Menu
Home Latest News Menu
Features

SCENARIOS: Conheça o Coletivo Artístico e Music Label formado por Emanuel Satie, Maga, Sean Doron e Tim Engelhart

Conversamos com os caras dias antes do lançamento do novo single ‘Side By Side’. Confira a entrevista!

  • Mixmag Team
  • 19 January 2023

SCENARIOS é um label e coletivo internacional formado por quatro artistas: Emanuel Satie, Maga, Sean Doron e Tim Engelhart. O coletivo cria e produz “música diferenciada e uma experiência incomparável em eventos, introduzindo uma nova abordagem ao mundo da música e shows”, segundo o próprio grupo.

Com eventos de sucesso que passaram por lugares como Tel Aviv, Los Angeles, Lisboa e logo mais em Londres, Nova York, Costa Rica, Tóquio, Bali e outros, o SCENARIOS nasceu em abril de 2022 como coletivo artístico, gravadora e selo de eventos, com produções bem feitas, primorosamente trabalhadas e uma paleta sonora instantaneamente reconhecível.

A equipe se tornou conhecida por sua energia underground única e apresentações ao vivo energizantes, um som deep e melódico que é tão orgânico e etéreo quanto experimental.

A Mixmag conversou com os caras dias antes do lançamento do novo single chamado ‘Side By Side’, um release que vê os quatro artistas da Scenarios adicionarem ao próspero catálogo da gravadora com mais uma bomba sísmica de pista, produzida pelos próprios membros fundadores do label. Confira a entrevista para saber mais!

Quem é EMANUEL SATIE

Emanuel Satie, nascido em Frankfurt e agora radicado em Lisboa, é um homem com uma missão. Após um ano de grande evolução em 2016 com um #1 e #2 no Beatport, ganhando o “Prêmio de Melhor Produtor” no Ibiza DJ Awards e várias faixas nas playlists mais tocadas do Resident Advisor, o cara está em marcha firme e forte desde então.

Em 2018, seu hino de verão “Don’t Forget To Go Home” foi inquestionavelmente uma das faixas da temporada de Ibiza e além, tocada durante todo o verão por nomes como Sven Väth, Pete Tong e DJ Koze.

Uma collab com Pete Tong e lançamentos em Cocoon Recordings de Sven Väth e Crosstown Rebels de Damian Lazarus se seguiram nos anos seguintes, novamente recebendo forte support dos DJs por todo o verão, incluindo nomes como Sven Väth, Dixon, Âme, Patrice Baumel, & ME e outros. Depois disso, Sven o receberia na família Cocoon de uma maneira mais concreta, contratando-o em ‘Cocoon Artists’.

2022 foi um dos anos mais movimentados até agora com Emanuel viajando pelo mundo inteiro e fundando sua própria gravadora Scenarios junto com Maga, Tim Engelhardt e Sean Doron. A gravadora está crescendo mais rápido do que o esperado, alcançando várias faixas nas paradas do Beatport e recebendo support de alguns dos principais nomes da cena.

No assunto eventos, os showcases da Scenarios fizeram grande sucesso em Los Angeles, Tel Aviv, Lisboa e deve rolar o mesmo em breve em Londres, Nova York, Costa Rica, Tóquio, Bali e muitos outros lugares.

2023 verá Emanuel lançando remixes para A-Trak & Lee Foss, Luciano & Michel Cleis, mais músicas pela Scenarios e o lançamento de seu próprio selo Solaris. Como DJ, ele é igualmente impressionante, com seus sets conhecidos como verdadeiras jornadas que envolvem, divertem e superam os limites em igual medida.

Ter tocado em alguns dos clubs e festivais mais respeitados do mundo, incluindo Amnesia, Space, Fabric, Pacha, Watergate, D-Edge & more, é prova disso.

Follow Emanuel Satie on Instagram | Soundcloud

Quem é MAGA

Maga é um produtor musical e DJ nascido em Nice, França. Após se mudar recentemente para a magnífica cidade de Lisboa, onde abriu um estúdio novinho em folha no Som de Lisboa, a carreira de Maga começou na Cidade do Cabo, onde inicialmente esteve do outro lado da cabine do DJ, como proprietário de um club por alguns anos.

Depois de vivenciar tão próximo a música no dia a dia, Maga começou a perceber o quanto a música o tocava e que deveria existir mais do que simplesmente uma emoção. Ele rapidamente agitou várias residências ao redor do mundo, em locais icônicos, incluindo lugares como o Scorpios, Blue Marlin e El Chiringuito e, durante esse tempo, dedicou seus esforços a encontrar sua própria sonoridade verdadeira e a desenvolver sua marca.

