Relatórios indicam que 10.000 faixas geradas por IA são publicadas no Deezer todos os dias
Serviço de streaming detectou o volume usando ferramenta de detecção de IA e afirma que música gerada por IA já representa 10% de todos os uploads na plataforma
![Relatórios indicam que 10.000 faixas geradas por IA são publicadas no Deezer todos os dias](https://mixmag.com.br/assets/uploads/images/_columns2/deezer-ai-technology-deepfake.png)
O Deezer revelou que cerca de 10.000 faixas geradas por IA são enviadas para a plataforma diariamente, o que equivale a aproximadamente 10% de todos os uploads de música.
Em um post no blog de seu site, o serviço de música francês afirma ter descoberto esses números impressionantes por meio de uma nova ferramenta desenvolvida para identificar músicas criadas com IA.
O sistema é capaz de detectar faixas produzidas com modelos generativos utilizando ferramentas como Suno e Udio.
Cover Story | The Top 25 artists to watch in 2025: Brazil Edition
O serviço afirma que deseja continuar desenvolvendo a tecnologia para detectar "vocais deep-fake", após ter prometido pela primeira vez, em 2023, "detectar e excluir" músicas que imitam artistas e faixas populares.
No post do blog, a Deezer explica que suas ferramentas de detecção funcionam bem para identificar faixas geradas por IA quando são "treinadas em conjuntos de dados" de um "modelo específico de IA generativa". No entanto, sua eficácia diminui ao analisar dados ou modelos desconhecidos.
O CEO da Deezer, Alexis Lanternier, declarou:
"À medida que a inteligência artificial continua a impactar cada vez mais o ecossistema musical, com uma quantidade crescente de conteúdo gerado por IA inundando plataformas de streaming como a Deezer, temos orgulho de ter desenvolvido uma ferramenta inovadora que aumentará a transparência para criadores e fãs."
Read Next | Gop Tun Festival 2025 anuncia mais dois artistas no line-up e revela programação completa
Ele acrescentou que, no futuro, a empresa pretende excluir músicas geradas por IA das recomendações:
“A IA generativa tem o potencial de impactar positivamente a criação e o consumo de música", afirmou. "Mas seu uso deve ser guiado pela responsabilidade e pelo cuidado, a fim de proteger os direitos e a receita de artistas e compositores."
No anúncio, a Deezer fez referência a um estudo publicado em dezembro, afirmando que 25% da receita dos músicos pode estar em risco devido à IA até 2028.
You can read Deezer's full announcement, here.
Imagem: Reprodução