Menu
Home Latest News Menu
News

Nova tecnologia de Inteligência Artificial escreve letras para qualquer faixa instrumental

O sistema visa ser uma espécie de apoio, ao invés de substituir compositores

  • Catherine Dias
  • 15 August 2021
Nova tecnologia de Inteligência Artificial escreve letras para qualquer faixa instrumental

Pesquisadores americanos acabaram de desenvolver uma nova tecnologia em Inteligência Artificial capaz de escrever letras para qualquer tipo de música instrumental.

Chmada de LyricJam, o sistema "ouve" qualquer transmissão de audio através de um microfone e consegue produzir letras, conteúdo escrito, para combinar com a melodia em tempo real.

Os usuários podem baixá-lo para dispositivos desktop e acessá-lo via Google Chrome.

De acordo com a equipe da Universidade de Waterloo por trás da tecnologia, o sistema visa apoiar os músicos em seu processo de composição das letras, ao invés de substituí-los.

Os pesquisadores disseram:

“A motivação central para esta pesquisa não é escrever uma música para o artista, mas inspirar a própria criatividade do artista, sugerindo novas ideias e expressões que o sistema gerou ao ouvir a música instrumental tocada pelo artista.”

A líder do projeto, Olga Vechtomova, acrescentou: “Os participantes se sentiram estimulados pelas falas geradas para improvisar. Por exemplo, as falas inspiraram os artistas a estruturar acordes de uma maneira um pouco diferente e levar sua improvisação em uma direção diferente da pretendida originalmente. ”

Load the next article
Loading...
Loading...