Seu primeiro single, “Destinesia”, saiu pelo infame selo mexicano Akumandra. Em pouco tempo, Maga estava trabalhando no acabamento e criação de uma produção mais forte que o levou a lançar seu primeiro EP no mesmo ano, “Regata” pelo selo francês Voyeur Music.

Após esses lançamentos iniciais, Maga fez sua primeira aventura no Burning Man, onde sua carreira deu uma guinada enorme e ele foi colocado firmemente no mapa. Desde então, ele não parou de viajar pelo mundo, seduzindo novas multidões e espalhando seu amor pela música por onde passa.

Em 2020, Maga decidiu retribuir à comunidade criando uma fundação chamada “Children Of The Future”, que continua a apoiar um orfanato de 60 crianças na Cidade do México. Ele começou esta arrecadação de fundos para ajudar crianças em uma das áreas mais pobres da Cidade do México e para dar a elas uma chance na vida. A partir disso, nasceu um selo musical sem fins lucrativos e a primeira VA Compilation foi lançada, incluindo faixas de 47 artistas de todo o mundo.

Até hoje, Maga continua surpreendendo o público com seus novos projetos e produções. Seu álbum de estreia “Resona” foi lançado no início de 2022, uma composição de 7 faixas que envolvem uma base de jazz com influência e instrumentação ao vivo da América Central e Latina. Ele também lançou produções no selo de Audiofly, o Flying Circus, e na Sous Music de Anja Schneider.

Em abril de 2022, Maga lançou SCENARIOS, seu próprio selo e coletivo de artistas, ao lado de Emanuel Satie, Tim Engelhardt e Sean Doron. Nos últimos nove meses, SCENARIOS apresentou cinco grandes lançamentos e produziu eventos de sucesso em Los Angeles, Lisboa e Tel Aviv.

Follow MAGA on Instagram | Soundcloud

Quem é SEAN DORON

Nascido em Tel Aviv, Sean Doron é um dos maiores nomes da cena eletrônica israelense há dez anos. Ao longo desse tempo, ele tocou sem parar, fundou a muito amada série de eventos Monochrome e lançou suas produções musicais nas principais gravadoras do mundo, incluindo Rebellion / Crosstown Rebels de Damian Lazarus, Flying Circus of Audiofly e na Kerri Chanderl’s Madtech, entre outros.

Após agitar residências de verão na Rumors Ibiza, ele agora toca no Woomoon Ibiza, Mayan Warrior, The Bow Buenos Aires e nos principais festivais como EDC, DGTL, Balaton Sound e vários outros.

Suas faixas foram fortemente apoiadas por nomes como Solomun, Black Coffee, Marco Carola, Damian Lazarus, Sasha, John Digweed e ele tocou ao lado de grandes artistas, incluindo Dixon, Âme, Guy Gerber, Sven Vath, Monolink, Stephan Bodzin e Bob Moses para citar alguns.

Mais recentemente, Sean se tornou parte integrante do lançamento da SCENARIOS - uma gravadora, coletivo de artistas e label de eventos que ele montou com Maga em 2022, junto com Emanuel Satie e Tim Engelhardt.

As faixas lançadas no ano passado atingiram todas as paradas no Beatport, Spotify e o colocaram em praticamente nas principais revistas de música eletrônica.

Follow Sean Doron on Instagram | Soundcloud

Quem é TIM ENGELHARDT

Uma das estrelas mais jovens e brilhantes da música eletrônica de Colônia, Tim Engelhardt não invadiu a cena do nada, mas começou seu caminho para o conhecimento bem cedo: tentando reescrever as peças para piano que teve que praticar quando criança.

Na tenra idade de oito anos, ele mostrou uma mente criativa independente desde o início - um traço de caráter que seria extremamente útil para uma carreira subsequente como produtor de música eletrônica.

Mas foi só quando Tim descobriu mais tarde os lançamentos do iluminado techno de Colônia, Robert Babicz, que os sintetizadores e bumbos entraram em foco - um brilhante produtor, performer ao vivo e engenheiro de masterização com um grande senso de detalhes sonoros, Babicz se tornou o modelo perfeito para o jovem Tim, inspirando nosso herói a buscar seu próprio lugar na música eletrônica enquanto aprimorava uma compreensão concisa de todas as facetas da produção.

Parte de uma nova geração diversificada de jovens produtores que obtêm sugestões de todos os tipos de gêneros e situações de audição, Tim ainda se destaca, tendo lançado seu primeiro disco quando tinha apenas 14 anos.

