Search Menu
Home Latest News Menu
Blog

8 artistas da cena nacional para conhecer este mês

No mês do trabalhador respondemos a pergunta: Você é artista e trabalha com o quê?

  • Mia Lunis
  • 14 May 2024

"Um dia virá em que o trabalhador poderá ser um artista, senão pela expressão (o que cada vez importará menos) mas pelo menos para sentir o belo." — George Sand

No mês de maio oferecemos ao público a colheita musical que celebra o mês do trabalho e o trabalho de todos os meses em que nos conectamos e escutamos os frutos do dever cumprido na nossa Playlist Mensal.

A cena independente é o coração do cenário eletrônico e ser artista independente é como empinar uma pipa, sem ajuda do vento, sem linha e sem pipa, nas palavras de Apolo Green.

"Você é artista mas trabalha com o quê?"

Seja por necessidade ou escolha, há artistas que se entregam a uma jornada dupla em outras profissões e também há aqueles que se entregam a um único objetivo, a arte.

Independentemente de certas questões, esses artistas incansáveis colorem o cotidiano daqueles que vislumbram um futuro melhor através das batidas do House, Techno, Afrofuturismo, Minimal, entre outras vertentes, que chegam para a celebração do trabalho que entrega cor, emoção, inspiração, informação e cultura pelo mundo afora forrado de natureza e prédios cinza.

Temos a honra de trazer os artistas que estão sempre com a mão na massa: Evehive, Andrea Gram, Pedräda, Leesa, Bright Clouds, Amethysta, Villaça e Cau Bartholo.

Solta o play!

EVEHIVE

Eve Tavares, nascido e criado em São Gonçalo, Rio de Janeiro, é o cérebro por trás do projeto Evehive e co-fundador do selo Global Kunt.

Sua jornada artística é uma fusão de inovação e vínculo com a essência da cultura noturna, evidenciada em suas próprias faixas, nas pistas e em suas colaborações com nomes como Linn da Quebrada, Sodomita, Jup do Bairro, Tássia Reis, Urias, Kontronatura e Badsista.

Como parte da Iconic House Of Ninja (NY), esteve em Santiago, no Chile, para tocar e ministrar uma oficina de mixagem para Balls com DJ's iniciantes. Seu projeto Nommo com o produtor e DJ paulista Kontronatura, recebeu no Brasil a multiprodutora argentina residente na Cidade do México, Tayhana, na festa Clube Mariposa.

No Brasil, dividiu palcos com Glau Tavares e Badsista na Mamba Negra, no Gop Tun Festival e no carnaval do coletivo Gop Tun no Rio de Janeiro, além da apresentação no icônico Boiler Room. No mês de maio, Evehive se apresenta ao lado de Badsista na África do Sul no Boiler Room X Ballantines e para aqueles que não poderão estar presentes, a gravação sairá em junho deste ano.

Forte expoente na música de pista e na comunidade Ballroom da América do Sul, EveHive se destaca por sua capacidade de misturar ritmos brasileiros como funk e samba, com Afrofuturismo, Jersey Club, Vogue Beats e Techno Percussivo.

Trazendo essa mistura necessária e bem orquestrada, EveHive entrega a faixa 'Afroclub', que integra o EP 'Ronda Sonora', lançado em 2024.

A faixa chega de mansinho tateando os ouvidos com sons cintilantes e vai ganhando potência com a progressão de batidas fortes e uma melodia dramática. A frase "Evehive toca pra elas", anuncia o groove, synths enérgicos e uma linha de baixo poderosa, fazendo valer cada minuto da escuta.

ANDREA GRAM

Como uma das precursoras da música eletrônica no Brasil e com extenso acervo da cena eletrônica de São Paulo, a romena Andrea Gram, dispensa apresentações.

DJ e clubber desde 1992, e foi residente do primeiro after party de São Paulo, o Hell's Club, no Columbia, além de integrar o time de artistas dos emblemáticos Xuxa Hits, Sound Factory e Groovetech de São Francisco.

Em 1996, lançou seu projeto itinerante, Club Alien (DYO), introduzindo as Live PA's e movimentando a cena em locais inusitados. Já em meados da virada de século, mergulhou no mundo da moda produzindo trilhas para desfiles, publicidade e direção musical em eventos corporativos.

Em sua recente tour europeia, a artista se apresentou em eventos importantes como Club Control (Bucareste), Wilde Renate (Berlim), Urban Spree (Berlim), Wake Up Call (Istambul), Festival Solarium (Berlim), Festival Amural (Brasov), citando alguns, fortalecendo laços com um dos pólos do cenário eletrônico mundial.

