BBC refaz as contas e contesta multidão no show de Lady Gaga no Rio de Janeiro
Análise da emissora britânica sugere que o público foi bem menor que os 2,1 milhões divulgados

A apresentação de Lady Gaga na praia de Copacabana, no último sábado (13), entrou para a história como um dos maiores shows gratuitos já realizados no Brasil.
Segundo a Riotur, o evento reuniu 1,6 milhão de pessoas - número semelhante ao que Madonna atraiu no mesmo local em maio deste ano.
No entanto, a projeção foi colocada em xeque pela BBC News, que publicou uma reportagem sugerindo que o número divulgado pela prefeitura seria irreal.
Read Next | Fahlberg lança set gravado no Greenvalley e comenta sobre energia positiva que recebe do público brasileiro
A emissora britânica utilizou imagens de satélite e cálculos de densidade populacional para afirmar que o espaço ocupado pelo público dificilmente comportaria mais que 170 mil pessoas - uma diferença grande em relação aos números oficiais.
O tom da reportagem gerou controvérsia e viralizou nas redes sociais, reacendendo o debate sobre como esses dados são estimados em grandes eventos ao ar livre.
Em defesa da estimativa da prefeitura, especialistas brasileiros explicaram que a BBC desconsiderou o fluxo constante de pessoas durante o show, a presença de público em áreas adjacentes como ruas transversais, edifícios, quiosques e até em embarcações próximas.
Além disso, o público não ficou estático - o vai e vem é típico em shows de grande escala e dificulta qualquer estimativa com base em um único registro visual.
Read Next | Com referências tradicionais da Índia, Avantika estreia na Get Physical com o EP 'Moody Koyal'
O próprio prefeito do Rio, Eduardo Paes, respondeu e deu a deixa: "Que venha a próxima estrela da música pop”.
No fim das contas, independentemente dos cálculos, o que ficou registrado foi mais uma noite histórica nas areias de Copacabana - com Lady Gaga entregando um espetáculo memorável sob o céu do Rio.
E, como de costume, o Brasil fez barulho. De verdade.
[Via BBC]
Imagem: Lady Gaga / Instagram