Spotify ameaça banir usuários que não passarem por nova verificação de identidade
Usuários no Reino Unido agora são obrigados a comprovar idade via reconhecimento facial ou envio de um documento com foto para acessar determinados conteúdos
O Spotify está ameaçando banir usuários que não conseguirem passar por um novo processo de verificação de idade, implementado após a entrada em vigor do Online Safety Act no Reino Unido.
As novas regras começaram a valer na sexta-feira (25 de julho), exigindo que usuários britânicos apresentem comprovação de idade - como reconhecimento facial ou documento com foto - ao tentar acessar “conteúdos com restrição etária, como videoclips marcados como 18+”.
O serviço de streaming está entre diversas plataformas online agora obrigadas a implementar medidas de segurança para impedir que menores de 18 anos acessem conteúdos considerados "nocivos", conforme exigido pela nova legislação de segurança online britânica.
COVER STORY | Através do Portal: Markus Schulz e a evolução sônica que está moldando o futuro da música eletrônica
De acordo com os termos de uso do Spotify, os usuários podem comprovar sua idade por meio de uma “verificação de estimativa facial”.
O sistema solicita que o titular da conta ative o acesso à câmera do dispositivo, para que uma tecnologia de escaneamento facial - fornecida por um provedor externo de identidade chamado Yoti - possa estimar sua idade.
Caso o sistema detecte que o usuário é menor de idade e ele não passe na verificação, será possível fazer o upload de um documento de identidade oficial com foto.
No entanto, o Spotify alerta que contas que não passarem por nenhuma das verificações poderão ser “desativadas e eventualmente excluídas”, caso o usuário não tenha a idade mínima exigida para utilizar o serviço.
No Reino Unido, é necessário ter pelo menos 13 anos para usar o
Spotify, e usuários menores de 18 devem ter consentimento dos pais ou
responsáveis.
Read Next | Explosiva e cheia de atitude: ouça 'Rotation', nova faixa de CASH ONLY com Holly Ellison
Embora a plataforma de streaming afirme que os dados de identificação e idade enviados pelos usuários serão “criptografados” e “excluídos pela Yoti”, o Spotify declarou que usará “os resultados do processo para melhorar nossa capacidade de oferecer uma experiência adequada à idade” de cada usuário.
Contas desativadas terão um prazo de 90 dias, a partir da data do banimento, para que os usuários realizem a verificação de idade e reativem o acesso. Caso nenhuma ação seja tomada dentro desse período, os perfis serão “excluídos permanentemente”.
Imagem: Created in House
Read Next | Dimitri Vegas, Guetta e Loreen lançam 'Pum Pum', primeiro drum & bass do trio, via Smash The House