Conheça a Miniclub, label focada nas linhas mais underground do House, indo do Minimal House e Deep Tech
Após lançar seu quinto EP, selo prepara show case especial na D-EDGE Rio, no dia 08 de fevereiro
Com uma estética minimalista, sofisticada e vanguardista, a Miniclub se apresenta como uma inovação dentro da cena nacional de Minimal House e Deep Tech. Isso porque ela traz em seu âmago o propósito de agregar sonoramente à estética da House Music underground, trazendo mais profundidade para as linhas do gênero, com batidas quebradas do garage, com timbragens nacionais, ambiências espaciais e elementos ácidos.
O selo surgiu oficialmente em 2015, como uma label party focada na celebração e fomentação desses gêneros, trazendo edições marcantes com nomes de peso da cena eletrônica nacional e internacional, como Gromma, Oliver Gattermayr, Flo Masse, Rodrigo Ferrari, Gio, Quinoa Experience, Pornbugs e Alexia Glensy. De lá para cá, o propósito do selo foi se expandindo e, no ano passado, a gravadora deu início aos seus trabalhos.
COVER STORY | Conheça Brina Knauss: artista eslovena que continua a desafiar as expectativas na Música Eletrônica
A frente do projeto, estão dois nomes que possuem uma experiência ampla no cenário musical. De um lado, temos Saulo Ferraro, DJ e produtor musical de Niterói/RJ, engajado com a cena eletrônica local há mais de quinze anos, seja como organizador e produtor de eventos, abrindo caminho para novos artistas ou a frente de seu projeto musical solo.
Nesta jornada, encontrou o Minimal-House, gênero que faz seu coração bater mais forte, se aprofundando nessas linhas e construindo um currículo de peso com lançamento por selos como Get Physical, Miami Underground Movement, The Purr, Dush Label e Hush Records, que alcançaram posições relevantes do Beatport, além de suportes de nomes como Marco Carola, Stefano Noferini, Martín Eyrer e Armin Miran.
Enquanto do outro lado, Beranger traz a sua experiência de mais de uma década como DJ e produtor musical. Seu catálogo é surpreendente, com passagens por pistas da D-Edge, Caos Campinas, Cocada Tour By Get Physical e mais, além de lançamentos por labels como Tropical Beats, SP Groove, Sorry Daddy, Traxford e Me Gusta, o qual também é fundador.
Com conhecimento de sobra e o desejo de ver gêneros como o House Garage underground e o Minimal Romeno se difundirem mundialmente, Saulo e Beranger apresentam um selo com o conceito polido:
“Valorizamos o gênero House como matriarca em nossos lançamentos, sem perder a essência da Dance Music. Focamos nas batidas quebradas, remetendo ao UK garage e mesclando com outros elementos do Minimal House e Deep Tech. Algo bem atmosférico e espacial, sofisticadas em seus grooves, dando margem a uma viagem completa em nossos EPs, sem sair para ouvir outras músicas de outras gravadoras, focadas no House Underground”, compartilham.
Desde o início de sua jornada como label, o selo já apresentou cinco lançamentos, com uma frequência mensal de um EP por mês. A estreia ficou por conta de “Good Karma”, de Saulo Ferraro, que alcançou a posição #27 no Top Releases do Beatport, permanecendo em alta por mais de um mês na plataforma; na sequência, vieram os releases de Drama.efx com “BTWN STRS”, Victor Haas com “Electronic Devices”, PiNKE com “Morophon” e, recentemente, Fran Bortolossi e juntou ao catálogo com “Bikes Everywhere”.
Reconhecido na cena nacional, Fran Bortolossi construiu uma carreira respeitável que inclui de grandes festivais e clubs como o Tomorrowland Brasil, Off Sónar, D-EDGE, Warung e mais, além de lançamentos por selos como LouLou Records e Warung Recordings. Agora, chegando ao Miniclub, ele traz um lançamento que demonstra toda a expertise que construiu nesses anos de carreira, ao mesmo tempo em que apresenta uma sonoridade que se alinha ao propósito do selo.
Para “Bikes Everywhere”, o artista se aprofundou nas linhas do Deep Tech e Minimal House, criando uma groove cativante, com linhas ácidas e batidas sutis. Conforme a melodia progride, novas camadas vão tomando forma, como ambiências profundas, synths e o sample vocal de Prince se revelando e dando fluidez para a produção. O EP ainda traz três remixes da faixa, assinados por Saulo Ferraro, Gabriel Evoke e Beranger.
Read Next | Primeira casa noturna de Nashville dedicada à música eletrônica está programada para abrir em março
Showcase no D-EDGE Rio
Sem deixar de priorizar as pistas, a Miniclub prepara seu primeiro showcase oficial como gravadora. Suas sonoridades sofisticadas chegam ao palco de um dos principais clubes do Brasil, o D-EDGE Rio, no dia 08 de fevereiro. Para a ocasião, a label preparou um line-up impressionante, inaugurando oficialmente esta nova fase em grande estilo.
Encabeçando a programação, temos PRUNK, DJ, produtor e fundador da PIV Records, uma dos principais selos de House e Minimal, que possui em seu catálogo lançamentos de nomes como Kötler, Sidney Charles, Chris Stussy e M-High. O artista holandês também é um dos residentes dos principais festivais de seu país, como DGTL e Straf_Werk, levando às pistas uma sonoridade cheia de classe e groove.
Além dele, representantes da cena nacional marcam presença, como Majoness, Rodrigo Ferrari e um b2b especial entre os headlabels Saulo Ferraro e Beranger.
Mais informações e ingresso pelo link.Photos: Divulgação