Museu de Música Eletrônica Moderna de Frankfurt lança nova exposição Italo disco
'ITALO DISCO – Never Stop Dancing!' celebra os pioneiros italianos do gênero até seu sucesso global
Uma exposição que explora a história da discoteca italiana será inaugurada esta semana no Museu de Música Eletrônica Moderna de Frankfurt [MOMEM].
Intitulada ITALO DISCO – Never Stop Dancing , a exposição abre em 11 de outubro e ficará disponível para visitação até 2 de abril.
Lançado como parte da participação da Itália na Feira do Livro de Frankfurt de 2024 , o show explorará as origens do gênero, incluindo faixas e artistas icônicos como Ryan Paris, Sabrina Salerno, RAF e a influência do produtor alemão Philipp Lauer.
Cover Story | Conheça ARODES, um artista que não tem medo de ser criativo e experimental com seu som
O museu compartilha nas redes sociais: “Italo Disco não era apenas um som dos anos 1980 - sintetizadores distintos, arranjos de cordas açucarados e batidas futuristas definiram um gênero único.
Enquanto clássicos como 'Self Control' e 'Another Life' conquistaram as paradas internacionais, as versões club eram onipresentes nas lendárias megadiscos italianas.”
E continua: “A exposição destaca como a Italo Disco influenciou a cena house music de Chicago e ainda está presente nas pistas de dança do mundo todo.”
Em 2022, o museu enfrentou reações negativas de mulheres: pressão por ser "muito centrado nos homens", "falta de diversidade" e por "não reconhecer adequadamente as raízes negras do techno".
Em declarações ao Resident Advisor, um membro do grupo de pressão disse que o conselho do MOMEM deve corrigir o problema, conforme detalhado em uma carta aberta.
Read Next | A convite de Vintage Culture, Mila Journée dá toque melódico a 'Promised Land' em álbum de remixes
A carta diz:
"[O] museu [deve] cumprir sua responsabilidade como promotor da cultura e tomar medidas que integrem as conquistas de mulheres, artistas não binários, negros e latinos na história da música eletrônica com paridade e precisão histórica."
ITALO DISCO – Never Stop Dancing abre em 11 de outubro e fica aberto todos os dias, exceto segundas-feiras, no MOMEM. Compre ingressos aqui.