Uma Oitava: moda e música aliadas ao estilo e à expressão
Nova marca de streetwear é uma manifestação da paixão pela música traduzida em estampas cheias de histórias

Hoje em dia, as pessoas não se vestem apenas por estilo ou conforto, elas se vestem para contar algo sobre si mesmas. A moda deixou de ser apenas uma escolha estética e passou a ser uma importante forma de expressão, uma maneira de transmitir ideias e valores.
E é aí que as roupas da Uma Oitava entram em cena. Mais do que apenas mais uma marca, a Uma Oitava nasceu com a missão de conectar moda e música, inspirada pela riqueza de estilos como o Hip Hop e a música eletrônica através de uma estética que une o minimalismo e o vanguardismo dos movimentos culturais da história da música.
Idealizada oficialmente em janeiro de 2023, a marca ao longo de seus lançamentos tem se dedicado a criar peças que traduzem a essência dos movimentos e instrumentos musicais que marcaram gerações, como na coleção de estreia, Machine Collection, onde apresentou camisetas com estampas de equipamentos icônicos da música eletrônica, como o synth Minimoog, TR-909, TB-303 e a camiseta Ikutaro, nome em homenagem ao engenheiro japonês que criou a lendária TR-808, drum machine lançada em 1980 que até hoje é amplamente utilizada na produção de música eletrônica.
Cover Story | The Top 25 artists to watch in 2025: Brazil Edition
“Nosso conceito é fundamentado no amor genuíno pela música e tudo que a envolve. Na prática, os temas estão relacionados aos estilos musicais, instrumentos, equipamentos, artistas ou movimentos que fazem parte dessa cultura. As pessoas desejam expressar, em seu cotidiano, quem são, o que querem e sua visão de mundo e a moda é um instrumento que contribui para que isso seja possível”, afirma Alan Becker, um dos idealizadores por trás da marca. “Queremos proporcionar às pessoas a oportunidade de ser, falar, mostrar, vestir e comunicar sua paixão pela música”, reforça Alan Becker.
Ao todo, já foram lançadas quatro coleções, todas através da produção local e utilizando matéria prima nacional, desde o algodão, passando pelo silk e o tecido. Também foi feita uma collab especial em parceria com o selo de house Bumba Music, que chegou no início de setembro e contou até mesmo com uma festa de lançamento para consolidar a conexão das marcas com o público.
É importante destacar também que as peças atendem não apenas à cultura clubber mas a todas as pessoas cuja existência é indissociável da música: sejam fãs, artistas, DJs, produtores, pesquisadores, instrumentistas ou qualquer outro profissional da área. “Queremos vestir aqueles que, de alguma maneira, sentem a essência da música e se identificam com nosso propósito de integrar a musicalidade à moda”, adiciona Alan Becker. Tanto que muitos DJs conhecidos da cena já tem vestido as peças da Uma Oitava, como Erick Jay, DJ Mau Mau, KL Jay e André Salata.
O último drop da Uma Oitava, Decibéis, foi lançado em dezembro de 2024, trazendo a camiseta Boombox, que homenageia os equipamentos clássicos dos anos 80, símbolos do Hip Hop, respectivamente. Além de uma camiseta institucional numa modelagem oversized, tecido mais encorpado e estampa do logo refletivo; e as primeiras shoulder bags da marca.

Read Next | Lollapalooza Brasil 2025: Festival divulga atrações por palco e toda a programação de horários
Acompanhe a Uma Oitava no Instagram para ficar por dentro das novidades e próximas coleções.
Imagens: Divulgação