Menu
Home Latest News Menu
Entertainment

Quais são os jogos de cartas mais populares em Portugal?

Diversão em forma de cartas

  • Mixmag Team
  • 12 September 2018
Quais são os jogos de cartas mais populares em Portugal?

Portugal é um país cheio de tradições e os jogos de cartas estão entre os favoritos dos portugueses desde muito antes da sua chegada à América. Saiba mais a seguir!

A história dos baralhos do Dragão

Os jogos de cartas têm sido uma referência tradicional para diversão entre grupos de amigos na Europa desde antes do século XVI e apesar do fato de que o baralho francês se tornou muito popular graças às suas referências na cultura popular em lugares como Las Vegas, dentro da Península Ibérica, costuma-se jogar com o baralho de estilo espanhol.

Fora da referência no nome do país vizinho, Portugal é conhecido por se diferenciar em todo o mundo devido à tradicional inclusão de um dragão nos ases, fazendo referência à tradição cultural do país, que foi chamado de Terra da Serpente (Terra de Ofiúsa) muito antes do estabelecimento do império romano.

Por causa disso, as cartas de ‘Dragão’ foram também conhecidas como baralho português, e chegaram a lugares como Japão, Java, Indonésia e Brasil, sendo comumente impressas pela Real Fábrica de Cartas de Jogar.

Atualmente, o dragão ainda é uma referência cultural de Portugal também fora dos cartões, como no exemplo do estádio da equipe de futebol do Porto, que é comumente referido como “Estádio do Dragão”. Ao longo dos anos, três jogos permaneceram dentro dos favoritos dos portugueses: Sueca, Vinte-e-um e Burro.

Sueca é o jogo mais popular em Portugal

Sueca é de longe o jogo de cartas mais popular em Portugal, e se tornou popular também no Brasil e em Angola, devido à facilidade de fazer torneios do mesmo jogo.

O jogo é projetado para ser jogado com quatro pessoas em pares, procurando obter mais da metade dos 120 pontos disponíveis do jogo. Para jogar, as cartas 8, 9 e 10 devem ser removidas do baralho, e a ordem das cartas vai do maior para o menor, sendo: Às, 7, Rei, Valete, Rainha, 6, 5, 4, 3, 2.

O baralho inteiro é distribuído igualmente para os 4 jogadores com o crupiê, que aparece um de seus cartões após a negociação, rodado sequencialmente. Cada jogador é obrigado a seguir o exemplo, e pode jogar um trunfo apenas quando anulado no naipe de chumbo.

Quem ganha o truque leva o seguinte. As cartas são avaliadas com base em sua classificação: O Ás vale 11 pontos, o Sete 10, o Rei 4, o 3 e a Rainha 2. Com base nesse sistema de pontos em jogo em todas as mãos, o primeiro time de 2 em alcançar 61 pontos ganha a mão.

Vinte-e-um é conhecido em todo o mundo

Vinte-e-um é um jogo que já foi refererenciado como jogado na península ibérica desde o século XVI, sendo uma das mais antigas referências ao jogo dentro duma história do escritor espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra, chamada de "Rinconete y Cortadillo" (Riconete e Cortadilho), onde os personagens principais jogam vinte-e-um.

A Betway Casino explica estratégias que podem ser aplicadas a ele, como dividir, dobrar ou desistir, e isso o torna mais atraente para os jogadores. A particularidade deste jogo é que o jogador enfrenta o croupiê ao invés de outros jogadores.

O jogo é conhecido como “Vinte-e-um”, porque o objectivo é totalizar 21 (o chamado blackjack), ou aproximar-se o máximo possível deste número sem que o croupiê tenha um valor mais próximo e sem exceder este valor.

Todas as cartas têm um valor específico no jogo: As cartas com números (do dois ao dez) valem exatamente o valor que exibem. Os áses podem tanto valer 1 como 11 e as cartas com figuras (valetes, damas e reis) valem 10.

Os naipes não são tidos em consideração no jogo. Atualmente, o jogo tem sido um referenciado em filmes de Hollywood como The Hangover (2009), 21 (Robert Luketic, 2008) ou Rain Man (1998).

Burro, o jogo que só tem perdedores

Burro é um jogo bem conhecido em Portugal e nos países lusófonos como Angola, Brasil, ou Moçambique, além dos fortes laços culturais, pelo divertimento que oferece quando é jogado com mais de 4 jogadores.

No mesmo, as cartas não têm valor, porque o objectivo do jogo é formar uma quadra de cartas iguais jogando por turnos individuais. No início do jogo, um jogador escolhe uma carta qualquer e a passa para o jogador seguinte, sem mostrar a carta aos outros jogadores.

O jogador que recebeu a carta deve escolher uma outra carta qualquer e passar para o próximo jogador, até que algum deles consiga formar uma quadra.

Quando um dos jogadores formar uma quadra, deve abaixar as cartas com a face para a mesa, e os jogadores que virem alguém abaixando as cartas devem abaixar as cartas da mão também.

Uma estratégia para o jogo de Burro é abaixar as cartas o mais discreto possível, para que os outros jogadores não o percebam. O último em abaixar as cartas é o perdedor do jogo e ganhará uma letra, começando por B, seguida de U, R, R e finalmente O. O jogador que acabar com o coringa também recebe uma letra.

Atualmente, é muito comum encontrar pessoas jogando esses jogos dentro dos bares com seus amigos, ou em casa com as múltiplas versões digitais que existem, pois além de serem referências culturais do país, elas são garantia de um bom momento de diversão.

Imagem principal: Reprodução

Imagem 02: wopc.co.uk

Imagem 03: cm-matosinhos.pt

Imagem 04: dollarsandsense.sg

Imagem 05: forumlibertas.com

Load the next article
Loading...
Loading...