Conexão Brasil-Israel: falamos com o talentoso Khen
Ele relembra sua estreia no Brasil e também fala sobre Maple EP, que acaba de lançar pela gravadora do Warung
Diretamente do berço do Progressive House em Israel, Khen é um dos nomes de destaque do cenário do estilo.
Parte do fantástico grupo de gigantes do qual fazem parte Guy J, Guy Gerber e Guy Mantzur, Khen tem se destacado nas mais diversas pistas e catálogos do mundo por sua assinatura extremamente envolvente.
Em sua estreia no Brasil em 2019, Khen foi um dos responsáveis por tornar o aniversário de 17 anos do Warung Beach Club ainda mais inesquecível, dividindo o line up com Ritchie Hawtin, Lee Jo Life, ANNA, Eli Iwasa, Renato Ratier e Albuquerque.
O artista israelense foi um presente aos fãs brasileiros de Progressive House, que já clamavam por sua presença em pistas nacionais há muito tempo.
Agora Khen firma ainda mais seus laços com o clube catarinense, estreando pela Warung Recordings com um EP que reforça sua identidade progressiva cativante:
Conversamos com o artista para relembrarmos sua passagem por terras brasileiras e conhecermos um pouco mais sobre Maple EP:
Mixmag: Khen! Obrigado por falar com a gente. Você hoje é um dos nomes de peso do cenário do Progressive House em Israel, sendo uma figura presente nos charts do Beatport. Na sua visão, qual foi o grande ponto de virada da sua carreira que te tornou um nome forte no circuito?
Olá! Obrigado vocês pelo convite e pela oportunidade de falar com todos os meus fãs brasileiros.
Minha carreira tem sido a passos de bebê. Acho que tenho crescido lentamente desde meu primeiro lançamento no selo de Guy Mantzur, Plattenbank, e as primeiras coisas na Sudbeat do Hernan Cattane, microCastle e todos os outros que me deram a oportunidade durante esta primeira fase da minha carreira.
Acho que alguns dos meus EPs como Sweet Break Up, Never Lose Your Innocence, Moments (com Guy Mantzur) e, claro, meus lançamentos em Lost & Found me ajudaram a construir muito meu nome.
Você foi um dos responsáveis por tornar a comemoração de aniversário de 17 anos do Warung Beach Club ainda mais inesquecível. Quais as lembranças que te marcaram naquela noite, e como foi a troca com o público brasileiro?
Obrigado pelas amáveis palavras! Fico feliz em ouvir isso.
Como um jovem DJ e produtor que está no começo, sempre sonhamos em tocar em clubes. Lembro-me nitidamente, há uns 5 ou 6 anos atrás, de mim sentado no meu pequeno estúdio assistindo vídeos no YouTube de Guy J e do Hernan tocando minhas faixas no Warung, sonhando em um dia tocar lá eu mesmo...
Tenho muitas lembranças especiais da minha estreia. Desde o momento em que cheguei ao local, me senti confortável com a equipe e senti o amor da galera, a energia durante todo o set no Garden foi tão intensa e real.
Quatro horas se passaram em um flash. Toquei algumas faixas novas como ‘Manginot’ e ‘Out of a Dream’ pela primeira vez misturadas com faixas mais antigas que sempre sonhei em tocar em um clube como aquele.
Agora você estreia um ótimo trabalho no selo do Warung, com o poderoso EP Maple. Como foi o processo de construção deste novo trabalho?
Sim, estou super animado com o lançamento! São duas faixas nas quais comecei a trabalhar alguns anos atrás e se você me viu tocar, provavelmente já ouviu as primeiras versões de ambas.
As faixas trazem o meu lado groovy e mais percussivo, ao mesmo tempo que mantém aquela vibração profunda e melódica. São muito divertidos de tocar. Maple tem um som orgânico e quase tribal, enquanto Some Little Secrets vai crescendo ao longo da construção.
Uma das principais características do seu som, assim também como se faz presente no seu novo disco, é a capacidade de criar atmosferas hipnóticas. Qual é o segredo para a criação de atmosferas tão envolventes?
Eu realmente não descobri isso sozinho! Se eu soubesse, estaria apenas fazendo faixas assim, mas a verdade é que nem sempre funciona.
Existem muitas sessões de estúdio que você tem que passar antes de ter aquela em que as coisas realmente se encaixam.
Tudo precisa me dar vontade de seguir em frente quando estou no estúdio. Se eu não sinto isso, continuo trabalhando nisso até que eu chegue nesse sentimento.
Por fim, como estão suas expectativas para os próximos meses? Tem mais lançamentos a caminho?
Em primeiro lugar, eu realmente espero que a situação que o mundo está enfrentando agora acabe logo e todos nós possamos voltar para nossas vidas.
Tenho alguns remixes saindo nos próximos meses, um para Above & Beyond, que estou muito animado, outro para Budakid em Lost & Found, que é minha casa.
Também estou trabalhando em um projeto secreto e muito emocionante sobre o qual mal posso esperar para contar mais detalhes. Fiquem atentos!
Photos: Divulgação
Follow Khen on Facebook, Instagram & Soundcloud
Follow Warung Recordings on Facebook, Instagram & Soundcloud