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Os 5 erros mais comuns que os novos artistas cometem na própria divulgação

Dicas que podem fazer a diferença na hora de divulgar seu trabalho

  • Mixmag Team
  • 5 April 2022

A gente aqui na Mixmag vive trabalhando na divulgação de Música Eletrônica, promovendo artistas, music releases, eventos, festivais, novidades...

Mas nos deparamos com alguns "erros" que muitos artistas repetem com frequência. Por isso, elaboramos uma lista para orientar você:

1 Fotos promocionais

Nem dá pra contar quantas vezes a gente curte o som do artista, vai incluir numa playlist ou algo do tipo...

E aí... chegam as fotos para a divulgação. Fotos amadoras, baixa resolução, sem foco, escuras, imagens que talvez se encaixariam numa carteirinha do grêmio da escola...

Para contornar a situação, vamos procurar uma boa imagem nas redes sociais do artista.

E o que encontramos?

Só fotos com a galera, foto do churrasco, no aniversário de alguem, com um pet, etc.

Tudo... menos uma foto promocional profissional, com boa resolucão e o artista em foco.

As vezes é difícil achar sequer uma foto do artista pra tentar publicar.

Não estamos falando pra não evitar fotos com amigos, família, etc. Claro que não.

O que você precisa diferenciar é o seu lado pessoal do seu lado profissional.

Você precisa ter fotos promocionais profissionais de artista, sozinho, numa boa luz, com boa resolução, para divulgar seu trabalho.

Se em todas as suas fotos tem outras pessoas junto, precisamos chamar alguem para recortar só você da imagem e eliminar os outros, trabalheira e tempo extra no Photoshop. Acaba sendo mais rápido cortar você da parada.

Fotos feitas, seja em estúdio, seja em casa mesmo mas com fundo neutro, com uma roupa bacana... sem V de vitória ou fazendo coraçãozinho.

Inspire-se nas fotos promocionais que os artistas pró fazem.

Nem precisa gastar uma grana que você não tem. Mas precisa fazer essas fotos com mais cuidado, com mais profissionalismo.

Se você enviar sua track para a Armada Music (ou mesmo Mixmag), duas das maiores marcas internacionais, esses caras vão dar uma olhada nas suas redes.

E se só tem você batendo aquele rango, usando filtros dos primórdios do Instagram, com os amigos de infância, provavelmente será substituído por outro artista em segundos.

Procure ter fotos promocionais com aspecto profissional nas suas redes, na hora de divulgar seu trabalho. E fotos recentes, de preferência!

2 Redes sociais

Outro elemento muito comum:

Tentamos entrar nas redes sociais do artista e, por incrível que pareça, as redes são privadas, fechadas.

O Facebook do artista é pessoal, ao invés de página profissional.

O Insta é de um jeito e tem um nome, a outra rede é de outro jeito, com outro nome. Nem parece a mesma pessoa.

Alguns só tem fotos de viagens, com amigos, de quando era criança, na balada, com todo mundo, menos fotos como artista.

O que isso passa pra gente?

Passa a imagem de que não se trata de um profissional, mas sim de um aventureiro.

Lembrei desse ditado chinês:

"Um dia um discípulo estava andando com um mestre pelo campo.

Perto de um riacho, ele começou a perguntar várias coisas ao mestre.

Mestre: o que deveria fazer para ter sucesso na vida?

Será que eu deveria me aprofundar e estudar por uma década?

Será que eu deveria viajar o mundo atrás de mais conhecimento?

Ou, quem sabe, eu deveria tentar isso, ou aquilo, ou...

Nesse momento, o mestre empurrou o discípulo nas águas geladas do rio.

O discípulo, assustado e tentando sair do rio, disse:

Mestre, mas o que é isso? Por que você me empurrou no rio?

O mestre respondeu:

Meu jovem, se você quer fazer algo de verdade, não fique colocando as pontinhas dos dedos para ver se tá frio ou se tá quente.

Mergulhe de cabeça, viva intensamente o que você busca, e aprenda a lidar com os lados positivos e negativos nessa busca!"

Se você quer ser um DJ & Producer de verdade, se acredita mesmo em você, mergulhe de cabeça nos seus projetos.

Mergulhe de verdade em seus sonhos, acredite e vá pra cima!

3 Material recente

Mais uma coisa que acontece com frequência: a mais nova track foi lançada anos atrás.

Yes. Acontece muito.

Mas nesse caso específico, o que acontece é que muitos artistas novos acreditam que só devem mostrar o creme do creme, a track mais perfeita de suas vidas para não queimar o filme.

