Nova pesquisa indica que a maioria dos fãs de música deseja restrições na utilização de IA na produção musical
Dados revelam que 74% dos fãs acreditam que a inteligência artificial não deve ser usada para se passar por artistas sem o consentimento deles
Uma nova pesquisa descobriu que a maioria dos fãs de música acredita que restrições deveriam ser implementadas no uso da inteligência artificial (IA) na música.
Como parte do Relatório Global de Música, a IFPI coletou respostas de mais de 43.000 fãs de música em 26 países.
Os resultados deste ano revelam que, apesar do crescimento na imitação do trabalho de artistas, com faixas usando vocais de IA para replicar músicos famosos se tornando virais, 74% concordaram que a IA não deveria ser usada para se passar por artistas sem o consentimento deles.
Além disso, 76% afirmaram que a IA não deveria ser permitida a usar música sem permissão.
A maioria dos participantes (79%) concorda que a criatividade humana é a parte mais essencial da criação de música, enquanto 73% afirmaram que a música que utiliza IA deve deixar claro que o faz.
No entanto, no início deste ano, a empresa de distribuição de música Ditto Music revelou que 59,5% dos artistas já estão utilizando a IA para criar música, enquanto outros 47% têm inclinação para usar a IA na composição de músicas no futuro.
Este ano também testemunhou a ascensão da IA na música, com a faixa controversa 'heart on my sleeve' se tornando viral ao usar vocais de IA imitando The Weeknd e Drake.
A letra incluía um Drake de IA chamando 21 Savage de "meu irmão" e a imitação da voz de The Weeknd "afirmando" que sua ex-parceira Selena Gomez o traiu antes de terminarem em 2017.
No ano passado, uma faixa da Tencent Music Entertainment (TME) sediada na China afirmou ser a primeira a ultrapassar 100 milhões de reproduções usando vocais de IA.
"Enquanto fãs de música ao redor do mundo enxergam oportunidades e ameaças para a música provenientes da inteligência artificial, a mensagem deles é clara: autenticidade importa", disse Frances Moore, diretora executiva da IFPI, à Music Week.
Moore acrescentou: "Em particular, os fãs acreditam que os sistemas de IA devem usar música apenas se obtiverem permissão pré-aprovada e que devem ser transparentes sobre o material incorporado por seus sistemas. Estes são lembretes oportunos para os formuladores de políticas enquanto consideram como implementar padrões para uma IA responsável e segura."
COVER STORY | Eli & Fur: a dupla britânica que vem redefinindo a Música Eletrônica celebra uma Década de Dance Music