Menu
Home Latest News Menu
News

NASA libera gravação de áudio de um buraco negro. Ouça agora!

Como parte da Semana do Buraco Negro, você pode ouvir os sons misteriosos do universo

  • Mixmag Team
  • 13 May 2022
NASA libera gravação de áudio de um buraco negro. Ouça agora!

Já se perguntou como é o som de um buraco negro?

A NASA acaba de lançar uma gravação de áudio de dentro de um buraco negro - o maior do universo.

De dentro do buraco negro de Perseu, os ouvintes são convidados a ouvir as ondulações do som remasterizados para o ouvido humano pela NASA, que também apresenta a “nota mais baixa do universo”.

A 'sonificação' do buraco negro de Perseu foi lançada apesar de um “equívoco comum” de que o espaço não tem sons, normalmente pensados para serem silenciosos.

“O equívoco popular de que não há som no espaço se origina do fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para as ondas sonoras se propagarem”, disse a NASA.

“Um aglomerado de galáxias, por outro lado, tem grandes quantidades de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem.”

A gravação de áudio foi 'ressintetizada' para o ouvido humano como parte da Semana do Buraco Negro da NASA, celebrando e educando sobre os vazios colossais.

“As ondas sonoras foram extraídas em direções radiais, ou seja, para fora do centro. Os sinais foram então ressintetizados no alcance da audição humana, escalando-os para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro”, explicou a NASA.

A administração do espaço comparou isso a um aumento de 144 quatrilhões para 288 quatrilhões de vezes maior que sua frequência original.

“A varredura semelhante a um radar ao redor da imagem permite que você ouça as ondas emitidas em diferentes direções. Na imagem visual desses dados, azul e roxo mostram dados de raios-X capturados pelo Chandra.”

Ouça o som ressintetizado do buraco negro de Perseu abaixo.

Photo: NASA’s Goddard Space Flight Center

Load the next article
Loading...
Loading...