Entrevista: Mergulhe na bela trajetória de Ted Ganung pelo Drum & Bass
Artista americano abraça uma ampla gama de estilos e sons, mas se destaca pela sua conexão com o Reggae e o Drum & Bass
Nosso destaque de hoje é um artista cuja sonoridade se difere do que normalmente noticiamos por aqui, isso porque estamos falando de Ted Ganung, um artista americano que abraça uma ampla gama de estilos e sons, mas que se destaca especialmente pela sua conexão com o Reggae e o Drum & Bass.
Ele é co-fundador e gerente de selo da Deeper Vision Recordings e proprietário da Ted Dun Know Productions, sua gravadora de Reggae/Dancehall. Já remixou uma série de artistas importantes do seu nicho, como Sizzla e Karoll VII & MB Valence, bem como produziu singles para LaMeduza, Lutan Fyah e uma infinidade de outros nomes.
Ted já viu sua música sendo tocada na BBC por nomes como Iggy Pop, Radio David Rodigan, Rene Lavice e Fabio & Grooverider na Ministry of Sound Radio.
No background da cena, sua atuação também foi bem significativa. Ele já trabalhou como gerente da gravadora VP Records Dub Rockers e foi o gerente de selo para o álbum indicado ao Grammy em 2016, Everlasting, de Raging Fyah.
Recentemente, ele soltou seu novo single ‘Only Her, Love', uma collab com Prince Pankhi (The Incredible Melting Man Remix), lançado no dia 7 de março, já atingindo a posição #12 no no chart de Garage/Bassline/Grime do Beatport.
Tivemos a oportunidade de mergulhar mais a fundo na sua trajetória profissional, ao mesmo tempo em que investigamos sua conexão com a música eletrônica de pista e seus projetos futuros.
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Q+A: Ted Ganung
Olá, Ted! Bem-vindo à Mixmag. Previamente você nos disse que hoje seu estilo é uma mistura de tudo o que você já viveu: Downtempo, House, Techno, Drum & Bass, Reggae e Dancehall. É uma gama bem ampla… como você consegue equilibrar isso nas suas produções? Quais são os elementos-chave que você considera ao fundir esses diferentes estilos?
Saudações Mixmag BR, é muito bom estar com vocês para esta entrevista! Sabe, quando se trata de fundir diferentes músicas, às vezes é muito intencional e outras vezes é subconsciente ou simplesmente surge de um momento específico vivido. Em termos de equilibrar todos os tipos de influências, eu costumava querer produzir apenas as músicas que eu estava tocando como DJ.
Mas depois comecei a perceber que nem sempre conseguia sincronizar o estilo dos eventos de DJ que eu estava tocando com os sons atuais que me inspiravam ou que eu tinha a oportunidade de produzir. Então, simplesmente aceitei que isso não era problema e tentei obter influências de tudo.
Tecnicamente falando, talvez eu tenha uma batida específica em mente, então posso tocar uma progressão de acordes primeiro no sintetizador, piano ou guitarra com um metrônomo e depois começar a construir tudo em torno disso.
Muitas vezes, gosto de pegar uma técnica de mixagem que normalmente é usada na House Music e tentar levá-la para o Dancehall, ou transformar uma faixa de Reggae em Drum & Bass.
Mas, com certeza, acho que brincar com as expectativas das pessoas e fazer o inesperado pode ter os melhores resultados.
Você também mencionou que um dos seus objetivos de carreira é produzir música que se conecte com um público mundial. Como você planeja alcançar isso e qual é a sua abordagem para criar músicas que tenham um apelo global?
Sempre fui inspirado por diferentes gêneros de música tradicional e folclórica de todo o mundo e frequentemente vemos essas músicas sampleadas na Dance Music.
Se considerarmos a música LK (Carol Carolina Bela) do DJ Marky com XRS, Stamina MC, que sampleia a peça clássica de Carolina, Carol Bela com Toquinho e Jorge Ben Jor, veremos uma música do DJ Marky que foi capaz de ir além das paradas de Drum & Bass e, ao mesmo tempo, impulsionar o gênero. Um atributo da música que parece ter um efeito tão poderoso anos depois é sua capacidade de transcender todas as coisas que nos dividem em pessoas diferentes.
Com o mundo cada vez mais conectado, somos capazes de colaborar e criar de maneiras radicalmente diferentes das gerações anteriores. Espero alcançar meu objetivo, mas trabalhando com um grupo próximo de colegas e amigos em todo o mundo, tentando fundir elementos da música tradicional em um novo formato de música dançante, com base em temas mais profundos e melódicos.
Quando criança, você morou em Honolulu, no Havaí, e isso certamente tem um peso no seu DNA atual… quais são suas lembranças mais fortes dessa época e como você as insere na sua identidade atual?
Minhas lembranças mais marcantes do tempo em que morei em Honolulu eram tocar reggae com meus amigos no ensino médio e depois com as bandas da faculdade e, é claro, surfar. Gosto tanto de surfar que, quando morava em Honolulu, cheguei a surfar pelo menos uma vez por dia durante mais de um ano, acordando às 5h da manhã e indo surfar antes de ir para a escola.
