NASA libera gravação de áudio de um buraco negro. Ouça agora!
Como parte da Semana do Buraco Negro, você pode ouvir os sons misteriosos do universo
Já se perguntou como é o som de um buraco negro?
A NASA acaba de lançar uma gravação de áudio de dentro de um buraco negro - o maior do universo.
De dentro do buraco negro de Perseu, os ouvintes são convidados a ouvir as ondulações do som remasterizados para o ouvido humano pela NASA, que também apresenta a “nota mais baixa do universo”.
A 'sonificação' do buraco negro de Perseu foi lançada apesar de um “equívoco comum” de que o espaço não tem sons, normalmente pensados para serem silenciosos.
“O equívoco popular de que não há som no espaço se origina do fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para as ondas sonoras se propagarem”, disse a NASA.
“Um aglomerado de galáxias, por outro lado, tem grandes quantidades de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem.”
A gravação de áudio foi 'ressintetizada' para o ouvido humano como parte da Semana do Buraco Negro da NASA, celebrando e educando sobre os vazios colossais.
“As ondas sonoras foram extraídas em direções radiais, ou seja, para fora do centro. Os sinais foram então ressintetizados no alcance da audição humana, escalando-os para cima em 57 e 58 oitavas acima de seu tom verdadeiro”, explicou a NASA.
A administração do espaço comparou isso a um aumento de 144 quatrilhões para 288 quatrilhões de vezes maior que sua frequência original.
“A varredura semelhante a um radar ao redor da imagem permite que você ouça as ondas emitidas em diferentes direções. Na imagem visual desses dados, azul e roxo mostram dados de raios-X capturados pelo Chandra.”
Ouça o som ressintetizado do buraco negro de Perseu abaixo.
Photo: NASA’s Goddard Space Flight Center