O caminho ao topo: CASSIMM fala sobre sua chegada aos mais vendidos do Beatport e novas conquistas
Em sua primeira conversa conosco conhecemos mais sobre o italiano que ocupa o 6º lugar no chart geral de House da plataforma
Os produtores de música eletrônica sabem muito bem o quão disputada são as mais altas posições dos charts do Beatport, porém, mais difícil do que chegar ao topo, é se manter nele.
O italiano CASSIMM, porém, conseguiu esse feito em 2022, estabelecendo-se como o 2º artista mais vendido do ano passado no chart de House, atualmente ocupando a 6ª posição.
Essa conquista se deu graças a lançamentos brilhantes que foram assinados por labels como Tribal Kitchen, Milk & Sugar, Toolroom e Another Rhythm.
Agora, outra grande gravadora que acaba de entrar no seu catálogo é a Adesso Music, por onde lançou no início de junho o single “Son De Lo”, numa mistura criativa entre House e Tech House e explorando muito bem sintetizadores distorcidos.
COVER STORY | Budakid, um artista original que incorpora o espetro da experiência humana através da música
Tivemos a oportunidade de conhecer mais este grande DJ e produtor de House nesta entrevista exclusiva:
Q+A: CASSIMM
Olá, Alessio! Obrigado por topar este bate-papo com a gente. O ano de 2022 foi incrível para você e parece que 2023 está seguindo o mesmo ritmo… estar entre os produtores mais vendidos de House era um objetivo seu?
Oi! O prazer é meu. Sim, claro, era um objetivo que eu queria alcançar. Eu lembro de me ver começando a subir lá das posições mais baixas e dizer pra mim mesmo "você tem que trabalhar pra chegar ao topo" e foi isso que eu fiz!.
Na sua bio diz que você também é baixista, mas li que quando jovem você aprendeu a tocar violão, bateria, piano e até teve uma banda… você acredita que essa experiência com instrumentos faz diferença na sua carreira hoje como DJ e produtor?
Ah, sim, definitivamente. Eu cresci rodeado de música, meu pai era violonista e meu irmão pianista, aprendi muito com eles. Quando me aproximei da discotecagem, por volta dos 16/17 anos, já tinha um conhecimento sólido de música.
Mesmo quando comecei a produzir em 2007, talvez eu não soubesse ainda usar os software e coisas assim, mas já sabia muito sobre acordes e ritmos. Só tinha que descobrir como concretizar o que eu já tinha em mente.
Apenas neste mês de junho você teve três novos lançamentos em sequência… como você organiza sua rotina para produzir tanto e ainda dar conta das gigs?
Honestamente, eu sou um workaholic (risos) e como esse é meu trabalho, faço música em todos os lugares que vou e tenho ideias fluindo constantemente.
Claro, tenho que agradecer ao meu empresário, que está garantindo que tudo esteja onde deveria estar no calendário de lançamentos, e isso me dá mais tempo para pensar apenas na música.
Temos um lançamento a cada duas semanas a partir de agora até o final de outubro e ainda estou trabalhando em 4 novos projetos agora.
Conte-nos um pouco mais sobre a sua estreia pela Adesso Music? ‘Son De Lo’ é uma faixa bastante enérgica, diria que mais Tech House do que propriamente House…
Eu vejo que há uma linha muito tênue entre os dois gêneros hoje em dia. Nunca me defini como um produtor apenas de House Music. Eu apenas faço o que eu gosto de ouvir e tocar.
Com os meus sets é o mesmo esquema, gosto de tocar coisas diferentes, indo do House ao Tech e ao Melódico também. “Son de lo” é o exemplo perfeito de como gosto de misturar as coisas e criar algo diferente.
Por fim, quais são seus objetivos pela frente para este segundo semestre do ano? O que de mais especial você pode nos adiantar? Obrigado!
No ano passado, fiquei em 77º lugar como o artista mais tocado pela 1001 tracklist. Uma das metas deste ano é me ver numa posição mais alta, o que me leva a trabalhar duro, e é por isso que nunca paro.
Tenho alguns lançamentos importantes nos próximos meses, saindo por selos como Toolroom, Spinnin e Golden Records. Mal posso esperar para ver essas músicas saírem, estou literalmente vibrante! Valeu, Mixmag!
Follow CASSIMM on Instagram, Facebook & Soundcloud
Follow Adesso Music on Instagram, Facebook & Soundcloud
Photos: Divulgação