Entrevista: Wehbba e Victor Ruiz falam sobre revolucionária plataforma NFT 'CryptoDJs'
Projeto foi lançado com NFTs de artistas como Pig&Dan, Christian Smith, Simina Grigoriu, Victor Ruiz e outros
No mês passado, um novo conceito NFT foi lançado no mercado internacional...CryptoDJs.
O projeto oferece cartões digitais colecionáveis exclusivos de alguns dos artistas de música eletrônica mais conhecidos ao redor do mundo, direto na blockchain Polygon.
Criado por um grupo de players da indústria musical, o CryptoDJs abre acesso para fãs se envolverem com seus artistas favoritos e conteúdos exclusivos por meio de NFTs colecionáveis.
A plataforma ‘Genesis Drop’ apresenta cartões digitais de 8 artistas de techno: Pig&Dan, Christian Smith, Simina Grigoriu, Victor Ruiz, Gregor Tresher, Mark Reeve, Whebba e Ken Ishii.
Ao preço de $66 por cartão, estão disponíveis 30 cartões NFT exclusivos de cada artista (240 no total) com mais cartões a serem adicionados nos próximos meses.
Os fãs podem comprar em USD usando cartão de crédito ou em criptomoeda conectando uma carteira MetaMask.
Cada cartão é totalmente único e 10% dos cartões (3 por artista) terão uma faixa de áudio exclusiva e inédita do artista. As faixas serão escondidas nos cartões da cor favorita do respectivo artista.
Trocamos uma idéia com dois artistas brasileiros, Victor Ruiz e Wehbba, para entender mais sobre o projeto. Confira a seguir!
Read next: Deorbiting, coletivo eletrônico de Berlin, lança novo album 'Space House' pela Stil vor Talent
Victor Ruiz
Quando e como você foi convidado a participar do projeto Crypto DJs?
Eu conheço o Dan Duncan (Pig&Dan) há muitos anos e sempre tivemos contato próximo.
Há quase um ano ele comentou que estava trabalhando com um time incrível e estavam desenvolvendo a idéia de lançar NFTs de DJs de uma forma diferente e interativa.
Alguns meses depois ele apresentou a idéia para mim e alguns outros artistas e não tinha como recusar. Eu acredito no CryptoDJs e sei que vai apenas crescer e agregar para o público.
Você já tinha alguma experiência, antes dessa, com criptomoedas ou NFTs?
Eu pesquisei muito sobre criptomoedas em 2020 e 2021 e investi um pouco, só pra entender, e tive bons lucros.
Achei muito interessante a ideia de descentralização monetária. Isso tem um potencial imenso e algum dia ainda vai ser enorme, eu acredito.
Poderia explicar aos fãs que não sabem nada sobre o projeto (e nem sobre NFTs), como a coisa realmente funciona e por que deveriam aderir à idéia?
O CryptoDJs basicamente lança NFTs (non fungible tokens - tokens que não podem ser substituídos, ou seja, são únicos) de DJs.
São cards colecionáveis com alguns atributos que fazem uns serem mais raros que os outros. Isso por si só já é algo divertido. Mas isso é só o topo do iceberg.
Dentro de alguns cards, você pode ganhar uma track unreleased (não lançada) do artista que comprou o card, ou uma mensagem em áudio especial.
Fora quem comprar os cards terá benefícios como VIP em algumas festas, receber feedback em suas produções de alguns dos artistas, comunicação próxima na comunidade do Discord com todos os artistas e membros, e outros benefícios mais que serão divulgados em breve.
Como você acha que, do ponto de vista dos artistas, NFTs podem ajudar na reinvenção da indústria da música eletrônica?
Eu acho que seria uma maneira de descentralizar royalties basicamente de companhias como Spotify, Apple e outros, para que os artistas consigam receber mais justamente. Isso se o NFT for música. Fora idéias interativas como as do CryptoDJs que podem trazer uma nova experiência mais inclusiva e especial entre o público e o artista.
Quais as últimas novidades do projeto Crypto DJs? O que mais existe pela frente no projeto?
Acabamos de lançar o segundo drop chamado “Verse”, com mais artistas no nosso “line up”.
Mais drops virão com mais novidades que não sei se posso divulgar no momento. Mas a ideia toda é muito animadora e acredito que estamos só começando!
Follow Victor Ruiz on Instagram | Soundcloud
Learn more about CryptoDJs here!