ByteDance, dona do TikTok, lança novo aplicativo de streaming de música na China
App tem mais de 10 milhões de músicas, mas atualmente só funciona no modo beta
Os proprietários do TikTok, a empresa ByteDance, lançaram um novo serviço de streaming exclusivamente na China, chamado Qishui Yinyue.
O aplicativo, cujo nome significa "soda music" em mandarim, chega após negociações que acontecem desde o final de 2021 aludindo a um novo serviço de streaming da empresa controladora do TikTok sob o nome provisório de Feilo.
O Qishui Yinyue foi lançado para competir com as plataformas do Tencent Music Entertainment Group e a NetEase, duas das principais empresas de streaming da China, segundo o South China Morning Post.
O aplicativo apareceu pela primeira vez no mês passado, mas atualmente é executado no modo beta somente para convidados.
Feito exclusivamente para usuários na China, o Qishui Yinyue foi atualizado na última quarta-feira e agora apresenta mais de 10 milhões de músicas.
De acordo com um representante da Douyin, a versão chinesa do TikTok, o aplicativo foi “construído sobre os esforços contínuos de Douyin na música”, usando o mesmo algoritmo caseiro usado pelo TikTok, personalizado para cada usuário.
Em uma declaração dada pelo South China Morning Post, o representante também acrescentou: “Douyin o lançou como um aplicativo independente para melhor atender nossos usuários e artistas do setor”.
O Qishui Yinyue permitirá que os usuários sincronizem músicas de Douyin com o novo serviço de streaming e continua a alavancar a crescente base de fãs de Douyin usando o app mais recente.
Em setembro passado, a agência de notícias chinesa 36kr especulou sobre o lançamento de um aplicativo de streaming de música do vice-presidente de produto e estratégia da ByteDance, Alex Zhu, que supostamente trabalhava no serviço há cerca de dois anos.
O aplicativo foi definido para vir com o nome Feilo e o nome interno de Luna. Embora a especulação tenha perdurado até o mês passado, parece que o nome será substituído por Qishui Yinyue.
Em outros lugares, a ByteDance lançou um serviço de streaming em competição direta com o Spotify em 2020 exclusivamente para a Índia chamado Resso, que agora rivaliza com o gigante do streaming.
[Via South China Morning Post]
Photo: Reprodução