Search Menu
Home Latest News Menu
Interviews

Entrevista: conheça PAAX (Tulum), um incrível projeto argentino de downtempo

Formado por German Wagener & Nicolas Damonte, o duo vem conquistando o mundo com seu som profundo e encantador

  • Redação
  • 14 February 2023

Em um mundo cada vez mais agitado e com tantas informações ao mesmo tempo, uma saída de escape fundamental para relaxar é a música — e nada melhor do que o ritmo suave e tranquilo do Downtempo para nos fazer companhia.

Entre alguns dos projetos de destaque dentro dessa vertente está o PAAX (Tulum), de German Wagener e Nicolas Damonte. Eles nasceram em nosso país vizinho, Argentina, mas se mudaram para o México e lá se encantaram com a beleza natural da região de Riviera Maya, onde estão até hoje, por mais de 17 anos.

A vibe de “Tulum”, então, os domou por dentro e fez o projeto ganhar uma orientação mais forte ao Downtempo, incorporando sempre traços da música latinoamericana em suas músicas e apresentações, criando um som com muita alma e verdade.

O resultado? Bem, ganharam um remix de THEMBA, pela Stealth Records (Armada), e tiveram outros lançamentos por labels como Kindisch, Sirin Music, Sol Selectas, Do Not Sit On The Furniture, trndmsk e The Soundgarden, para citar alguns — nada mal, né?

Mas o futuro parece ser ainda mais promissor para Nicolas e German, já que ficamos sabendo que pela frente virá um novo álbum pela label Scorpios Music, um EP com participação de uma cantora de Flamenco por outra grande label e, talvez a melhor de todas: um remix para um dos grandes nomes do Progressive House — que ainda não pode ser revelado.

Eles nos contam um pouco disso tudo na entrevista exclusiva que fizemos:

Q+A PAAX (Tulum)

Olá, German & Nicolas! Tudo bem? De onde vocês estão falando agora? O que estavam fazendo até começarmos o nosso papo?

Olá! É um prazer poder compartilhar um pouco da nossa vida com vocês!

Agora somos do mundo, a verdade é que passamos a maior parte do tempo em um avião, mas temos três bases dependendo da época da temporada: Espanha, Argentina e México.

Nestes últimos dias de descanso na Argentina estamos trabalhando em tempo integral no estúdio com muitas faixas novas.

Nos contem um pouco sobre o passado de vocês e o surgimento do projeto… qual foi exatamente o motivo dessa mudança da Argentina para o México? Foi só após isso que vocês começaram o PAAX?

Cada um de nós foi para o México em momentos diferentes... um há mais de 25 anos e o outro há 14 anos... e o México tem a particularidade de te pegar e não te deixar ir embora.

Foi como aconteceu com nós dois, sendo inicialmente seria apenas para umas férias… por isso, se você for até lá, tenha cuidado e esteja preparado para uma longa estadia (risos).

O PAAX começou muito depois de nossas chegadas, cada um de nós teve sua carreira individual por muito tempo e aos poucos fomos tocando juntos até que, em 2016, decidimos formar o PAAX (Tulum).

Sabemos que vocês gostam de incorporar referências latinas nas produções de vocês. Quais artistas vocês mais admiram e acompanham atualmente? Tem algum brasileiro na lista?

Admiramos muitos artistas... seria impossível citar todos, e muitos deles são brasileiros (entre eles Djavan por exemplo). O Brasil é uma referência musical MUITO forte para nós…

Nicolas: Eu ia muito ao Brasil nas férias como criança e sempre ouvia na beira do mar um homem e uma mulher já velhos, cantando com nada mais que suas vozes e gerando emoções únicas em toda a praia... e esse foi meu primeiro encontro ao vivo com a música brasileira.

Vocês acabaram de soltar um vídeo da apresentação no Primavera Folk, que rolou em Mendoza, na Argentina, em outubro do ano passado. Deve ter sido uma sensação incrível tocar “em casa”, pra tanta gente, né? Essa foi a maior apresentação de vocês até hoje? OU pelo menos uma das maiores?

O Primavera Folk sem dúvida foi um dos festivais mais lindos e enérgicos, foi impressionante para nós, superprodução com cerca de 5000 pessoas, muita energia e o público pegando fogo!

Vamos a Mendoza com frequência e é sempre um prazer. No link a seguir você confere uma hora do set gravado em qualidade de cinema!

Mas além desse formato de apresentação DJ Set, é muito interessante que vocês tocam também em formato de “banda”, trazendo outros músicos para cima do palco… baixistas, percussionistas, etc. Como surgiu essa ideia?

Aliás, foi assim que nasceu o PAAX... começamos tocando com músicos e agora levamos isso a outro nível.

Quando tocamos como banda, fazemos nossas músicas em versões novas, muito dinâmicas e rítmicas e focamos mais downtempo, ao contrário de quando tocamos como DJ, que são apresentações mais potentes, mais ‘clubbing’, como dá pra ver no vídeo anterior do Primavera Folk.

Há algumas semanas vocês também tocaram pela primeira vez em Punta del Este, abrindo a pista para ninguém menos que Hernan Cattaneo, uma responsabilidade e tanto, né? Imagino que ele seja uma grande referência para ambos…

Com certeza! Na verdade foi uma experiência linda. Dividir os estandes com o Hernan é sempre algo inesquecível e muito legal, crescemos ouvindo ele e tendo essa possibilidade… fazer isso no Uruguai foi incrível.

E bem, se o ano já começou incrível desse jeito, deve continuar assim pelos próximos meses… Nos contem o que estão preparando e quais devem ser os próximos capítulos da história do PAAX.

Ainda temos duas festas na Argentina e depois vamos para a Ilha de Saint Martin, Miami, Egito, Portugal, obviamente nossa residência mensal no Scorpios Mykonos, Festivais… e a loucura recomeça. Esperamos ir ao Brasil até o final deste ano, quem sabe…

Para finalizarmos, vamos fazer um bate-bola mais rápido e divertido. Uma música perfeita para o nascer do sol?

“Ritual”

E uma para o pôr-do-sol?

PAAX (Tulum): “Eclipse del Sol”

Quem ou o que inspira vocês?

Os sentidos, os amigos, os lugares!

E a collab dos sonhos?

Gostamos muito do Buena Vista Social Club e dos Orishas.

Se pudessem voltar no tempo, fariam algo diferente hoje?

O tempo é sábio, sem dúvida gostaríamos de pessoas que não existem mais hoje.

Quem sabe estudar mais instrumentos musicais quando criança também.

Uma mensagem para os fãs brasileiros?

Gostaríamos muito de vê-los em breve e desfrutar de bons momentos juntos pela terra de vocês!

Follow PAAX (Tulum) on Instagram, Soundcloud & Spotify

Photos: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...