Novo museu de música eletrônica será inaugurado em Frankfurt
Exposições vão explorar momentos icônicos da história da música eletrônica
Um novo museu dedicado à música eletrônica será inaugurado em outubro.
Com sede em Frankfurt, o Museu da Música Eletrônica Moderna (MOMEM) será o primeiro de seu tipo - explorando os sons, a história e o futuro associados à história da música eletrônica.
No interior, os visitantes poderão encontrar salas de exposição, áreas de actuação e instalações que unem arquitectura e som.
Um espaço de biblioteca também oferecerá uma rica história musical, enquanto instrumentos, toca-discos e software permitirão que os hóspedes criem suas próprias músicas.
Exposições com curadoria especial compartilharão momentos icônicos da música eletrônica por meio de artistas, folhetos, logotipos e obras de arte.
No lado de fora, o MOMEM em si é cuidadosamente combinado com o conteúdo do museu: o design se inspira em discos de 12" e a malha de metal dos sistemas de som.
Os gráficos do Soundwave envolvem o museu, enquanto as áreas interativas permitem que os transeuntes manipulem as ondas sonoras por meio de telas sensíveis ao toque.
Para aprimorar o aspecto multissensorial do museu, shows ao vivo de artistas locais e internacionais serão transmitidos na fachada do MOMEM, com os espectadores capazes de se conectar via Bluetooth.
O museu está a cargo do diretor Alex Azary, que se inspirou em seu amigo de longa data, sócio e fundador do Technoclub Andreas “Talla” Tomalla, que teve a ideia inicial do museu em 2011.
Os planos para o conceito foram anunciados em 2015, enquanto uma versão pop-up foi lançada na cidade em 2018.
Com sua experiência em primeira mão na história da música eletrônica em mente, Azary é um dos principais ativistas culturais em sua cidade natal, Frankfurt.