Search Menu
Home Latest News Menu
News

Faixas geradas por IA estão aparecendo nas páginas do Spotify de músicos falecidos

O Spotify informa que removeu uma faixa publicada no perfil de um músico country que foi assassinado em 1989

  • Via Mixmag UK
  • 24 July 2025
Faixas geradas por IA estão aparecendo nas páginas do Spotify de músicos falecidos

Faixas geradas por inteligência artificial estão aparecendo nos perfis do Spotify de músicos falecidos, segundo uma nova reportagem da 404 Media.

De acordo com a publicação, várias faixas falsas surgiram nas páginas de artistas já falecidos na última semana - o caso mais recente é o de um “novo” single do cantor country Blaze Foley, assassinado em 1989.

Segundo o site, uma faixa chamada Together apareceu na página de Foley na semana passada, mas sem qualquer semelhança com suas obras originais.

A capa do single também denunciava a origem artificial: uma imagem visivelmente gerada por IA, com um cantor genérico de country se apresentando no palco.

O site 404 Media entrou em contato com a gravadora responsável pela distribuição da música de Blaze Foley e pela gestão de seu perfil no Spotify, a Lost Art Records, que afirmou ter reconhecido “instantaneamente” que a faixa era falsa.

Craig McDonald, dono da Lost Art, declarou:

“Posso afirmar com clareza que essa música não é do Blaze, nem remotamente se parece com o estilo dele.”

E completou:

“É como se fosse um robô genérico de IA, por assim dizer. Não tem absolutamente nada a ver com o Blaze que você conhece — essa publicação tem a autenticidade de um algoritmo.”

A faixa já foi removida da página de Foley por “violar a política de Conteúdo Enganoso”, segundo um porta-voz do Spotify. Craig McDonald afirma que a música foi enviada sem qualquer autorização.

A reportagem também destaca que a mesma distribuidora responsável pelo upload - a Syntax Error - lançou uma nova faixa gerada por IA na página do cantor country Guy Clark, falecido em 2016.

A música, intitulada Happened To You, também foi publicada no Spotify na semana passada e trazia, de forma semelhante, uma imagem gerada por IA com um cantor genérico, sem nenhuma semelhança com Clark.

Confira o full report here.

Photo: Garley Gibson

Load the next article
Loading...
Loading...