Mercado de shows deve movimentar US$232 milhões em 2016
Principal feira de tech, audio, video, iluminação para eventos acontece em maio em SP
Apesar dos cachês dos artistas internacionais subirem junto com a alta do dólar, o mercado de shows brasileiro continua crescendo.
Apenas o cachê de bandas como Aerosmith e The Rolling
Stones, podem atingir até US$1,5 milhão por show, de acordo com portais como Business Insider e Celebrity Talent.
Mas mesmo assim, shows como The Rolling Stones atraíram 250 mil pessoas em quatro datas no Brasil.
Se a estimativa do estudo Entertainment and Media Outlook 2015-2019 da PricewaterhouseCoopers Brasil estiver certa, o mercado de shows deve bater os US$232 milhões (aprox R$900 milhões) em solo nacional e pode chegar a US$280 milhões em 2019.
Em 2015, 501 artistas estrangeiros se apresentaram no estado de São Paulo. Ao todo, foram 583 apresentações e mais de 26 festivais. Esses números fazem parte do levantamento anual do portal Rockin'Chair, que realiza o estudo pelo quarto ano consecutivo.
Os chamados 'megashows', com mais de dez mil espectadores, perderam espaço para os shows menores, com até duas mil pessoas, que somaram 82% do total. Entretanto, isso reforça a tendência pelo aumento da demanda de empresas especializadas que realizam esses shows.
"Quando analisamos o mercado de shows e grandes eventos no Brasil, temos que levar em conta tudo o que envolve a produção de uma atividade desse porte. Desde a infraestrutura e aluguel do local, a organização, os sistemas profissionais de áudio e vídeo, até os prestadores de serviços de diversos segmentos como alimentação, transporte e segurança.
Além, é claro, do setor de hotelaria e turismo, que cresce muito no período dos eventos”, afirma Victor Alarcón, gerente de projetos da TecnoMultimedia InfoComm. “O ecossistema de empresas e suas especialidades para um grande evento é muito diverso, o mercado é crescente e alavanca a inovação", conclui.
Focando nesse mercado a TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2016, principal feira do segmento acontece entre 10-12 de maio em São Paulo reunindo profissionais do Brasil e da região da América Latina para apresentar as novas tecnologias para a indústria de áudio, vídeo, iluminação e sistemas profissionais integrados.
Entre os expositores confirmados estão: 2MG Net, AAT, Absolut, Ampc, Analog Way, Audio-Technica, Aureside, Barco, BenQ, Biamp Systems, Casio, Christie, Crestron, Discabos, Epson, Eleven, Evertz, Extron, Gestton, Gonsin, Harman, IATEC, Icap, Info3, Kramer, Loudness, Munddo, NEC, Neocontrol, Onumen, Panasonic, PRG, Reality Projeções, RGB Link, Rhox, Shure, SZ Reach Tech e Taiden.
Saiba mais sobre a TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2016 aqui.
Serviço:
Evento: “TecnoMultimedia InfoComm Brasil 2016”
Data e horário: de 10 a 12 de maio (de terça-feira a quinta-feira), das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 Vila Água Funda, SP
Foto ilustrativa: Christophe Simon/AFP/Getty Images
Veja 12 palcos de festivais simplesmente absurdos aqui.
Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!
Curta a Mixmag no Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter