Pós ADE: Ipanema Records convoca novos talentos de Techno latino-americanos para 2023
Nova gravadora vê muitos indivíduos e grupos de alto potencial e quer investir em artistas latino-americanos
A crença é de que a América Latina é subestimada na indústria e pode fornecer uma fonte sólida de música de qualidade e produtos relacionados, mas precisa de apoio e infraestrutura para que isso aconteça. Se você produz techno, ao final da matéria dizemos como enviar a sua demo.
Em outubro deste ano a gravadora convidou o duo brasileiro Pimp Chic para se apresentar em seu evento durante a maior conferência de música eletrônica do mundo, o Amsterdam Dance Event, que rolou no final de Outubro, e o projeto da Ipanema Records é expandir no Brasil.
Uma das praias mais famosas do mundo inspirou Billy Aldea-Martinez – DJ e produtor musical sob o nome de WILHVLM - a batizar seu projeto de techno em homenagem a ela.
A ideia sempre foi produzir eventos e ter uma gravadora para se complementarem e fomentarem a cena techno juntos.
Assim, em 2018 WILHVLM já estava organizando festas techno de rua que influenciaram a formação do selo Ipanema Records.
Aí veio a crise da pandemia de Covid 19 e uma vez superada, tudo começa a tomar corpo novamente para a indústria, assim como para a Ipanema Records.
Este ano - após o ADE 2022 - WILHVLM anunciou oficialmente Ramz como diretor de arte e Another Sam como seu A&R. O DJ estabelecido em Santiago do Chile tem a tarefa de ampliar o alcance do selo entre os artistas latino-americanos.
Considerando todas as mudanças pelas quais a indústria da música passou desde antes do mp3 até hoje com o streaming, o papel das gravadoras mudou muito, mas ainda há semelhanças quando se trata do que o artista precisa da gravadora: apoio, respeito, transparência e promoção.
Esses foram alguns dos principais aspectos que WILHVLM e Another Sam comentaram em um bate-papo exclusivo com Nazen Carneiro, em Amsterdam, no final de outubro.
WILHVLM revelou que sua passagem de cinco anos e meio influenciou para sempre em sua vida, assim como viver no Chile, na Holanda e na Austrália também.
Esta conexão internacional pessoal é algo que o artista prentede trazer também para a gravadora, aliás, já traz.
Another Sam comentou que “Argentina, Chile, Colômbia e todos os países da América Latina tem bons produtores musicais que podem se tornar um trunfo para a gravadora” e acrescentou: “Os produtores de música da região não deveriam tentar produzir a mesma coisa que europeus, digamos. As regiões têm identidades diferentes e legais para explorar, então vamos lá.”
Quando perguntados sobre o que esperam das demos, Another Sam disse que:
“Melodic, Hypnotic, Peaktime… mas temos a mente aberta. Queremos uma vibe latina, talvez algumas percussões latinas, fundos tropicais, batidas sensuais, alguns vocais latinos, se for um produtor brasileiro, uma bateria de cuica, seja criativo por favor. Idealmente, você deve seguir os sons que você ama e se concentrar nos sons locais que você ama e colocar criatividade neles. É isso que vamos considerar.”
Já WILHVLM disse que:
“Eu só quero acrescentar que, por favor, dê à faixa um nome em português ou castelhano, pois isso nos ajuda a comunicar que esta faixa é feita na américa latina para o mundo - e os europeus amam nossa língua e cultura, então vamos abraçar isso.“
Sobre 2021 da Ipanema Records e como enviar as demos, Another Sam deixou claro que as intenções são ambiciosas:
“Pretendemos ter 30 lançamentos em 2023, e talvez 4 'VAs' para comemorar datas importantes, como Miami Music Week, Ibiza 2023, aniversário da gravadora e Amsterdam Dance Event e talvez a compilação anual no final de dezembro de 2023.
Para enviar as demos clique aqui ou acesse ipanemarecords.com
Photo: Rembrandplein @ Amsterdam | ADE 2022
Read next: Andrea Oliva remixa single ‘Reasons’ de Black Circle & Bobbi Fallon pela All I Need Music