Minha sequência de surfe terminou quando cortei o pé em um recife e precisei levar pontos, mas ainda amo surfar até hoje. De qualquer forma, eu tocava guitarra no ensino médio e mudei para teclado e guitarra na faculdade. Tivemos uma batalha de bandas no ensino médio e tocamos em algumas festas memoráveis. Na faculdade, eu tocava com um grupo de rapazes do Havaí e da Califórnia.
Também passei muito tempo compondo e gravando músicas com meu amigo Noah Unabia, que tinha um estúdio, e passei algum tempo trabalhando em um estúdio em Nova York. Mas ir para Londres durante a faculdade em um programa de intercâmbio para estudar especificamente um curso de introdução à composição de música eletrônica foi o que realmente me fez crescer.
Sabemos que o selo Deeper Vision Recordings tem um peso importante na sua vida. Você fundou ele em 2012, ao lado de Anthony Granata. Qual é a filosofia por trás dele e como funciona o processo de curadoria atual?
Então, a Deeper Vision Recordings começou como uma forma de lançar nossa música sem estar restrita às limitações de nenhuma das outras gravadoras da época. A filosofia é transcender todas as limitações e, ao mesmo tempo, permanecer fiel à sua voz única que, para nós, deriva dos elementos mais profundos da música eletrônica e da dança.
Em 2010, antes do lançamento da Deeper Vision Recordings, fiz meu primeiro lançamento com uma gravadora de downtempo da Grécia, a Kraak Records, com a qual lancei três outros EPs. À medida que fui evoluindo, comecei a lançar com vários selos diferentes nas cenas de house e drum & bass, mas é claro que cada selo tinha certos parâmetros para atender ao seu som. Isso me levou à criação da Deeper Vision Recordings.
Anthony e eu éramos DJs de muitos eventos de house music na época, mas ambos adorávamos drum & bass. Os primeiros lançamentos foram todas as minhas próprias produções, começando com Melodic Techno e Liquid Drum & Bass. A partir daí, continuamos a evoluir na cena, passamos por diferentes períodos em que recebíamos muitas demos de Drum & Bass e pudemos lançar músicas com alguns grandes artistas, como Jam Thieves, do Brasil.
Também lançamos músicas de artistas brasileiros, como Mayforms e Duoscience. Nossa lista de artistas não se limita a nenhum gênero; estamos apenas procurando colaborar com artistas com objetivos semelhantes.
Você pode nos contar mais sobre como foi sua experiência trabalhando como gerente de selo na VP Records Dub Rockers? Quais eram suas funções exatamente e como isso agregou ao seu trabalho atualmente?
Então, trabalhar na sede da gravadora VP Records em Nova York foi uma experiência realmente incrível. Na época, foi um sonho que se tornou realidade. Eu ensinava produção musical em uma escola há alguns anos, mas nosso programa perdeu o financiamento, então tive que encontrar um novo trabalho.
Desde os tempos de Honolulu, eu sempre gostei de reggae e dancehall, então a VP Records é o meu elemento. Na verdade, alguns anos antes, fui ao escritório da gravadora VP Records com um riddim de reggae/dancehall que produzi chamado "Hollow Body Riddim", mas ninguém atendeu a porta.
Então, mais tarde, quando tive a oportunidade de realmente trabalhar no escritório como gerente da gravadora diretamente com alguns artistas que cresci ouvindo, foi uma experiência realmente gratificante. Eu participava das reuniões semanais de marketing, era o principal representante da Costa Oeste dos Estados Unidos, tinha um programa de DJ na rádio deles, fazia mixagens promocionais para as diferentes gravadoras e trabalhava em iniciativas de marketing e promoção.
Consegui montar algumas compilações e participei da sessão de masterização do álbum "Beam Of Light", do The Simpkin Project. Fui o gerente de projetos do The Simpkin Project e passei um tempo com eles no estúdio de Hunting Beach, na Califórnia, surfando pela manhã e relaxando com a banda trabalhando em um videoclipe de uma música chamada "Hustling". Também ajudei a estabelecer o acordo de licenciamento para nossos territórios em um projeto chamado "Havana Meets Kingston".
E essa história do álbum que foi indicado ao Grammy… como foi esse processo?
Ted Ganung: Logo depois de entrar na VP Records, fui nomeado gerente da gravadora Dub Rockers, uma marca voltada para a Costa Oeste que mesclava o reggae de raiz tradicional com o que estava acontecendo no mercado americano da Costa Oeste.
Raging Fyah era uma jovem banda da Jamaica que foi realmente a primeira banda oficial a representar o selo Dub Rockers, excluindo quaisquer compilações anteriores. O álbum "Everlasting" do Raging Fyah foi um álbum realmente musical, inspirado na era da música reggae dos anos 1970. O vocalista Kumar 'Fyah' Bent tem vocais realmente assombrosos que podem atravessar o espectro do melancólico ao edificante.
