Search Menu
Home Latest News Menu
Features

DJs: como evitar o esgotamento gerado pelo excesso de gigs & tours

Valorize sua saúde em primeiro lugar!

  • The Secret DJ
  • 12 March 2019
« Read this article from the beginning

(Cont) Como Evitar Esgotamento Na Carreira

A indústria da música glorifica e exacerba as pessoas que pensam que 15 minutos é suficiente para pegar um vôo ou conexão em dum mega aeroporto que você nunca esteve, para o booker que arma aquele show extra em seu nome com total liberdade, os tipos mais sutis que dizem coisas como: “Eu odeio artistas que não gostam de trabalhar; você gosta de trabalhar, não é?"

Ou os piores, que abertamente manipulam e chantageiam emocionalmente com histórias fictícias sobre seus filhos ou questões pessoais. Sinais de alerta a serem notados são as pessoas que não conversam, mas apenas emitem declarações.

Aqueles que estão sempre "muito ocupados" para se relacionar. Um teste seguro é apenas pedir algum tempo para algo. Apenas um dia em uma viagem de fim de semana, diga ... e afaste-se para ver o que acontece.

Eu sempre tento manter uma distância saudável de pessoas que tomam decisões por mim de uma cadeira num escritório, tipos que de alguma maneira reformulam questões sensatas sobre saúde e segurança, então parece que você está sendo "não profissional".

Cerque-se de pessoas que se importam com o seu bem-estar, em vez da comissão que vão levar em cima de você!

É possível remarcar shows se você tiver algum diferencial. Contanto que você não cancele, haverá flexibilidade se você for ponta firme para agendar algo tipo três meses antes da data.

Uma boa dica é analisar as coisas em termos de "superexposição". A saturação em uma área é uma preocupação genuína. Como regra básica, você não deve tocar em uma cidade mais de uma vez por mês (como convidado; naturalmente, se você for um residente). Exercite também algum controle de qualidade!

É fácil dizer quando você está trabalhando demais. Você não tem tempo para se preparar, então está tocando o mesmo set em todos os lugares.

Você anda muito rabugento e está sempre cansado. Nenhuma diversão no que anda fazendo = festa sem diversão pra galera.

Eu olho para trás agora e vejo que fiz muitos e muitos shows porque eu tive que fazer. Não apenas porque eu não tinha autonomia sobre minha carreira, mas porque precisava muito ganhar grana para "manter meu estilo de vida".

Estas foram más escolhas - por mim e pelos meus representantes.

Infelizmente, apenas 1% dos DJs realmente pode se dar ao luxo da escolha total.

Se você tem dinheiro e sucesso, pode pagar tratamentos, terapias e folgas.

Seus representantes e bookers podem dizer que há apenas uma pequena janela para ganhar enquanto você está "na alta", mas a integridade e o cuidado com você mesmo têm o potencial de tornar essa janela muito mais longa e assim construir uma carreira genuinamente sustentável.

Talvez os artistas do futuro devam olhar para fora e depois de si mesmos.

A ideia de que você não pode falar por si mesmo, fazer negócios ou fazer planos é arcaica na era digital.

Novos artistas como o Man Power fazem tudo sozinhos e levam uma vida familiar feliz e saudável. Lendas mais antigas, como Carl Cox, tocam apenas alguns shows que ele considera importantes por ano.

Criar demanda é ser especial e desejado, não ser desesperado.

O primeiro passo para ser especial é valorizar a si mesmo, sua saúde e a música que você ama.

Qualquer coisa alem disso é pura vaidade!

Follow The Secret DJ on Twitter

Illustration: Calum Heath. Check his website

Load the next article
Loading...
Loading...