Acham que a perfeição (que não existe) é o que deve ser buscado a todo custo.

Por isso, trabalham meses, até mesmo anos, numa track que, de acordo com a crença, vai explodir assim que for lançada.

Bom, temos que bater a real pra você nesse caso.

Não é esse o caminho. Na verdade, a coisa funciona de forma bem diferente.

Essa parada funciona quase como um video no YouTube.

Tem creator que fica meses editando um video, coloca todos os efeitos, transitions e enfeites num único video e acha que isso é o que vai fazer o trabalho explodir.

Aí ele vai lá e publica o video achando que vai bater 1 milhão de views ou mais.

E o que acontece? 7 views. 15 views. 32 views...117 views.

E aí bate aquela frustração... Poxa, tanto trabalho e esforço pra isso?

Amigos, não viagem nessa estratégia. Façam como um dos maiores nomes do marketing moderno recomenda: crie muitas músicas, novas tracks o tempo todo, em volume!

"Se você lançar 100 músicas seguidas e 70 delas não ganharem tração alguma, não existe perda. As pessoas só vão se lembrar das músicas que gostaram.

Então, se você é um artista que tem seu talento, a vantagem de ter centenas de trabalhos rolando por aí é enorme.

Uma pode explodir quando você menos espera.

Outra pode chamar a atenção de um artista X que você nunca imaginou na vida daqui 16 meses.

Outra pode começar a viralizar daqui a 3 anos e 11 meses...

Outra pode virar tema de um viral no Tik Tok ou Instagram Reels de uma série da Netflix que ainda nem existe, escolhida pelo próprio público,... e por aí vai.

Agora, se você só lança uma track a cada X meses ou anos, suas chances acabam sendo ínfimas!

Tudo que você precisa é de uma música para alcançar a pessoa certa, para levar sua carreira a um nível totalmente diferente."

Fazer muita música te dá outra vantagem: você fica fera e muito mais ágil na produção, testa muito mais coisas diferentes e talvez até descubra um estilo único no caminho!

4 Mais do mesmo

E tem mais uma coisa que acontece com grande frequência...

Centenas de artistas repetindo o mesmo que outros artistas já estão fazendo (alguns repetindo estilos e o som de anos atrás, sem acrescentar nada de novo).

É como se fosse uma banda cover de uma banda cover.

Amigos, para você se destacar no mercado, seja na música pop, eletrônica, sertaneja, etc, você precisa fazer algo diferente.

Não precisa inventar um novo estilo, mas precisa acrescentar algo novo, seu toque pessoal, seu estilo, sua história, seja lá o que for.

Algo que só você poderia fazer, talvez algo relacionado às suas raízes, sua origem.

Algo único que possa se transformar em sua marca registrada e te diferenciar do resto.

Ninguem vai fazer sucesso ou chamar atenção tocando uma faixa do Guetta de 7 anos atrás.

5 Cumprimentar e dizer obrigado

Por último, dois detalhes que muita gente esquece: cumprimentar a equipe e dizer obrigado!

Não é só nas promos que a gente faz aqui.

É na padaria, no supermercado, no restaurante, é pra qualquer um que esteja trabalhando, servindo ou realizando algo para ou com você. Educação.

Se você não agradece quem topou trabalhar em sua divulgação, abrir portas e oportunidades pra você, dificilmente vai prosperar no mundo do show business.

Tem artista que sequer cumprimenta os profissionais. Só manda resposta seca, sem nem um Olá sequer.

"Cumprimentar: é uma forma de saudação amigável entre duas pessoas ou entidades."

Ao receber um email, responda com cordialidade. Ao receber uma oportunidade, diga obrigado!

Como DJ ou Produtor, novato ou veterano, ao receber um convite ou ver seu trabalho sendo divulgado por alguem, agradeça.

Não pense que isso passa batido.

Se você não agradeceu, não conseguiu sequer dar um único like na sua própria divulgação, nem compartilhou, você será lembrado (e deletado) por esses caras em toda oportunidade futura!

Pode ser que uma hora esses mesmos caras estejam escolhendo o line up de festival, de um live stream, uma matéria sobre novos talentos, infinitas possibilidades.

E tem vários artistas que, na real, não sabem aproveitar a midia que conquistam.

Sequer compartilham nas próprias redes (nem acreditam neles mesmos) e acabam tirando a oportunidade de outros que fariam o maior barulho com uma simples citação.

Aprender e evoluir continuamente é um requisito básico em qualquer profissão.

Photo: Reprodução

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