Combinando profundo conhecimento musical com ludicidade intuitiva, seu histórico de pianista torna-se bastante óbvio no grande cuidado que ele assume com as harmonias e sua estrutura melódica expansiva. Combine isso com a fluidez orgânica e a destreza atmosférica de sua música e você terá uma receita vencedora.

Consequentemente, Tim aumentou seu portfólio com vários lançamentos em selos como Cityfox, Anjunadeep, Watergate, Fryhide, Innervisions e Diynamic, além de seu álbum de estreia de 2017 “Moments Of Truth” na icônica Poker Flat Recordings de Steve Bug e remixes para artistas como Compuphonic, John Digweed e Marmion’s Trance Classic “Schoneberg”.

Ancorado por uma torrente de remixes e lançamentos, a agenda lotada de Tim é prova de sua crescente popularidade entre os fãs de música eletrônica – com várias turnês nos Estados Unidos, Austrália e Índia já marcadas em sua lista de desejos.

Enquanto isso, a inspiração para a marca pessoal do house e techno melódico de Tim vem de muitas fontes: memórias de infância de “Tubular Bells” de Mike Oldfield tocando no carro de seu pai, uma caminhada na natureza ou simplesmente minerando seus sintetizadores buscando novas descobertas.

Os equipamentos, no entanto, são para Tim apenas um meio para um fim: em vez de babar por hardware, ele celebra a arte com uma personalidade distinta – arte que carrega um pedaço de seu criador dentro; para encontrar a expressão mais poderosa para os sons em sua cabeça.

Essa é a missão dele... e é por isso que a música de Tim não se parece em nada com o lugar comum, o som batido de DJ, mas sutilmente chama a atenção com uma visão musical coesa e bem elaborada, que brilha tanto nos clubs como e em casa.

Follow Tim Engelhardt on Instagram | Soundcloud

Podem contar ao público brasileiro um pouco da história do coletivo?

SCENARIOS é um coletivo de quatro artistas que representam o momento. Os artistas participantes são Emanuel Satie, Maga, Sean Doron e Tim Engelhart.

O coletivo cria e implementa um gênero musical único e cria uma experiência de eventos inigualável que caracteriza nossa nova abordagem ao mundo da música e shows.

Nosso objetivo é dar ao nosso coletivo uma sensação distinta, ao tocar música em nosso selo. Nossos eventos oferecem uma abordagem diferente para quem busca curtir uma nightout.

Isso é claramente demonstrado em nossa estética viva e detalhada; em branding e linguagem visual, lançamentos, convites de eventos, cenografia e design dos próprios shows.

Juntos, estamos unidos em nossas crenças em comum, dinâmica e perspectiva. Representamos uma nova geração de artistas que funciona como um todo, mantendo nossa individualidade.

Desta forma, podemos realmente crescer individualmente.

Que música se encaixa no label?

Nosso som pode ser definido principalmente como house music combinado com melódico e ritmo techno, no entanto, nos mantemos fiéis ao talento de cada artista para manter a criatividade e fazer música que soe atemporal e eclética.

Quais os planos para para 2023 e alem?

Há muitos lançamentos em andamento. Você está olhando para cerca de 7 novos lançamentos em 2023. Existem muitos discos muito emocionantes que estamos ajustando no momento.

Alguns deles já estamos empurrando na pista de dança para testá-los e fazer com que as pessoas os reconheçam aos poucos. 2023 vai ser o ano dos showcases SCENARIOS, com muitas novidades já confirmadas em todo o mundo.

Poderiam compartilhar infos sobre as turnês e eventos SCENARIOS?

Estamos tendo alguns eventos interessantes de CENÁRIOS este ano no Japão, Bali, Paris, EUA e muito mais que não podemos dizer agora.

Por último: algum insight e dicas para os artistas que estão tentando descobrir para se destacar?

1. Mantenha-se motivado e persistente. Construir uma carreira na música eletrônica leva tempo e muito trabalho, mas não desista. Se você for apaixonado e dedicado, acabará sendo recompensado.

2. Rede. Entre em contato com as pessoas do setor e construa relacionamentos com elas.

3. Construa sua marca. Desenvolva um estilo visual único e uma identidade de marca para ajudá-lo a se destacar da multidão.

4. Colaborar com outros artistas de música eletrônica é outra ótima maneira de se destacar. Trabalhando juntos, você pode criar algo verdadeiramente único e memorável.

5. Corra riscos, seja criativo e não tenha medo de se destacar.

Follow SCENARIOS on Instagram | Soundcloud | Facebook

Visit SCENARIOS website

Photos: Arianne Amores

Next Page
Loading...
Loading...