Menu
Home Latest News Menu
News

Palma Dulce lança álbum "Sintoma" sobre a montanha-russa emocional da pandemia

O projeto saiu pela Tropical Twista, label importante do gênero no Brasil

  • Maria Angélica Parmigiani
  • 4 July 2022
Palma Dulce lança álbum "Sintoma" sobre a montanha-russa emocional da pandemia

Ainda permeando nosso cotidiano, mas em outros moldes, a pandemia de covid-19 chacoalhou o mundo. Todas as nações, em algum nível, precisaram improvisar-se diante das ameaças à saúde pública e à economia; muitos de seus habitantes, limitados pelos lockdowns e outras ramificações da crise, tiveram que buscar rapidamente alternativas de sobrevivência.

Em questões tecnológicas, políticas e até mesmo sociais, o mundo se viu em um jogo de cintura diante da necessidade de constante adaptação. Alguns projetos e mudanças que normalmente precisam de anos para serem aprovados, foram em questão de semanas ou meses. Este era o inevitável caminho do mundo, segundo os estudiosos. A pandemia, entretanto, antecipou este aspecto que seguirá pautando esta e as próximas gerações.

Os artistas também foram afetados, é claro, por todo esse processo. As incertezas trouxeram sobrecarga à rotina artística e à saúde mental. Por um outro lado, o terreno pandêmico criou muitos novos artistas e, para os já existentes, moldou um período de ebulição criativa.

Aconteceu algo assim com Clayton Borges. Sob o alias artístico Palma Dulce, o DJ e produtor de 24 anos vivia, em pleno Cerrado brasileiro, o diálogo intenso entre os anseios interiores que muitas pessoas precisaram encarar naquele momento.

"As transformações são tão rápidas que eu não consigo acompanhar. O meu sofrimento é uma virtude ou um sintoma da minha relação com o mundo?", indaga Palma Dulce ao descrever o LP.

Com seis faixas originais e dois remixes, "Sintoma" é um dossiê musical de Downtempo e Slow-House que reúne alguns humores e estados de consciência vividos pelo artista durante diferentes etapas da pandemia.

O projeto é apoiado e difundido agora pela Tropical Twista, label brasileira já consolidada por sua abordagem sonora vanguardista, rodeada de artistas musicalmente sinceros.

Além de ser um talentoso discotecário e performer live act, como produtor Palma Dulce utiliza a tecnologia de maneira perspicaz para traduzir suas vivências em estéticas sonoras. Como o ser humano é fragmentado, seu álbum não é necessariamente, ou de todo melancólico; algumas faixas, como "Líquido e Difuso" e "Fac-Símile", trazem atmosferas hipnóticas consideravelmente elegantes e ricas camadas percussivas para representar o vasto espectro emocional que se manifestava na cabeça do artista.

O exercício criativo, por mais intenso que soe — ou talvez exatamente por isso — parece ter amarrado desfechos importantes para Palma Dulce. Clayton venceu um vício em anfetaminas que já completava quatro anos.

Faz sentido então, que uma das faixas mais emocionais do projeto, segundo livre interpretação, seja "Penumbra", collab com o musicista Aliendawg. Parece dicotômico, mas entender que luz e sombra estão conectados e chafurdar-se nisso é, até mesmo do ponto de vista psicanalítico, uma forma saudável de perseguir a cura.

Os 50 minutos de duração do álbum trazem livres interpretações, como em todo projeto artístico, mas algumas dicas estão ali deixadas por Palma Dulce. "Alexitimia", faixa com batidas quebradas e ambiências "lounge", aprofunda-se no sentimento de frustração trazido pela dificuldade em expressar as emoções.

Por outro lado, "Piktor", com um arranjo que traz sensações que compreendo como mais otimistas ou, no mínimo, nostálgicas, referem-se a uma personalidade que busca sabedoria e conhecimento, perfeitamente conectável com este trabalho de Palma Dulce.

"Sintoma" tem ainda a participação de Tha_guts e Spookyfish nos remixes. O primeiro, headlabel da Dsrptv Records, reitera a narrativa de "Líquido e Difuso" sem se posicionar de maneira desleal à estética sonora original da faixa; a segunda, DJ e produtora de Toronto, apresentou uma faceta um pouco mais clubber a "Fac-Símile".

Quem gosta de artistas que convertem seus picos e vales emocionais em trabalhos de plena e honesta expressão, não pode perder Palma Dulce e sua bela jornada musical de "Sintoma". Já disponível para audição:

Follow Palma Dulce on Instagram.

Photos: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...