Projetos Fazem Sucesso Levando Música Clássica A Bares & Clubs
Levando a música onde o público jovem está
Um projeto chamado The Night Shift vem atraindo com êxito, há mais de 10 anos, o público jovem para shows de música clássica em Londres.
O cenário é bastante diferente das típicas noites de teatros tradicionais onde o silêncio é regra básica e qualquer barulho, por menor que seja, pode incomodar os músicos.
Nas apresentações da galera do The Night Shift, nem o público nem os músicos seguem os padrões de comportamento das apresentações de música clássica.
Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário: o público curte uma bela obra de Beethoven como se estivesse numa balada e os músicos até interagem com as pessoas durante os shows.
A fórmula elimina o fator considerado intimidador dos eventos clássicos, já que a maioria acredita precisar conhecer as obras e ser familiarizado com esse universo para frequentar as apresentações.
Enquanto muitas orchestras hoje tem dificuldade em atrair o público jovem para a música clássica, esses músicos estão quebrando totalmente esse paradigma levando a música onde o público jovem está: clubs, pubs, galerias e até garagens.
O modelo tambem ajuda na
sobreviência de muitos, já que hoje em dia é difícil achar
emprego de tempo integral até para músicos formados em conservatórios renomados.
Mas a idéia não é nova. Desde o ano 2000, o violoncelista Matt Haimovitz vem levando música clássica a turnês em lugares nada convencionais como clubs punk e restaurantes.
Diversos projetos seguiram com sucesso o formato como as club nights Yellow Lounge do label Deutsche Grammophon na Alemanha e o projeto Nonclassical de Londres.
Muitos dizem que a idéia faz parte de um movimento mais amplo chamado "indie classical" que se apresenta em qualquer lugar, como as raves clássicas em festivais, e que tambem incorpora de tudo nos shows, inclusive DJs e música eletrônica.
No Brasil, a Família Lima, grupo clássico formado em 1994, vem fazendo grande sucesso. O grupo já lançou 9 discos e 2 DVDs, vendeu mais de 1 milhão de cópias e se
apresentou em inúmeras casas de shows, inclusive no exterior. A fórmula do grupo: música erudita com estilos como rock, pop e electronica.
Amon Lima, um dos membros da Família, tambem faz parte da dupla Crossover. Ao lado do DJ Julio Torres, trabalhando música eletrônica com violino, o projeto já celebra mais de uma década de sucesso.
E você, o que acha de shows de música clássica em locais não convencionais como bares, restaurantes e nightclubs? Comente!
Foto: Joe Plommer
h/t New York Times
Veja as 30 sessions do Mixmag Lab mais curtidas no YouTube aqui.
Baixe as revistas da Mixmag Brasil, grátis, para IOS e Android!
Curta a Mixmag no BeBee / Facebook / Google Plus / Instagram / Twitter