Dance Music Industry Insights: Juan Pablo Salcedo (Anna Agency International)
As expectativas dos grandes players sobre o mercado da Dance Music num mundo pós pandemia
Um dos setores mais atingidos pela crise mundial provocada pela catastrófica pandemia de Coronavírus foi a dos shows e eventos musicais ao vivo.
O impacto provocado pelo cancelamento e paralisação dos eventos de praticamente todos os gêneros musicais foi e continua sendo gigantesco.
A indústria da música eletrônica como um todo foi particularmente congelada. Bookings, festivais, nightclubs, raves, viagens... tudo parou abruptamente.
O mercado encontrou na internet e social media, tecnologias modernas de Live Streaming que viraram principal ferramenta para se manter em evidência.
Cheios de incertezas, todos se perguntam sobre os próximos acontecimentos e como a indústria da música eletrônica renascerá num mundo pós pandemia.
Buscando coletar insights sobre o assunto, fizemos um Q+A com Juan Pablo Salcedo, nomes por trás das operações de uma das maiores agências do planeta.
No comandado das estratégias de expansão global da Anna Agency, que tem no cast nomes como Hardwell e Afrojack, Juan nos falou verdades nuas e cruas.
Se você quer saber insights de profissionais que estão na direção das marcas mais famosas do universo eletrônico internacional, vai querer ler essa entrevista:
Nascido e criado em Miami, Flórida, com raízes que remontam ao Equador, Juan Pablo Salcedo não é estranho a como uma cidade pode ser moldada por diferentes culturas, comida e música.
Com mais de uma década de bagagem trabalhando na indústria musical, Juan Pablo é o COO das operações da América do Norte e do Sul na Anna Agency International, um grupo de gerenciamento de bookings que conta com alguns dos principais como clientes DJs e produtores como Hardwell, Afrojack, Chus & Ceballos e Ferreck Dawn, para citar apenas alguns.
O multifacetado empresário já trabalhou com gêneros que variam do pop latino ao eletrônico e possui amplo conhecimento de música, o que lhe permitiu identificar e desenvolver talentos que vieram a se tornar alguns dos DJs mais requisitados do planeta.
Além de sua perspicácia musical, Juan Pablo tem um amplo conhecimento sobre a indústria da música norte e sul-americana, fator que permitiu à Anna Agency expandir ainda mais o seu alcance.
Conte com suas próprias palavras sua história para o público brasileiro que talvez ainda não o conheça. Como você começou a trabalhar com música eletrônica?
Tendo nascido e criado em Miami, a música sempre fez parte da minha vida.
A experiência da mistura de diferentes culturas foi incrível, e como a música reunia todos esses grupos diferentes foi o que me fascinou.
Sempre fui uma espécie de “líder do grupo” e na verdade comecei na cena como promoter em clubs para eventos de música latina, isso no início dos anos 2000, quando Miami era o centro da explosão latina.
Foi lá que eu aprendi os fundamentos da organização de eventos, promovendo e, o mais importante, como lidar com a perda de dinheiro em shows!
Sempre desejando me envolver com dance music e desenvolvimento de artistas, decidi me aventurar nesse campo, deixar a promoção para trás e começar a trabalhar em uma pequena agência de boutique em Miami.
O resto é história.
Como Diretor de Operações para Americas do Norte e Sul de uma das maiores agências de artistas do mundo, a Anna Agency, o que você acha que acontecerá com o mercado de Dance Music e eventos ao vivo após a pandemia?
Sem querer ser muito controverso, pelo qual sou conhecido, penso o seguinte:
Eu acho que todos estávamos vivendo em um mundo de fantasia e nos sentindo intocáveis.
Nós pensávamos que nossa indústria nunca iria parar e os acontecimentos mundiais cairam como uma dura realidade para todos nós.
Os desdobramentos financeiros que essa pandemia nos trouxe e que continuará trazendo a todo o mercado da música e eventos ao vivo vão durar por muitos anos.
Na minha opinião, a recuperação será lenta e deixará para trás muitas vítimas, mas, como depois de toda tragédia vem o triunfo, nós como indústria, aprenderemos com tudo isso e voltaremos mais fortes do que nunca.
Vai levar tempo, mas vamos prevalecer.