Toda a banda é super talentosa e muitos artistas excelentes participaram do álbum, como J Boog, Busy Signal e Jesse Royal. Além disso, há um remix de "Would You Love Me", que não faz parte do álbum, com a banda brasileira Cidade Negra. Na verdade, trabalhei com nosso representante brasileiro, Fernando Costa, para ajudar a coordenar o lançamento do single remix do Cidade Negra.
Para o álbum "Everlasting" do Raging Fyah, fiz uma parte da turnê pela Costa Leste com a banda e fui ao California Roots Festival durante o lançamento do álbum em Monterey, Califórnia, para ajudar a promover o álbum. O empresário da banda, Lukes Morgan, já havia ganhado um Grammy com sua banda Morgan Heritage, então ele realmente sabia como lidar com o cenário.
Fui à sede do Grammy em Nova York com Raging Fyah e, mais tarde, fui ao museu do Grammy em Los Angeles com os executivos da gravadora VP Records, Patricia Chin, Randy Chin e Richard Lue. Depois desse processo, decidi me tornar um membro votante do Grammy e continuei dedicado a votar nas categorias Reggae e Dance/Electronic Music.
Bom, já falamos bastante sobre seu histórico, agora queremos saber sobre suas últimas novidades. Algo que nos chamou a atenção foi o número de novos lançamentos que você soltou nas últimas semanas. Tivemos ‘World Peace’, ‘Only Her, Love’ e agora ‘El Amor Te Llama’, sua ideia é manter esse ritmo para o resto do ano?
Atualmente, tenho me concentrado muito em um projeto de álbum completo com Prince Pankhi, um artista originário da Jamaica e atualmente radicado nos Estados Unidos. Prince Pankhi teve seu início na Jamaica trabalhando com o artista de dancehall Capleton e David House. Conheci o Prince Pankhi há cerca de 8 anos, quando produzi o single "Sirens" do Hollow Body Riddim com Khari Kill. Estávamos filmando um vídeo para a música e o Prince Pankhi apareceu na filmagem como motorista.
Gravamos algumas músicas na época, mas, mais recentemente, gravamos várias músicas novas com uma nova visão e um novo objetivo. Em última análise, usar vários ritmos, gêneros e BPMs para fundir diferentes sons, com muita base na música eletrônica dançante e nos sons das Índias Ocidentais. World Peace era das sessões anteriores mais antigas, mas realmente falava do momento atual do mundo, inspirando-se liricamente no discurso de Haile Selassie na Liga das Nações em 1936, quando ele estava enfrentando a invasão italiana da Etiópia sob o comando de Mussolini. 'Only Her, Love' é totalmente nova. Eu realmente adoro a vibe.
Meu conceito era misturar House Music e Soca para o instrumental. Quando eu estava editando o vocal de Pankhi, certas frases realmente se destacaram para serem reamostradas e cortadas. Também temos os remixes matadores de Rhythmic Souls, que apresentam dois remixes bem diferentes, ambos na área da house music, um mais profundo e outro com algumas guitarras mais pesadas.
Os remixes de Incredible Melting Man também são ótimos, com as vibrações de garagem e uma versão com Rosemary Quaye no saxofone. El Amor Te Llama reúne uma grande amiga e colaboradora minha, Lady Emz, de Barcelona, que traz os vocais em espanhol combinados com inglês. Temos mais algumas músicas prontas para serem lançadas e mais algumas coisas em fase de produção e gravação, mas nosso objetivo é lançar o álbum como singles e seguir com o projeto completo, portanto, o ritmo deve ser constante, além de algumas outras coisas que planejei para este ano.
E o que você pode nos adiantar sobre os seus próximos passos? Obrigado!
Atualmente, estou concentrado em terminar meu álbum em andamento com o Prince Pankhi. Também estou muito animado com um novo single que estou produzindo com outro jovem artista de roots reggae, Autarchii.
Além disso, fiquei bastante inspirado recentemente ouvindo Amapiano, o subgênero da house music sul-africana. Anthony Granata está trabalhando atualmente em um EP com a cantora de soul Nimiwari para a Deeper Vision Recordings.
Com a chegada do verão, tornei uma tradição gravar músicas com meu pai todo mês de junho na costa central do Maine, em uma pequena vila de pescadores em New Harbor, onde nasci. Nosso primeiro lançamento, intitulado "Summer Night in New Harbor", é uma espécie de vibração downtempo que já está disponível no Spotify. Teremos um álbum completo em breve.
Minhas filhas gêmeas têm quatro anos e adoram música, então passamos muito tempo fazendo música juntas. Elas frequentemente pegam meus discos de vinil e querem brincar com meus toca-discos e guitarras. Elas têm seus próprios ukuleles. Enfim, muito obrigado por conversar comigo e Big Up Mixmag Brasil!
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Photos: Divulgação
COVER STORY | Mergulhe no universo de Sainte Vie, artista mexicano de música eletrônica conhecido por seus cativantes live sets