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Música ao vivo impacta negativamente a audição do público jovem, sugere novo estudo

Cerca de 42% dos adultos com idades de 18 a 44 anos já experimentaram perda auditiva em algum momento, de acordo com nova pesquisa

  • Mixmag Team
  • 17 April 2024
Música ao vivo impacta negativamente a audição do público jovem, sugere novo estudo

Eventos de música ao vivo vem gerando um efeito prejudicial na audição dos jovens, sugere uma nova pesquisa.

O estudo, conduzido pela Specsavers, entrevistou mais de 2.000 jovens entre as idades de 18 a 44 anos - constatando que quase metade deles experimentou alguma perda auditiva.

Um em cada dez entrevistados disse que frequenta eventos de música ao vivo uma vez a cada três meses, com mais da metade relatando zumbido ou ouvidos abafados após os eventos.

Um terço dos jovens entrevistados disse que seria menos provável que comparecessem a eventos de música ao vivo no futuro devido às suas experiências com danos na audição.

Apesar de mais jovens frequentarem regularmente eventos de música ao vivo, o estudo também revela que o grupo etário raramente usa proteção auditiva — com impressionantes 84% afirmando que nunca usaram protetores auriculares.

A pesquisa sugere que pode ser necessário aumentar a conscientização sobre perda auditiva e proteção auditiva para lidar com o problema, pois 14% dos entrevistados no estudo da Specsavers afirmam estar "inseguros" sobre onde obter proteção auditiva.

Apesar das inúmeras opções de protetores auriculares disponíveis no mercado, um quarto dos entrevistados relatou nunca ter considerado comprar proteção auditiva antes de um evento.

A exposição a sons altos pode ter efeitos prejudiciais na saúde auditiva, incluindo perda auditiva e zumbido no ouvido. Dependendo dos níveis de decibéis, danos na audição podem começar após apenas cinco minutos em um ambiente de clube.

Photo: Kelvin Moquete / Unsplash

O audiologista-chefe da Specsavers, Gordon Harrison, disse: "Muitas pessoas assumem que problemas auditivos só acontecem em seus anos mais avançados".

"No entanto, isso pode afetar pessoas de todas as idades e, infelizmente, quanto mais deixamos problemas auditivos sem tratamento, pior eles podem se tornar", ele aconselhou.

Muitas marcas, como Loop e Happy Ears, agora estão mirando os jovens amantes da música através do branding e, embora os ravers da Geração Z tenham sido relatados como sendo mais receptivos à ideia de usar proteção auditiva, há ainda preconceitos sobre a necessidade de proteção.

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