e por trabalhar com estes artistas tão talentosos”
Já, Anereu, do Plus Beat’Z comentou que:
“A ideia sempre foi criar algo forte, energético e com uma vibe pra cima, que unisse as identidades diferentes dos dois projetos em uma nova pegada!”
Com pouco mais que cinco minutos de duração, 'Bon Bon' dá mais destaque as partes instrumentais, digitais e analógicas do que aos vocais, mesmo que estes marquem presença pontualmente na track.
Antes de um minuto a faixa cozinha o cerébro do ouvinte até que solta o kick e eleva a vibração do ambiente e após um minuto e meio surgem os primeiros vocais que permanecem de forma secundária na faixa.
Com foco no movimento, Bon Bon abusa dos kicks, snares, hats, claps, bass e, claro, o synth! Com efeitos a vontade, os vocais sempre surgem como se estivessem abafados por uma camada de grave que os precede.
Da metade para a frente a vibe é ditada pelo ganho “I do what I wanna do”: premissa do estilo de produzir músicas dos artistas? Talvez.
“Estávamos acompanhando o tempo todo o conceito da música ser alegre e com um clima e vibração alegre, "uma música de ação", que traz bom humor e alegria”, comentou Iulian Badea.
Ao final, em meio a um relato de amizade formada entre os artistas, um agradecimento as esposas dos músicos:
“Não sei se é curioso, mas nossas sessions sempre foram via webcam regadas a muitas risadas, e em muitas delas temos que agradecer a paciência das nossa esposas, pois acompanhar dois doidos criando um novo som, não é fácil”, brincou Tcharles.
Curtiu? Confira a discografia de Iulian Badea e Plus Beat’Z no Spotify, Soundcloud e, se quiser, siga-os também nas redes sociais Iulian Badea e Plus Beat'z
Photos: Divulgação