Search Menu
Home Latest News Menu
Tech News

Quase um terço de toda a música carregada na plataforma de streaming Deezer é gerada por IA

Mais de 30.000 “faixas totalmente geradas por IA” são carregadas todos os dias, um aumento de quase 20% desde janeiro

  • Lorena Dias
  • 23 September 2025
Quase um terço de toda a música carregada na plataforma de streaming Deezer é gerada por IA

Quase um terço de toda a música carregada no Deezer a cada dia é gerada por IA, segundo o CEO da plataforma de streaming, Alexis Lanternier.

Em um novo relatório divulgado pelo Deezer, o serviço francês de streaming de música revelou que agora recebe mais de 30.000 “faixas totalmente geradas por IA” todos os dias, um aumento de quase 20% desde janeiro.

O crescimento exponencial das chamadas “faixas sintéticas” é monitorado pela ferramenta de detecção de IA do Deezer, implementada no início de 2025. Atualmente, é a “única plataforma de streaming de música do mundo a marcar explicitamente músicas geradas por IA”.

Em janeiro, o Deezer relatou que a música gerada por IA representava apenas 10% dos uploads diários, percentual que cresceu para 18% em abril e agora atingiu um “recorde histórico” de 28%.

O CEO Alexis Lanternier observa o “aumento massivo” da música sintética na plataforma desde o início do ano, dizendo que o Deezer continua a “combater atividades fraudulentas, que são o principal motor por trás do envio de conteúdo totalmente gerado por IA”.

“A música por IA agora representa uma parte significativa da entrega diária de faixas ao streaming, e queremos liderar o caminho na minimização de qualquer impacto negativo para artistas e fãs”, afirma.

Lanternier acrescentou ainda que o Deezer trabalha para remover todo o conteúdo totalmente gerado por IA tanto das “recomendações algorítmicas quanto das playlists editoriais”, a fim de garantir que o “impacto no pool de royalties permaneça mínimo”.

Em fevereiro, o Deezer prometeu desenvolver sua tecnologia de detecção de IA para identificar “vocais deepfake”, após começar a agir contra músicas geradas por IA em 2023, comprometendo-se a “detectar e excluir” músicas que imitam artistas e faixas populares.

Imagem: MM House

Load the next article
Loading...
Loading...