Sua sonoridade baseada em performances conceituais e sarcásticas ditam as vibes que passeiam por vertentes como Deep, Electro, House e Techno, entrelaçadas em um clima sexy, moderno, ácido, profundo, sombrio e funky.

Andrea Gram nos traz o remix de 'Baba Bombom' de um dos duos mais celebrados do cenário, o No Porn, criado por Liana Padilha e Luca Lauri. Tradicional nas batidas, moderna no mood, divertida na letra e sombria na atmosfera, o remix de Andrea Gram traz uma sinfonia de synths e batidas surpreendentes cativando o ouvinte do início ao fim.

'Baba Bombom' é faixa para as pistas suadas e lotadas de São Paulo, afinal o melhor vizinho é aquele que dança ao lado.

PEDRÄDA

Pedro Rosa é a mente por trás do projeto sonoro Pedräda. O DJ, produtor e A&R do selo Transensations está prestes a celebrar duas décadas de carreira, sendo considerado uma das referências da cena melódica brasileira.

Com uma jornada prolífica, Pedräda, fez jus ao seu nome artístico construindo uma identidade musical que podemos seguramente afirmar ser sólida como uma pedra. Na composição de tracks, remixes, edits e sets, o artista viaja livremente entre a atmosfera vanguardista do Progressive House e a estética emotiva e enérgica do Melodic House e Techno.

O produtor vem representando uma safra refrescante e expressiva de artistas da cultura underground que transformam cada um de seus sets em uma verdadeira jornada cósmica, mental e corporal.

Como A&R do selo Transensations Records, Pedro engloba sua experiência no mercado a uma gravadora que se destaca como uma família unida de artistas, que juntos alcançaram classificações notáveis no Beatport - Hype Progressive House Label Chart, solidificando sua posição como um dos principais representantes do gênero no Brasil —- tendo recebido suportes de nomes como Hernan Cattaneo, Tale of Us, Solomun e muito mais.

Pedräda nos traz o remix para a faixa 'Storm Shine', produção original de Kostya Outta, lançada pelo catálogo da Transensations. A faixa chega com um kick macio e uma melodia envolvente aos ouvidos preparando os ouvintes para uma progressão de acordes que explodem entrelaçados em uma linha de baixo sólida, prometendo uma viagem sensorial na pista sem tirar os pés do chão.

LEESA

Taleesa Nunes entrega vida ao projeto sonoro Leesa que abraça a dualidade entre sons orgânicos e tecnológicos, calma e euforia, sombra e luz. Residente da label party Goma Room e do Coletivo Glam, para a ela, a música nasce através de sensações variadas que ocorrem dentro de um instante.

Nascida na cidade de Santos, crescida no morro da cota 200, a artista carrega sua diversidade sonora e características únicas, levando inclusive sua infância e experiências com vídeo games na bagagem.

Leesa faz os ouvintes mergulharem em sentimentos profundos através de suas pinceladas sonoras baseadas no amor pela experiência humana como um todo, transportando este sentimento para a casa de seus ouvintes. Suas apresentações se destacaram pela presença de palco e sinergia em pista a cada set, se tornando então, um acontecimento.

No ano de 2023 expandiu suas músicas deixando registros e também lançamentos. Pela Oke Records, decidiu começar a lançar suas faixas e 'Cidade Perdida', sua primeira faixa lançada, se tornou destaque.

Leesa entrega para a nossa playlist 'Cidade Perdida', obra de beats inquietantes e orquestrados como uma tradução do caos que se entrelaçam em rotina, força e inspiração.

A produtora vai no cerne da House Music trazendo elementos que contemplam a vanguarda trazendo história, inovação e maestria em uma faixa que se conecta com o público do passado, presente e futuro. Pra ouvir no repeat!

BRIGHT CLOUDS

DJ desde 2015, Victor Rodrigues, também conhecido como Bright Clouds é fundador do selo Bliss Records e integrante dos coletivos Love/Paranoia e Delírio de Belo Horizonte.

Com uma bagagem sonora diversificada e enraizada nos ritmos contagiantes do House dos anos 90 e 2000, o produtor se destaca através de uma identidade marcada por fusões bem orquestradas entre o Techno, Electro e Minimal.

Empenhado em lapidar joias atemporais, Bright Clouds constrói com maestria paisagens sonoras dinâmicas e envolventes, infundindo euforia na pista de dança.

Seu trabalho com a Bliss Records concentra-se em club music, destacando vertentes de vanguarda entre 9 EPs lançados, singles para download gratuito e sets que exemplificam a qualidade na curadoria dos artistas envolvidos — a label celebra o segundo ano de existência e resistência do selo mineiro.

