O caos urbano e conceitual de Jamie Coins em novo clipe, 'Transitions'
Faixa vem sendo tocada pelo panteão do Tech House internacional
Quando o brasiliense Jamie Coins resolveu se mudar para Barcelona, já estava determinado a se fazer presente na concorrida cena de lá e mostrar a sua visão inovadora de Tech House.
Funcionou; ainda no verão europeu de 2022, com toda aquela energia pós-vacinação no ar, seu single 'Still' Flexin' virou uma das faixas necessárias da estação e foi parar nos sets de Solomun, Latmun, Patrick Topping, Dennis Ferrer e até na icônica BBC Radio 1.
Seguindo sua criatividade incansável, Jamie Coins marcou outro gol no mês passado. Novamente pela label Revival New York (assim como seu sucesso anterior), seu novo EP, "Transitions", mal tinha sido lançado e já contava com o apoio de Solardo, Loco Dice, FISHER, Danny Howard, Michael Bibi, Ben Sterling e Jackmaster.
'Transitions' também protagonizou charts de relevância do Beatport. Mais precisamente, atingiu a posição #1 em Minimal/Deep Tech Releases e #2 no Top10 de UK Garage.
Se antes ter seu som tocando em espaços-chave da cena internacional – Printworks, DC-10, Creamfields, Amnesia Ibiza, Ushuaia, EDC… – parecia pouco frequente para o artista, esta realidade se tornou um fato natural para "Transitions" e, por isto, Jamie Coins gravou um clipe oficial para a faixa principal do EP.
O universo particular e urbano de Jamie Coins
O clima street do videoclipe se conecta muito com os rolês de Jamie Coins no Brasil desde pequeno. "Eu andava sempre de skate em Brasília e sempre gostei muito de rap, hip-hop, que era a nossa música urbana na época", conta o DJ e produtor.
Com uma riqueza instigante de detalhes, cenários variados e um bom ritmo de montagem, as imagens do clipe trafegam a personalidade elétrica de Jamie Coins, como uma reprodução do que se passa em sua cabeça.
Essa rotina clubber da cidade é mostrada com vários personagens, uma dose de fantasia e, até mesmo, certo misticismo. Dos muppets aos clubs, passando por pistas de skate e objetos voadores não-identificados, é preciso atenção para captar todos os trechos do vídeo.
Quem produziu o clipe foi Gabriel Russo, conterrâneo brasileiro, diretor de filmes e artista de colagem à frente do estúdio RUN ZËBRA RUN, também na capital da Catalunha.
"Criamos uma aventura cheia de transições e situações inesperadas para traduzir a faixa visualmente, com um tom sério e conceitual, mas também com momentos de descontração e alegria", conta Gabriel, que tem um trabalho respeitado lá fora, com direito a prêmios em Cannes e um Leão de Prata.
Segundo ele, a maioria do clipe foi feita por brasileiros, a maioria imigrantes, e tomou a energia de pelo menos vinte revisões.
"A construção de 'Transitions' foi harmoniosa e caótica ao mesmo tempo. Sempre é um prazer trabalhar com amigos talentosos", Gabriel comenta.
Jamie, MTFK…
Muito desse sucesso do Jamie Coins se deve a uma sequência de produções de alto nível e uma ótica musical fiel à sua identidade e suas vivências como artista. "Sem muita pretensão, com essas faixas tento expressar um pouco do meu mundo", ele comenta.
Esta afirmação se reforça com "Transitions", que bebe da fonte do UK Garage para criar um som "energeticamente para dentro", com foco no baixo e uma seleção minuciosa de elementos.
O Lado B do EP é a track "Collapsus(JMTFK)", que aposta em vocais sincopados e um groove pujante e constante para amarrar a identidade do EP com chave de outro. Ouça o EP:
Follow Jamie Coins on Instagram.
Images: Divulgação
COVER STORY | SHUBOSTAR: Cosmic Disco produzido na Coréia do Sul direto para a cena da música eletrônica underground internacional