A Anna Agency é famosa mundialmente como 'Home to some of the world's biggest DJs' (Lar de alguns dos maiores DJs do mundo), cast que inclui estrelas como Afrojack, Chus & Ceballos, Hardwell, Kungs e Ofenbach.
A lista tambem inclui estrelas em ascensão como Victoria Engel, Ferreck Dawn e até brasileiros como Cat Dealers e Albuquerque. O que todos esses artistas dizem para você que vão querer fazer quando a pandemia terminar?
A única coisa que todos continuam falando para mim é que eu sou muito engraçado e bonitão, hahaha…
Mas, falando sério, todo mundo está dizendo a mesma coisa: que todos estão ansiosos para voltar a apresentar ao vivo e cair na estrada com os fãs.
Claro, eles podem se engajar com o público através das mídias sociais, mas não é o mesmo que ter essa conexão com os fãs no palco e sentir a energia da multidão ao vivo.
Espero que todos possamos voltar a viver esses momentos novamente em breve, porque eu também sinto falta dessa experiência.
Como o artista pode usar melhor o tempo durante a quarentena e se preparar para recomeçar tudo quando o mercado voltar a funcionar?
Aprendizagem! Este é o momento perfeito para o artista aprender mais sobre streaming, publishing, royalties, sync, gerenciamento de marcas e produção musical, para citar apenas alguns exemplos.
Eu sempre ouvi dos artistas que eles não tinham tempo, agora vocês tem, então não use o tempo como desculpa!
Estamos todos passando por momentos difíceis, tanto financeiramente quanto emocionalmente, mas este é o momento de educar-se para que, quando as coisas voltarem à funcionar, você seja uma pessoa de negócios mais inteligente e não esteja despreparada no futuro.
Se eu fosse um artista, gostaria de saber tudo sobre o lado comercial, para saber o que estava acontecendo o tempo todo.
Mudando um pouco de assunto, gostaríamos de parabenizá-lo pela gravadora Stereo Production, que está comemorando 20 anos de vida!
Você já está com eles há tempos, em vários níveis. Como é trabalhar com o label e com Chus & Ceballos, e como a equipe se mantém unida há tantos anos?
Antes de tudo, obrigado pelos parabéns e vou me certificar de transmitir a mensagem para o resto dos caras do label.
Trabalhar com os caras e com a gravadora me ensinou muito ao longo da minha carreira e posso dizer honestamente que, se não fosse por toda a equipe da Stereo Production, eu não estaria onde estou hoje.
A dupla Chus & Ceballos está entre os nomes mais requisitados do mundo e, às vezes, o que pode ser desgastante as vezes, mas, felizmente, temos uma grande equipe na Stereo Productions e, quando as coisas ficam um pouco fora de controle, temos um ao outro em volta como apoio.
O motivo pelo qual a gravadora e a equipe permanecem os mesmos por tantos anos é porque todos cumprimos uma função e executamos nossos trabalhos corretamente.
Nós nos esforçamos para ser os melhores do mercado e não paramos de trabalhar para alcançar esse objetivo.
É a única forma de trabalhar que conhecemos. Se você chamar a gente de "workaholics", vamos encarar como um elogio!
E sobre os planos da Anna Agency para o futuro? A agência tem outros ramos de negócios à vista, como expandir para outro mercado alem do eletrônico?
Estamos nos concentrando em trazer nossa equipe de volta à capacidade operacional total e garantir que possamos atender nossos clientes corretamente.
Entrei para a empresa no início deste ano e nosso foco tem sido e permanecerá o mesmo, expandir nossas operações na América do Norte e América do Sul e o domínio global dos mercados internacionais.
O foco principal da agência está nos artistas de música eletrônica, mas somos totalmente capazes de lidar com músicos de todos os gêneros.
Quando encontrarmos o artista certo que, coletivamente, acreditarmos ser ideal para a agência, garanto que faremos o necessário para adicioná-lo à família Anna Agency.
Follow Juan Pablo Salcedo on Instagram
Follow Anna Agency on Instagram
Follow Stereo Productions on Instagram
Photos: Divulgação / Juan Pablo Salcedo
Photos (Artists): Reprodução Anna Agency on Instagram
Se você é DJ e/ou produtor de música eletrônica, e tem vontade de ser incluso em algum de nossos especiais, cadastre-se aqui.