Upvibez lança plataforma global que conecta artistas a estabelecimentos através de IA - visibilidade e pagamento justo
Com curadoria humana e inteligência artificial, a plataforma cria atmosferas sonoras sob medida, com visibilidade e pagamento justo

Uma nova plataforma quer redesenhar o mundo do som ambiente: a Upvibez, primeira plataforma de DJs por inteligência artificial criada especialmente para o mercado B2B.
Fundada pela DJ e empreendedora brasileira Lu Candotta, a startup com sede em Dubai está em plena atividade por lá, conectando DJs, artistas e pontos comerciais como restaurantes, hotéis, academias, beach clubs, nightclubs e eventos privados.

COVER STORY | Através do Portal: Markus Schulz e a evolução sônica que está moldando o futuro da música eletrônica
Mas essa não é mais uma nova plataforma de streaming. A Upvibez usa tecnologia de IA para casar o set ideal ao local ideal. Funciona assim: quando o DJ faz o upload de um set, ele adiciona tags como vibe, estilo musical, tipo de evento e melhor horário que o set deve ser tocado.
Do outro lado, o algoritmo cruza os dados com os critérios definidos pelos estabelecimentos, como tipo de ambiente, horário e perfil de público. O resultado é uma trilha sonora sob medida, pensada na experiência do cliente, enquanto gera visibilidade real a novos talentos.

Read Next | INNERVISIONS estreia em São Paulo ocupando o Vale do Anhangabaú com arte, som e história
O modelo também rompe com os padrões tradicionais de remuneração da indústria, garantindo o pagamento de royalties aos artistas cujas faixas compõem os sets, além de oferecer uma bonificação aos DJs responsáveis pela curadoria musical. Isso reconhece o papel vital do DJ como criador de atmosfera e motor de descoberta musical.
“Acreditamos que o DJ faz mais do que tocar música - ele cria atmosferas e promove outros artistas de forma autêntica. Por isso, toda a cadeia criativa deve ser valorizada e paga de forma justa”, afirma Lu Candotta, CEO da Upvibez.

Read Next | Dimitri Vegas, Guetta e Loreen lançam 'Pum Pum', primeiro drum & bass do trio, via Smash The House
E ela vai além: "A cultura clubbing é movida por descobertas. Sem os DJs, muitos artistas jamais teriam alcançado o sucesso. Eles fazem marketing orgânico na pista. Reconhecer esse valor e criar um sistema que remunera todos os envolvidos é o futuro."
A Upvibez está em fase beta e segue cocriando com os mais de 500 artistas já cadastrados, ouvindo feedbacks em tempo real e moldando, de forma colaborativa, um ecossistema mais justo, tecnológico e eficiente.

“A cultura clubbing e o papel do DJ vão muito além do que muitos imaginam. É o DJ quem apresenta novas músicas ao público, criando uma ponte entre os artistas e novos fãs.
Ele faz marketing orgânico de forma interativa, ajudando a divulgar e impulsionar a carreira de muitos produtores. Sem os DJs, muitos artistas não estariam onde estão hoje.
Por isso, além dos royalties destinados aos donos das músicas, o DJ também deve ser bonificado pela criação do set, pela experiência gerada e por promover artistas independentes no mercado”, destaca Lu Candotta.

O próximo passo da plataforma é implementar um sistema automático de remuneração transparente, garantindo que toda a cadeia, que vai do produtor até os DJs, recebam de forma justa por suas contribuições.
Read Next | INNERVISIONS estreia em São Paulo ocupando o Vale do Anhangabaú com arte, som e história
Além disso, a Upvibez está em negociação com órgãos reguladores para estabelecer um novo padrão de licenciamento em espaços públicos no Oriente Médio e os próximos continentes que querem atingir com essa inovação são Europa e América Latina.
Com tecnologia de ponta, ética autoral e mentalidade global, a Upvibez se posiciona como o novo som por trás de experiências comerciais - e promete mudar a forma como entendemos música ambiente para sempre.
Imagens: Divulgação
Read Next | Com referências tradicionais da Índia, Avantika estreia na Get Physical com o EP 'Moody Koyal'