Lançada em 2021, a faixa 'Tell Me Your Secrets' de Bright Clouds é marcada pela atmosfera da era dourada da House Music. Com um vocal sexy, arrojado e sofisticado, o produtor embarca os ouvintes em uma melodia viajante, uma batida envolvente e um sonho palpável ao toque do play.

A faixa é um coringa e cai bem no warm up, na sala de estar e no after party, se conectando com o cotidiano das grandes cidades.

AMETHYSTA

Caroline Valença, a mente criativa por trás do projeto AMETHYSTA, destaca-se como uma polivalente artista de Brasília. Sua expressão artística abarca não apenas a música, mas também manifestações visuais e literárias.

Representando a união de dois universos, incorporando elementos da rave à cultura clubber e vice-versa, Amethysta constrói uma abordagem fluida que quebra limitações entre vertentes e BPM's.

Destacando a dicotomia entre Techno e Trance, o visceral e o espiritual, resultando no yin yang inerente ao seu trabalho, a artista adiciona um toque de experimentalismo ao projeto, enfatizando a arte da criação em detrimento da conformidade com padrões preestabelecidos.

Marcando presença em eventos importantes como Trema Techno (BSB), Mind Connector (BSB), Twisted (SP), além de participações em eventos de Indie Dance, como convidada especial da Memento (SP), Amethysta segue conquistando o público com conexões ilimitadas e uma sonoridade inovadora.

A artista chega com os dois pés na porta com a faixa 'Grimoire', com batidas sólidas, uma linha de baixo magnética e uma melodia dramática, integrando Techno Peak Time em uma levada ácida e surpreendente do início ao fim.

A faixa lançada este ano integra o EP 'Dark Feminine' abraçado pelo catálogo do selo Decreto e se faz necessária para todos os entusiastas das batidas solenes de Amethysta.

VILLAÇA

Seja através do live ou DJ set, o projeto de João Villaça, ou simplesmente Villaça busca o sentido comum entre as diversas e horizontais referências que moldam sua personalidade artística.

Com influências que vão desde as faces mais swingadas e delicadas da dance music até as mais densas e agressivas, Villaça molda um panorama musical que conecta um público vasto sob sua persona artística.

Com versatilidade e foco na qualidade na composição de faixas e sets, o produtor vem ganhando cada vez mais espaço em eventos importantes na América do Sul.

Terraza Music Park, Nova Era, Club Cavan 77, Milla 25, LEMAIA, D-EDGE, Mauss Club (a.k.a Externa), Ordinateur, Perpétua, Boiler Room, entre outros espaços, já receberam a musicalidade competente do artista —- além de ter dividido palco com artistas renomados como L_cio, Akufen, Jane Fitz e muito mais

Em 2020, a parceria e amizade entre Villaça e o também DJ e produtor, Trajano, rendeu ao cenário o EP 'Risky Sciences', composto por 4 faixas dos artistas. Uma dessas faixas é 'Jinzo', composta por Villaça e que chega junto para integrar nossa playlist.

'Jinzo' traz em sua essência o frenesi de batidas de pista em uma pegada forte, que passeia entre o analógico e o digital entre elementos cintilantes que se entrelaçam em uma linha de baixo flutuante, envolvente e que abraça os ouvintes em qualquer lugar.

CAU BARTHOLO

Completando 22 anos de carreira como DJ em 2024, Cau Bartholo transcende as fronteiras das pistas de dança em uma jornada multifacetada.

Atriz, cantora, apresentadora e produtora, sua arte é uma fusão de experiências e sons diversos, evidenciados em cada set por meio de uma curadoria musical minuciosa onde mistura gêneros como House, Melódico e Techno.

Vinda do extremo Norte do Brasil, mais precisamente do Estado do Acre, Cau tem o orgulho de ser reconhecida como uma das primeiras DJs da região Amazônica Sul-Ocidental.

Na sua nova fase como produtora, Cau traz para a música eletrônica uma perspectiva autêntica do Brasil do Norte, revelando aspectos e sons que muitos ainda não conhecem. Sua música é um convite para explorar as riquezas culturais e sonoras dessa região única, adicionando uma nova dimensão à cena eletrônica nacional.

A faixa 'Baque' integra o EP Cau Bartholo, composto por 3 faixas originais e dois remixes homenageando artistas acreanos e revela as facetas da artista em um conjunto de elementos sonoros que enaltecem o cenário independente nacional.

Melódica, sensual, de batidas suaves e um vocal carregado de cultura, a faixa emprega um acordeon sofisticado que prende os ouvidos na caixa de som em uma jornada progressiva e surpreendente.

Ao fim de nossa playlist, estamos baqueados com tantos talentos. Até a próxima!

Mia Lunis é curadora, redatora e assistente de edição da Mixmag Brasil - siga no Instagram.

Next Page
Loading...
Loading...