Menu
Home Latest News Menu
News

Música é contagiante, de acordo com os matemáticos

E a música eletrônica é considerada o gênero mais contagiante da lista

  • Catherine Dias
  • 23 September 2021
Música é contagiante, de acordo com os matemáticos

Uma nova pesquisa descobriu algo surpreendente: a música é infecciosa e se espalha de forma semelhante a um vírus.

O estudo, publicado em Proceedings of the Royal Society A: Mathematical and Physical Sciences, descobriu que o padrão de downloads de música após seu lançamento parece se assemelhar a curvas epidêmicas de doenças infecciosas.

E a música eletrônica parece ser o gênero mais contagioso de todos, de acordo com a pesquisa.

Dora Rosati, a principal autora do estudo e ex-graduada da McMaster University com graduação em matemática e estatística, junto com sua equipe usou um banco de dados de quase 1,4 bilhão de downloads de músicas individuais do agora extinto serviço de streaming de música MixRadio.

Eles examinaram o quão bem um modelo clássico de doença epidêmica, conhecido como modelo SIR, refletia as tendências nos downloads de músicas ao longo do tempo, concentrando-se nas 1.000 músicas mais baixadas no Reino Unido entre 2007 e 2014.

O modelo funcionou tão bem na descrição das tendências de download de músicas quanto na explicação da transmissão de doenças através das populações.

A equipe de pesquisa também calculou o número básico de reprodução (R0), uma métrica epidemiológica usada para descrever a contagiosidade ou transmissibilidade de agentes infecciosos supondo que uma população tenha imunidade zero, para diferentes gêneros para fazer comparações entre gêneros.

Dance e metal tiveram as menores pontuações medianas de R0, de 2,8 e 3,7, respectivamente. A música pop era mais transmissível, mas gêneros como rock e hip hop a superaram, com a eletrônica tendo o R0 mais alto, com 3.430.

Isso não implica automaticamente que mais músicas eletrônicas sejam baixadas; em vez disso, significa que é distribuído mais rapidamente dentro de um grupo de fãs.

Para comparação, a varicela tem um R0 de 10-12 e o sarampo tem um R0 de 12-18, tornando a música eletrônica muito mais contagiosa do que muitas doenças contagiosas comuns atualmente presentes.

De acordo com Dora Rosati, os números mostram que os fãs de música eletrônica podem ser mais apaixonados por suas músicas favoritas, ou talvez os fãs de música eletrônica tenham uma rede mais conectada do que fãs de outros gêneros.

O Dr. Thomas Rawson, modelador de doenças do Imperial College London, comentou afirmando que as doenças são limitadas em como podem se espalhar, exigindo interação física.

Ele explicou como o R0 pode ser incrivelmente alto para algumas músicas e gêneros porque depois de postar um tweet ou uma postagem nas redes sociais, você pode "infectar" centenas de outros fãs em minutos, "você pode espalhar uma doença musical muito mais rápido do que um infeccioso doença".

“Provavelmente há muitas pessoas em uma população que já podem ser imunes a um gênero como a eletrônica, por causa de seus gostos existentes”, disse Rawson.

Dora Rosati disse: “Isso implica que muitos dos processos sociais que impulsionam a disseminação de doenças, ou análogos desses processos, também podem estar impulsionando a disseminação de canções. Mais especificamente, ele apóia a ideia de que tanto a música quanto as doenças infecciosas dependem de conexões sociais para se espalharem pelas populações.

“Com uma doença, se você entrar em contato com alguém que está doente, você tem uma certa chance de pegar essa doença. Com as músicas, é muito parecido. A grande diferença é que, para as músicas, não precisa necessariamente ser contato físico - pode ser que meu amigo tenha usado essa música nova e legal em sua história no Instagram, então agora vou procurá-la. ”

A pesquisa também descobriu que músicas como pop e rock têm variações notáveis em como podem ser contagiosas, provavelmente devido a influências como o rádio - de acordo com Rosati.

“É provável que as maiores mudanças ocorram nesses gêneros de nicho que não necessariamente teriam começado a tocar no rádio, ou onde os artistas não eram tão grandes. Eu acho que eles têm uma chance muito melhor de se espalhar em nossa situação atual de plataformas de streaming e mídia social. ”

Esse modelo de dados pode ser útil na previsão de tendências para novos lançamentos e na rapidez com que as pessoas perceberão as novas melodias.

[Via: The Guardian]

Photo: Reprodução

Load the next article
Loading...
Loading...