Menu
Home Latest News Menu
News

Minimal? House? Para onde está caminhando a Neuter Records?

Em seu terceiro lançamento, gravadora assina com Gabriel Ide e traz Arthus no remix

  • Marllon Gauche
  • 15 June 2021
Minimal? House? Para onde está caminhando a Neuter Records?

Uma trajetória até aqui ainda curta, mas com bastante originalidade e expressão. A Neuter Records surgiu oficialmente no final de 2020 apresentando o VA World End I, com 7 faixas de artistas diferentes; na sequência lançou Yep EP, com a assinatura de Caio R., e agora segue seu caminho artístico com Network EP, um disco mais na pegada do House, mas ainda com a essência minimalista, trazendo Gabriel Ide nas originais e o experiente Arthus no remix.

Aproveitamos esse lançamento para trocar uma ideia com o capitão por trás da Neuter, Matheus Bruch aka brüc, para saber quais os próximos passos da gravadora e para que direção o selo está caminhando.

Bom, este já é o terceiro release do selo, então queremos saber: como tem sido a experiência de estar no comando de uma gravadora? Quais os principais desafios e aprendizados que essa posição te trouxe?

O maior desafio é fazer tudo em tempo hábil e manter a identidade com inovação.

Já o grande aprendizado foi a antecipação, ter prazos generosos para o cumprimento de um lançamento.

Vocês têm recebido demos e escolhido as faixas, ou neste início tem sido algo mais restrito? De onde surgiram nomes como Caio R. e Gabriel Ide?

Um pouco dos dois! O Caio já era um artista que nós observamos pelas redes sociais, por ser da região, já tínhamos algum conhecimento sobre o trabalho dele e então o convidamos para fazer parte do segundo release.

Já o Gabriel, felizmente, veio até a gente pelas redes sociais, enviou as demos (que de cara gostamos) com uma identidade única e uma proposta diferente, achamos que vestiria super bem na Neuter.

Falando deste último release, além da presença de Ide, temos o retorno do Arthus, agora como remixer, já que havia colaborado com uma faixa no VA World End I. Arthus é um dos grandes nomes do Sul do Brasil quando o assunto é Minimal, figura importante para o crescimento dessa cena aqui no Brasil. Você já o conhecia anteriormente?

Sim! O Arthur além de ser uma grande referência nacional para mim, é um grande amigo e apoiador, sempre me incentivou muito e mostrou o caminho das pedras, há uns 4 ou 5 anos mais ou menos eu o conheci em um after, mandando uma sonzeira, e dali em diante a proximidade e amizade foi aumentando, chegamos a ser residentes de um projeto juntos e temos algumas collabs lançadas também!

E como tem sido o processo de construção de identidade do selo? A ideia é manter raízes no Minimal House? É um estilo que tem crescido bastante nos últimos meses… vocês enxergam essa evolução como algo saudável ou pode acabar ‘poluindo’ um pouco o estilo?

É um processo lento e cuidadoso, toda a escolha precisa ser bem feita, inclusive no EP NER003 com o Gabriel, eu fiz a mixagem das faixas para que ela tivesse uma estética mais próxima da gravadora, com o apoio e aval do próprio artista, claro, para não perder suas características presentes na identidade musical.

O minimal house é bem extenso, você tem diversas nuances dentro de uma mesma vertente do minimal, iremos sempre transitar entre elas, de sonoridades mais introspectivas as mais energéticas.

Acredito que quanto mais crescer, mais positivo para o trabalho de todos os envolvidos com o estilo. Por ser algo muito nichado, temos um alcance menor, quanto mais ouvidos conseguirmos chegar, melhor!

A pandemia tem durado muito mais do que imaginávamos inicialmente, eu imagino que pra você também… como estão os planos para a Neuter? O que deve aparecer no caminho até o final deste ano? A ideia é expandir o trabalho da gravadora?

Ainda é tudo muito incerto por aqui, estamos segurando todas as expectativas, e focando em fazer o simples da maneira mais bem feita o possível, para dar sequência ao nosso trabalho, de uma maneira consistente.

Ainda teremos mais um EP que já está fechado e estamos estudando a possibilidade de um World End II VA. Vamos sentir como está o clima, até ter uma perspectiva para novas possibilidades e inovações.

Sem muitas emoções programadas, apenas boas músicas!

Pode nos adiantar algo sobre o próximo release? Em quem estão mirando? Obrigado!

Estamos apostando no primeiro lançamento de um duo da região, ODDIEZ, ainda contaremos com remixes especiais, mas esse é um segredinho! As faixas estão bem legais e vão ornar muito bem com os releases anteriores.

Load the next article
Loading...
Loading...