Mergulhe na história de Magic Beatz, um novo nome promissor do Afro House que fará sua primeira tour no Brasil em 2025
Em maio deste ano ele lançou IKUDI, seu álbum de estreia pela Universal Music
Magic Beatz nasceu em Portugal, mas viveu sua infância na Guiné-Bissau e cresceu cercado pela cultura africana, tanto que ele descobriu a música eletrônica por um caminho não tão comum: através do Kuduro. Foi graças a esse ritmo de origem angolana que ele entendeu ser possível unir suas raízes ancestrais com os beats eletrônicos e os sintetizadores.
Sua carreira musical começou oficialmente em 2012, desde então, sua missão tem sido clara: criar um som que conecte suas origens com um toque moderno, explorando principalmente o Afro House, o Tech House e o próprio House, combinando elementos tribais e eletrônicos de uma maneira que faz com que cada faixa tenha vida própria.
Cover Story | Conheça ARODES, um artista que não tem medo de ser criativo e experimental com seu som
Durante essa trajetória, seu primeiro destaque da carreira foi ‘Ankura’, faixa lançada pela Nébula Records que fez bastante sucesso nos anos de 2018 e 2019, indo parar no set de vários grandes DJs. “Foi algo que me fez ter ainda mais certeza de que era isso que eu queria para a minha vida vida”, relembra Magic Beatz.
Em 2020, Magic Beatz colaborou com o ícone Boddhi Satva — considerado um dos grandes pioneiros do Afro House e o pai do “Ancestral Soul” — na faixa ‘A Za Wa’. Este foi outro marco importante que o ajudou a levar sua música para mais pessoas e o fez alcançar a representação pela agência Take the Stage, em 2021.
Mas foi no ano de 2024 que ele teve o momento-chave da carreira, coroando seu trabalho através do lançamento de seu álbum de estreia, IKUDI, distribuído pela Universal Music. O disco demorou cerca de um ano e meio para ficar pronto, mas que representa fielmente sua verdadeira persona artística.
O nome "IKUDI" é uma expressão guineense que se utiliza quando algo vai acontecer ou começar.Assim, o álbum envolve-se em sentimentos de emoção e adrenalina, baseado nas variadas raízes e culturas do artista. Além disso, a sonoridade traz uma fusão de ritmos africanos tradicionais com a música eletrônica, sempre com adições de voz, bateria e melodia.
Read Next | Projeto Senna Driven anuncia Album Showcase na festa de abertura do Tomorrowland Brasil 2024
No álbum, estão presentes referências de sua infância, como Salif Keita e Mory Kante, que se misturam também com nomes contemporâneos nos quais ele se inspira, como Black Coffee e Shimza.
Mas a aprovação deste trabalho veio diretamente da pista de dança. No início de maio, o álbum foi apresentado em uma das casas mais conceituadas de Lisboa, sendo super bem recebido pelo público. E, nos últimos meses, Magic Beatz tem atuado em inúmeras festas exclusivas de norte a sul do país, tornando-se um dos nomes mais pedidos e aclamados.
Agora, o artista se prepara para algo que ele considera muito importante: sua primeira tour pelo Brasil, prevista para meados de 2025.
Pela conexão que o nosso país possui com a música africana, ele sabe que suas apresentações por aqui terão um significado especial.
“A expectativa é enorme. Notamos o aumento nos streams e as mensagens dos fãs brasileiros, então não pensamos duas vezes em começar a preparar essa tour. Vai ser uma celebração da nossa conexão com a África”, afirma Magic.
Pela frente, seus próximos passos incluem o lançamento de um novo EP, ainda sem data definida, e a ampliação de sua presença internacional. Quer saber mais?
Siga Magic Beatz no Instagram e acompanhe as novidades.
Imagens: Divulgação