ARTBAT, do underground de Kiev ao UPPERGROUND (Portuguese)
Entrevista exclusiva com Artur e Batish. Do início ao lançamento do novo label
ARTBAT, um dos maiores nomes da cena da Música Eletrônica internacional, anunciou o lançamento de próprio label, UPPERGROUND.
O primeiro single da gravadora, que já foi anunciado e se chama ‘Flame’, tem lançamento agendado para 27 de Agosto de 2021, dia do lançamento oficial do label.
ARTBAT é o duo formado por Artur e Batish, dois amigos que saíram do underground de Kiev (Ucrânia) e se tornaram um dos artistas mais requisitados do circuito internacional.
A dupla começou a levantar vôo em 2015 quando seu trabalho ‘Mandrake’, lançado pela Definition Music, chamou a atenção da cena e ganhou support de Richie Hawtin.
Em 2019, foram inclusos na lista Mixmag Stars of the Year, alcançaram o topo de vendas do Beatport com singles Number 1 e o Breakthrough Artist Of The Year do Ibiza DJ Awards.
Entre os destaques da carreira dos caras estão um sensacional set para a Cercle no topo do Pão de Açucar, no Rio De Janeiro, e um Essential Mix do Pete Tong na BBC Radio 1.
E a dupla está na mais recente capa da Mixmag Brazil – entrevistamos o duo na véspera do lançamento do UPPERGROUND. Confira a seguir!
Os últimos 4 anos tem sido incríveis para vocês, que foram de desconhecidos ao sucesso como #1 no Beatport. Como foi essa jornada e quais foram alguns dos destaques?
Para ser honesto, essa tem sido a jornada mais interessante e desafiadora que já vivemos. Inicialmente, começamos a fazer música com o desejo de representar a Ucrânia no mundo da música eletrônica.
Foi um período muito difícil para o nosso país no final de 2014-2015. Passamos a maior parte do tempo em estúdio, trabalhando em músicas novas.
Nosso primeiro lançamento, ‘Mandrake’, foi lançado em 31 de agosto de 2015 e recebeu apoio direto de artistas como Richie Hawtin, Maceo Plex e muitos outros.
Eles tocaram nossa faixa ao redor do mundo para grandes públicos. A essa altura, era mais como um sonho que se tornou realidade e imediatamente sentimos que podemos contribuir de verdade para o mundo da dance music. Faz com que nos sintamos vivos, inspirados e felizes.
Por que agora é o momento certo para começar uma própria gravadora? E, por favor, explique o nome dela para nós.
Existem dois fatores principais:
Em primeiro lugar, já lançamos música em nossos dois selos favoritos: Diynamic e Afterlife. Era um grande desejo, um sonho, fazer parte de daquela comunidade. Felizmente, não tivemos essa oportunidade apenas uma vez.
E a outra parte da resposta é que durante a pandemia nós tivemos tempo suficiente para trabalhar em novas músicas e pudemos mergulhar a cabeça no estúdio. Pesquisando e trabalhando em novas ideias diariamente.
Agora sentimos que temos as faixas certas para serem apresentadas em nosso próprio selo. Especialmente após o lockdown mundial, queríamos voltar com algo novo, fresco.
Parece que agora é o momento certo para fazer isso - é hora de preencher a vida novamente com cores, emoções brilhantes e novos sentimentos.
O nome do label é abrangente, inclui vários conceitos com os quais queremos associar as emoções e sentimentos que a música transporta - voo, sonho, energia, viagem musical sem tocar na terra. Também uma sugestão de uma mistura de elevação underground e espiritual.
Qual será a vibe da música? Vão lançar outros artistas tambem ou só vocês?
A vibe da música será a mistura de techno, trance, vocais, às vezes elementos de house, focando em sentimentos profundos, com explosões musicais brilhantes e impressões emocionais.
Queremos reunir uma comunidade com nosso selo, tanto de artistas já conhecidos e legais como, é claro, novos artistas talentosos. Queremos que a música una amizade e atmosfera.
Como vivemos em um mundo visual agora, o formato, a arte e os vídeos farão parte dele ou será apenas música?
Sim, com certeza essa parte é importante hoje em dia. O mundo digital agora está começando a ser quase mais importante do que o mundo físico.
Videos e conteúdo visual tornam-se mais importantes e são uma parte complementar do mundo da música. Tentaremos prestar atenção a isso.
Mas, de qualquer forma, acreditamos que a principal experiência emocional você terá ao ouvir a música, sentir e vivenciar dentro de você, os sentimentos internos são muito mais ricos do que as manifestações visuais externas.
É por isso que a música sempre será o mais importante para nós. Contem pra gente tudo sobre a primeira faixa da gravadora e o que mais andam preparando pela frente.
A primeira faixa do label é uma de nossas novas favoritas. É uma mistura de techno e trance, com movimentos interessantes incomuns e um colapso profundo. A faixa é sobre amor, sentimentos, e se chama «Flame».
O nome da faixa carrega o simbolismo do fogo que irrompe dentro de todos com sentimentos de amor, paixão, carregando o significado de experiências explosivas.
Para nós, a música e o amor estão muito próximos e, muitas vezes, os sentimentos que queremos transmitir na música estão muito próximos do amor.
No momento, estamos testando novas músicas em turnê. Faixas com um som profundamente emocional - uma mistura de techno e vários gêneros de house.
Como surgiu o Royksopp remix? Como foi enfrentar uma pista tão grande? Vocês ficaram nervosos?
Em primeiro lugar, somos grandes fãs de Fever Ray e Röyksopp. Nós crescemos ouvindo essa música e é um som especial com vocais muito tocantes.
Tendo esse sentimento sobre a música dentro de nós, estamos sempre felizes em tentar contribuir com algo nosso para essa música também.
Não se trata de remixar uma faixa importante. Você está prestes a fazer algo mais de dentro para fora, para dar a esta música um toque novo fazê-la ser ouvida e dançada por uma nova geração de clubbers.
Nunca ficamos nervosos com isso, pois não é um desafio ou competição. Puramente emoções e sentimentos. Nossa contribuição para uma das faixas mais icônicas da dance music. Uma grande honra para nós.
Como foi voltar a fazer shows de verdade depois de tanto tempo longe? Qual foi a memória mais marcante?
Difícil explicar em palavras, mas é comparável ao êxtase e a uma sensação de bem-aventurança. Tocamos em muitas novas cidades e eventos nesse retorno.
Em quase todos sets, sentimos arrepios. É uma sensação que você não pode comparar com mais nada. Compartilhar nossa música com um público emocional é outra coisa.
A música que vocês fazem e tocam, ou mesmo a atitude em relação à vida, mudou como resultado de ter passado mais tempo em casa, e menos tempo na estrada?
Enquanto ouvimos música, cada um de nós pode se encontrar em algum lugar muito distante em nossas experiências, sentimentos e sonhos. Não importa onde você está fisicamente neste momento, quando a música nos leva embora.
Achamos que se houveram mudanças, foi apenas no sentido da sensualidade, da vivacidade, das experiências que tentamos compartilhar atrás dos decks.
O que vem em seguida para vocês, no que andam trabalhando, o que vem por aí, o que não veem a hora de poder fazer?
Agora estamos em um próximo estágio: o lançamento de nossa gravadora bebê e obviamente estamos trabalhando muito em novas músicas, conceitos e ideias para o selo.
Quando falamos em algo novo e próximo - agora é nossa própria nova gravadora e tudo o que está relacionado a ela. Mal podemos esperar para compartilhar as novas músicas com o mundo.