Planos para a cidade de £ 5 milhões de libras de Akon no Senegal são cancelados após sete anos
Planos para a utopia de Akon, que seria totalmente operada com sua criptomoeda Akoin, foram interrompidos
Mais de sete anos depois de Akon ter revelado planos para construir sua própria cidade no Senegal - com a confirmação em 2022 de que tudo estava “avançando 100.000%” - o ambicioso projeto agora foi abandonado.
Serigne Mamadou Mboup, chefe da agência de desenvolvimento turístico do Senegal, a Sapco, disse à BBC na semana passada que “o projeto da Akon City não existe mais”, e que um acordo foi alcançado para iniciar os preparativos de um projeto mais “realista”.
A cidade seria operada com Akoin, uma criptomoeda criada por Akon, e o custo estimado para torná-la realidade era de cerca de US$ 6 bilhões (£ 5 bilhões).
COVER STORY | Através do Portal: Markus Schulz e a evolução sônica que está moldando o futuro da música eletrônica
Autoridades citaram uma “falta de financiamento e esforços de construção interrompidos” como a principal razão para o cancelamento do projeto, segundo a BBC.
Em setembro de 2020, uma placa foi inaugurada no terreno onde a Akon City seria construída, com o próprio cantor participando da cerimônia - moradores locais estavam esperançosos com o futuro do projeto. Um residente disse à BBC em 2022: “Esperamos que nossos filhos fiquem aqui para trabalhar”.
Na mesma entrevista, Akon explicou: “Não gosto de usar a expressão ‘rei da cidade’. Mas é nisso que vai acabar se transformando.”
Akon City já havia sido descrita pela mídia como uma cidade “futurista”, com semelhanças a Wakanda - a metrópole fictícia dos quadrinhos e filmes do Pantera Negra, da Marvel - e estava prevista para contar com arranha-céus curvos, garagens para carros voadores e uma usina solar para tornar a cidade sustentável.
O cronograma de desenvolvimento da cidade parecia bem estruturado. Akon disse a Nick Cannon, em 2019, que a “fase dois” do projeto Akon City começaria em 2025.
A fase um do projeto estava prevista para ser concluída até o final de 2023 e incluía a construção de edifícios essenciais para a infraestrutura de uma cidade, como um hospital, uma escola, um centro de tratamento de resíduos e uma delegacia de polícia. Até o fim de 2023, nada disso havia se concretizado.
Por enquanto, não está claro o que os planos para a cidade “realista” de Akon irão envolver.
Read Next | Um terço dos atendimentos de emergência em Ibiza estão ligados a nightclubs, segundo sindicato
[Via: BBC]
Photo: Collision Conf