Menu
Home Latest News Menu
Blog

Lenda das lendas, Todd Terry é outro ícone a integrar o time da Adesso Music

Conheça a história de um dos maiores nomes da história da house

  • Lau Ferreira
  • 2 September 2021
Lenda das lendas, Todd Terry é outro ícone a integrar o time da Adesso Music

Liderada por Junior Jack, não é de se estranhar que a Adesso Music tenha conseguido em boa parte dos seus lançamentos recrutar nomes icônicos da house music.

Mas será difícil de superar o que veio no começo de agosto. Afinal, para remixar "Kaolack" — single do francês Virak —, trouxeram ninguém menos que Todd Terry.

E pode-se dizer que a oportunidade foi bem aproveitada. Afinal, em vez de apenas uma única faixa, como tem sido de costume na gravadora, a lenda americana entregou um EP com três versões do seu remix: "Todd Terry Remix", "Todd Terry US Mix" e "Todd Terry Rubba Dub".

Falar sobre o veterano é tarefa complexa — são mais de 30 anos de muita história e vanguardismo. De todos os pioneiros da house, Todd "the God" Terry é, provavelmente, o maior nome dentre os que ainda vivem. E se ele não chegou a criar a house em si, foi um dos principais responsáveis por a levar mais longe, sendo sinônimo da house de Nova Iorque.

Como diz brilhantemente seu release biográfico, assim como os Beatles “pegaram a essência do rock'n'roll a partir de Elvis e companhia, viraram-na de cabeça pra baixo e a repaginaram para os Estados Unidos, o mesmo pode ser dito da influência de Todd Terry na house music. Ele pegou o bebê de Chicago, educou-o em Nova Iorque e então o enviou para terminar a escola na Europa".

Nascido em 18 de abril de 1967, no famoso bairro do Brooklyn, Terry vem originalmente do hip-hop. Em meados dos anos 1980, já era DJ em festas da cidade, tocando inicialmente rap e italo disco. Até que um dia, o som que começava a surgir em Chicago chegou até ele.

Todd não apenas incluiu discos de house no seu arsenal, como começou a misturar samples daquelas músicas com outros de disco music e breaks do rap em suas produções — tudo no jeito raiz de se produzir, o chamado reel-to-reel, literalmente a partir do recorte e colagem de fitas em gravadores de rolo.

Seu primeiro lançamento de house veio em 1987, através da icônica "Alright Alright", pela gravadora Fourth Floor, trazendo "Dum Dum Cry" como lado B. E sabem como ele assinou a obra? Com o nome de Masters at Work, que ele pegou emprestado de uma festa de rua do amigo Kenny "Dope" Gonzales (que a tocava junto com Mike Delgado).

Foi só depois que o próprio Todd Terry apresentou Dope a Little Louie Vega, para ambos, então, formarem o duo Masters at Work. Ou seja: "the God" foi tão pioneiro que chegou a ser Masters at Work antes do próprio Masters at Work — outro dos projetos mais celebrados dentro do universo histórico da house.

A partir de então, TT condensou seu estilo único em diversos outros hits que marcaram época, como "Bango (To The Batmobile)", "Weekend", "Dreams of Santa Anna", "I'll House You", "A Day in the Life", "Can You Party", "Back To The Beat", "Party People", "Yeah, Buddy", "House is a Feeling", "Keep on Jumpin'", "Something Goin' On" e "Can U Feel It" — que vieram assinados por Todd Terry ou por algumas das suas dezenas de pseudônimos que adotou, como Royal House, Black Riot, Swan Lake, Hardhouse, Tech Nine Static, CLS, House Of Gypsies e Orange Lemon.

Fundada em 1989, a gravadora Strictly Rhythm se tornou o que se tornou graças a ele, que frequentemente levava a sua bandeira fazendo a ponte entre Nova Iorque e o Reino Unido — que com a onda da acid house e suas famosas raves em galpões abandonados, catapultava a house e a cultura clubber a outro patamar. Terry foi parte essencial desse movimento.

Nos anos 1990, brilhou fazendo remixes, tornando-se um dos principais remixers da história. Quem tem mais de 25 anos e nunca escutou seu remix de "Missing", do grupo Everything But The Girl, entregue em 1994, provavelmente viveu debaixo de uma pedra.

Michael Jackson, Daft Punk, Jamiroquai, Technotronic, Bjork, Garbage e The Cardigans foram outros grandes artistas da época que encomendaram suas recriações. Além da Strictly Rhythm, lançou por praticamente todos os selos mais celebrados do gênero, além de ter fundado os seus — mais notavelmente, a Freeze Records.

Posteriormente, veio a incluir elementos e samples de samba nas suas produções. "Sume Sigh Say" e a autoexplicativa "Samba" são alguns exemplos.

Essa relação com a música brasileira, inclusive, o fez ser uma das atrações do histórico Boiler Room Stay True Brazil (veja o set aqui), que rolou no Forte do Brum, em Recife, em 2016, junto com DJ 440, Tahira, Nuts, Gilles Peterson (feat. Karol Conká) e Nightmares On Wax. Sua primeira vez no país foi em 2002, quando tocou no Skol Beats, em Interlagos, São Paulo.

Dos anos 2000 pra cá, Todd Terry vem seguindo o flow da carreira de um pioneiro que sempre estará em evidência por tudo o que construiu, sem parar de discotecar e criar novas músicas — de preferência, em edições limitadas de vinil, seu formato favorito. E o recente EP entregue para a Adesso é prova de que ele segue em forma.

Follow Adesso Music Facebook

Follow Adesso Music Instagram

Follow Adesso Music Soundcloud

Photo: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...