Apenas 12,8% dos artistas independentes dizem já ter lançado música em vinil, aponta pesquisa
As vendas de discos de vinil atingiram seu nível mais alto em 16 anos em 2023
Apenas 12,8% dos artistas independentes afirmam ter lançado sua música em vinil, revelou novos dados da Ditto Music, apesar das vendas de vinil no Reino Unido em 2023 terem atingido seu nível mais alto desde 1990.
Em uma nova pesquisa conduzida pela empresa global de distribuição de música, 1000 artistas independentes foram questionados se lançam música em vinil.
Menos de um oitavo dos entrevistados afirmaram ter publicado sua música em vinil, sendo que 54% apontaram os altos custos de produção como o principal motivo para evitar discos de vinil.
Além disso, 28,7% disseram que não lançam em vinil porque suas bases de fãs não têm interesse no formato, e 9,9% atribuíram isso aos longos prazos de produção.
Apesar disso, mais da metade dos participantes afirmaram comprar regularmente discos de vinil.
Em um relatório da British Phonographic Industry (BPI) divulgado no início deste mês, foi revelado que as vendas de vinil no Reino Unido aumentaram pelo 16º ano consecutivo.
Apenas em 2023, foram vendidos 5,9 milhões de discos de vinil, representando um aumento de 11,7% em relação ao ano anterior, tornando-se o crescimento mais rápido nesta década.
A estrela pop Taylor Swift teve três de seus álbuns no Official Vinyl Artist Albums Chart de 2023. Isso continua a tendência de 2022, que constatou que um em cada 25 álbuns de vinil vendidos era um LP de Taylor Swift.
O ressurgimento do vinil ocorre ao lado de uma escassez de fábricas de prensagem, com a maioria das prensagens vindo de grandes gravadoras, deixando pouco espaço para selos independentes ou artistas independentes.
Confira os resultados completos da pesquisa da Ditto Music abaixo.
COVER STORY | Joeski e House Music: viaje numa conversa sobre paixão, legado e inovação com este icônico artista norte-americano