Menu
Home Latest News Menu
Features

Confira a entrevista com Theus Ferreira e detalhes de seu EP de estreia

O EP Storms Don’t Last Forever saiu recentemente pela Voyeur

  • Marllon Gauche
  • 29 June 2021
Confira a entrevista com Theus Ferreira e detalhes de seu EP de estreia

Um dos momentos mais gratificantes na carreira artística de um produtor musical é ter seu trabalho reconhecido em amplo espectro, principalmente a nível internacional, e é exatamente isso que Theus Ferreira e RBZ estão alcançando com seu novo trabalho.

Lado a lado, a dupla apresenta o EP Storms Don’t Last Forever, pela gravadora francesa Voyeur, que já vem recebendo suportes importantes, como o do projeto russo Goom Gum.

Composto por duas tracks que percorrem o Indie Dance e texturas melódicas, o EP já recebeu alguns suportes importantes e deixa a sensação que a dupla voltará a se reunir para criar música.

Conversamos hoje com Theus Ferreira que conta um pouco sobre sua jornada, o novo projeto e as percepções do cenário daqui para frente:

Mixmag BR: Olá THEUS, tudo bem? Primeiramente obrigada por esta entrevista. Para começar, conte para nós um pouco sobre sua trajetória com a música em geral, suas bases e como chegou na música de pista. Qual foi o momento que te fez ver isso como profissão?

THEUS FERREIRA: Tudo ótimo e com vocês? Eu que devo agradecer a oportunidade.

Tudo começou por volta do ano de 2002, com meu primeiro iPod.. Talvez tenha sido esse, um dos melhores presentes que já ganhei: não pelo seu valor, mas por ‘ironicamente’ me despertar uma enorme paixão pela música eletrônica!

Sempre pesquisei, ouvi e compartilhei músicas, me lembro que gravava CDs e dava de presente pros amigos, depois decidi aprender a tocar, em 2015, e em 2016, na Austrália, comprei o meu primeiro CDJ.

Foram tantos feedbacks positivos sobre os sets que o hobby acabou se tornando uma profissão, então, em 2017, de volta ao Brasil, senti que a discotecagem não era suficiente e decidi então fazer o meu primeiro curso de produção musical.

Mixmag BR: Você já possui experiência como DJ e agora deu esse passo importante na carreira como produtor musical. O que mais te motivou a ingressar nessa outra faceta da música eletrônica?

THEUS FERREIRA: Sou DJ há mais ou menos 6 anos e comecei a produzir há uns 4 anos.

Acho que o maior motivo é o amor pela música eletrônica, mas também a necessidade de me especializar cada vez mais. É uma profissão incerta e penso que quanto mais completo o artista for, mais chances ele terá no mercado.

Mixmag BR: Se fossemos unir as maiores referências da Dance Music para você, quais nomes poderíamos ter a nível Brasil e mundo?

THEUS FERREIRA: No cenário nacional, sem dúvidas a minha maior referência é o Gui Boratto, ele é um gênio!

A nível mundial é um pouco mais complexo de responder, são tantas referências. Acredito que atualmente são os alemães do selo Keinemusik, &ME, Rampa e Adam Port. Admiro muito o trabalho deles. Muita autenticidade, estilo e qualidade.

Mixmag BR: Você e o RBZ acabaram de ter o EP Storms Don’t Last Forever assinado pelo selo francês Voyeur, que possui grandes nomes no catálogo. Além da óbvia sensação de satisfação pelo trabalho reconhecido, esse foi o seu primeiro lançamento, certo? O que mais você enxerga em relação a este feito para sua carreira?

THEUS FERREIRA: Recentemente tive outro projeto com lançamentos importantes em grandes selos, atingindo o TOP 100 do Beatport algumas vezes, e contando também com grandes remixes e suporte de grandes artistas. Mas sim, no novo projeto THEUS FERREIRA é o meu primeiro release.

Eu e o RBZ ficamos muito satisfeitos com os feedbacks positivos e suportes desse EP. Lançamentos em grandes gravadoras são sempre um desafio, e as conquistas são muito animadoras. Nos dá força pra continuar trabalhando nesse momento tão ingrato, que é a pandemia.

Simboliza um novo início, novos desafios, mas é ótimo poder contar com um pouco mais de experiência.

Mixmag BR: Essa foi a primeira colaboração entre vocês também. O que levou a idealização do projeto? A ideia partiu de quem? Nos fale um pouco sobre estes detalhes do background.

THEUS FERREIRA: Nós dois somos muito amigos e também muito parecidos em alguns aspectos, compartilhamos muitas ideias, nos ajudamos muito e por isso decidimos unir forças nesse EP.

A ideia surgiu no início da pandemia, começou quando sampleamos o vocal do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma entrevista onde ele falava sobre o vírus e a pandemia.

Foi aí que surgiu a ideia da track "Storms Don't Last Forever", que dá nome ao EP e traz um pouco de esperança sobre um futuro melhor.

Começamos a "Every Lights On Me" pela necessidade de um side B, mas na minha opinião, ela acabou se tornando a melhor faixa do EP.

As tracks foram feitas no estúdio do RBZ, onde tivemos acesso a vários synths analógicos, drum machines e instrumentos acústicos.

O remix do amigo Gabriel Carminatti foi a cereja do bolo, transformou o EP que já nos deixava bem satisfeitos, em algo ainda melhor.

Mixmag BR: E com essa repercussão a nível internacional, vocês planejam repetir a dose?

THEUS FERREIRA: Com certeza. Trabalhamos com muita seriedade, compromisso e dedicação para conseguirmos realizar projetos ainda mais relevantes. Se Deus quiser, esse release será só o começo.

Mixmag BR: Falando em produções e carreira artística, temos aí uma luz no fim do túnel sobre a pandemia. Quais são os principais planos e prioridades para os próximos meses?

THEUS FERREIRA: Já acompanhamos a realização de grandes eventos no exterior, isso nos traz um pouco de esperança.

É complexo fazer qualquer tipo de plano na situação atual, ainda é tudo muito incerto, mas seguimos trabalhando com muito comprometimento para estarmos preparados pro recomeço.

Posso adiantar que tem muitas músicas prontas esperando para serem lançadas.

Mixmag BR: O que você acha que nos espera no quesito festas e consumo da música eletrônica no futuro?

THEUS FERREIRA: A música eletrônica tem crescido muito, e com tanta tecnologia, acredito que o melhor ainda está por vir.

Mixmag BR: Para fechar, qual a dica de ouro para DJs e produtores na nova geração que vem por aí?

THEUS FERREIRA: Não sei se sou a melhor pessoa para aconselhar, pois me considero também um iniciante. Mas acredito que o mais importante é investir em conhecimento, isso é o que ninguém nunca pode nos tirar.

A soma de conhecimento e dedicação é praticamente imbatível.

More on THEUS FERREIRA: Instagram | Facebook | Soundcloud

More on RBZ: Instagram | Soundcloud

Photos: Divulgação

Load the next article
Loading...
Loading...