Menu
Home Latest News Menu
News

Who Else e o duo Lemonade falam de sua nova gravadora: Zef Music

Confira todos os detalhes e novidades nesta entrevista exclusiva

  • Marllon Gauche
  • 9 August 2021
Who Else e o duo Lemonade falam de sua nova gravadora: Zef Music

Não é incomum na cena eletrônica vermos clubs ramificarem seu campo de atuação através de diferentes projetos e iniciativas, como a idealização de sua própria gravadora.

Foi assim com o Warung Beach Club através da Warung Recordings, com o D-Edge inaugurando a D-Edge Records, AME Club e Ame Records, além de outros vários exemplos.

Agora, no nosso país vizinho, temos mais uma dessas transformações acontecendo: o renomado ZEF Club, na Argentina, lançou há alguns meses o primeiro lançamento da sua nova gravadora, ZEF Music.

Primeiro chegou Hades EP, assinado por Zac, Who Else e PACS, depois veio The Place, com três faixas originais entregues pelo duo brazuca Touchtalk — que falamos aqui — e muito em breve será lançado o 3º EP, Distracted, lançado pelo duo de headlabels Lemonade.

E é com eles que conversamos para saber mais detalhes do surgimento, desafios e planos da ZEF Music nos próximos meses:

Como e por que surgiu a ideia da transformação da marca ZEF Club em uma gravadora? Teve algo a ver com a pandemia e a situação de impossibilidade dos clubs abrirem ou é algo anterior a isso?

Who Else: Digamos que seja uma combinação das duas coisas. Sempre quisemos começar nossa gravadora, mas por falta de tempo a ideia ia sendo deixada de lado. O “break” causado pela pandemia nos deu essa oportunidade, então não hesitamos e nos concentramos 100% no projeto.

Os administradores/A&Rs são vocês três (Lemonade + Who Else) ou há alguém mais no time? Pelo que cada um é responsável, mais especificamente?

Lemonade: Embora tenhamos responsáveis por cada área, nós três participamos e supervisionamos tudo, mas dividimos as tarefas.

Por exemplo: o Ronan se encarrega da parte estética e dos designs, o Alan fica mais com emails e textos, e o Paulo com redes sociais e contato com artistas.

Também contamos com alguns colaboradores como Augusto (xgaiax) que é o nosso ilustrador responsável pelas artes de capa, que está conosco desde o início da marca.

Vocês já são DJs, produtores e donos/managers de um clube importante. Como acrescentar mais uma atividade profissional à rotina de trabalho e fazer sobrar tempo para tudo?

Lemonade: O tempo nunca é suficiente [risos]. É uma das coisas mais difíceis, acho que o importante para levar tudo em frente é a organização, tanto grupal quanto individual, porque ninguém quer se descuidar da carreira, mas também entendemos que tudo isso leva um esforço extra que, se não o fizermos, dificilmente conseguiremos os resultados que desejamos.

E quais as principais referências de vocês pra montar a gravadora?

Who Else: Felizmente já estamos neste mercado há bastante tempo e pudemos ver o que faz uma marca o que ela é: o nível de detalhes, organização e adaptação ao novo. Citamos labels como Anjunadeep, Defected, Get Physical, Bedrock ou até artistas como Pryda, Hernan Cattaneo, Steve Lawler e Solomun, que são referências, modelos e, de alguma forma, nossos heróis.

Quais os maiores obstáculos na hora de colocar a operação em prática?

Lemonade: tivemos que aprender a trabalhar em equipe, é muito difícil três pessoas concordarem em tudo, então rapidamente percebemos que procurávamos uma forma flexível de tomar certas decisões onde às vezes é preciso ceder, sempre confiando nos critérios que claramente compartilhamos, são coisas que podem fazer um projeto fluir ou estagnar...

Como fazer com que a ZEF Music transmita a identidade do ZEF Club?

Who Else: Esse foi outro obstáculo, porque ser uma gravadora que surge a partir de uma festa, é difícil limitar apenas a um determinado gênero ou tipo de som... o ZEF sempre foi aberto nesse sentido, já passaram artistas de estilos bem diferentes, então decidimos que seria melhor não nos prendermos a algo, mas sim lançar músicas que gostamos muito e que tocaríamos em nossos sets.

Como vocês falaram, realmente já passaram vários dos maiores nomes do cenário house/techno global pelo club. Podemos esperar que o mesmo aconteça com a gravadora?

Lemonade: Nosso objetivo é esse! Queremos conseguir uma mistura de novos artistas e referências, já temos vários EPs confirmados com alguns produtores internacionais que nos surpreenderam e que já passaram pelo clube, com certeza durante 2022 iremos lançar todo esse material.

Por que nomes como os brasileiros ZAC, PACS e TouchTalk foram os escolhidos para os dois primeiros EPs? Qual é a relação de vocês com a cena brasileira? Podemos esperar mais outros artistas brasileiros presentes nos próximos releases?

Who Else: Desde que começamos na música eletrônica, os DJs e produtores brasileiros sempre nos chamaram a atenção pela qualidade e energia em seus sets e produções.

Fabrício Peçanha, Mau Mau, Renato Cohen, Anderson Noise também são heróis para nós! Indo mais longe, acreditamos que tanto o ZAC quanto o Touchtalk estão fazendo um ótimo trabalho, e pudemos ver isso nas vezes que tocaram no clube, foram demais!

Com certeza continuaremos lançando músicas de artistas brasileiros, pois há muito talento neste país!

Vai haver alguma periodicidade fixa de lançamentos? Como vocês planejam isso?

Lemonade: Neste final de 2021 pretendemos lançar 1 EP por mês, queremos dar a cada lançamento tempo para promovê-lo de forma correta, sem ser atropelado pelo outro, e certamente até o final do ano vamos lançar uma compilação com algumas faixas muito boas que temos guardadas.

Então podem nos adiantar algo dos próximos releases?

Who Else: O 3º lançamento chega assinado pelo Lemonade, são duas faixas muito poderosas e vocês já podem conferir uma prévia pelo Beatport:

Tanto o Brasil quanto a Argentina passam por situações dramáticas na pandemia do novo coronavírus, mesmo que cada governo tenha tratado o problema de forma bastante diferente. Como vocês enxergam essa crise e a situação do mercado da música eletrônica em meio a ela?

Lemonade: É um momento muito difícil em todos os sentidos, é tudo muito estranho e é difícil projetar as coisas pela incerteza que existe, às vezes é confuso ver que outras atividades funcionam e a gente não pode fazer nada, tudo contribui para essa confusão que prevalece.

Embora saibamos que o nosso setor é um dos mais atingidos, não queremos que as coisas sejam feitas à força ou que gere mais dificuldades a nível social. Então, na medida do possível, vamos fazer alguns eventos para ver como esses novos formatos funcionam.

E há luz no fim do túnel? Já contemplam algum movimento ou data para retornarem com as atividades? Qual a expectativa de vocês para a reabertura do club?

Who Else: Felizmente, sempre há luz no fim do túnel! Na Argentina parece que alguns eventos com capacidade reduzida serão liberados em breve, por isso estamos aguardando essas resoluções para ativar tudo em outubro, temos grandes expectativas, pois há muitas pessoas de todos os lugares que nos escrevem pedindo para voltarmos com o ZEF, então acreditamos que será muito emocionante quando abrirmos a porta.

Follow Zef Music on Instagram

Follow Zef Music on Soundcloud

Photos: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...