Menu
Home Latest News Menu
News

Google e Universal Music em negociações sobre royalties em vozes de artistas usadas em inteligência artificial

Criando monetização em um nível de conteúdo totalmente novo impulsionado pelo usuário

  • Mixmag Team
  • 15 August 2023
Google e Universal Music em negociações sobre royalties em vozes de artistas usadas em inteligência artificial

O Google e a Universal Music Group (UMG) estão confirmados em negociações relacionadas a questões de licenciamento envolvendo música de inteligência artificial no formato "deepfake".

De acordo com o The Financial Times, o objetivo da negociação é criar uma "parceria entre as duas empresas em que 'deepfakes' possam ser compartilhados com royalties retornando para a gravadora".

Para concretizar esse acordo, as duas empresas precisariam licenciar as vozes e músicas dos artistas, o que permitiria às pessoas usá-las legalmente para criar faixas usando tecnologia AI.

No início deste ano, a UMG pediu que os serviços de streaming bloqueassem as empresas de IA de acessar músicas dos catálogos de seus artistas.

Em um comunicado divulgado pela Billboard, a UMG explicou como percebeu que certos serviços de IA haviam sido treinados em músicas protegidas por direitos autorais, "sem obter os consentimentos necessários" dos proprietários das músicas.

As discussões entre as duas partes estão em estágios iniciais, porém há o objetivo de desenvolver uma ferramenta para que os fãs possam criar música via IA de forma legítima e pagar aos detentores dos direitos autorais por ela, com os artistas tendo a opção de participar ou não.

A Warner Music também está em suposta negociação com o Google, de acordo com o The Financial Times, acrescentando que Robert Kyncl, CEO da gravadora, disse aos investidores que "com o quadro certo em vigor", a IA poderia "permitir que os fãs pagassem o maior elogio aos seus ídolos por meio de um novo nível de conteúdo impulsionado pelo usuário, incluindo novas versões de covers e mash-ups".

Ele acrescentou que os artistas deveriam ter a opção de participar. "Há alguns que podem não gostar disso, e isso é completamente compreensível", disse ele.

Photos: Tony Webster & The Pancake Heaven

Load the next article
Loading...
Loading...