Pesquisa revela que 73% dos produtores acreditam que a música por inteligência artificial pode substituí-los
Estudo tambem aponta que cerca de 35% dos profissionais enxergam AI como ferramenta positiva
Uma nova pesquisa, com 1.533 produtores, revelou que 73% acreditam que geradores de música por inteligência artificial podem substituí-los.
À medida que a inteligência artificial (IA) ganha popularidade e aumenta suas capacidades, o crescimento da música criada por IA tem flutuado.
35% dos produtores afirmam que veem a IA como uma força benéfica, de acordo com uma recente pesquisa realizada pelo blog de música BPB.
COVER STORY | Joyce Muniz e sua sedutora jornada musical em forma do mais recente trabalho, 'Zeitkapsel'
Quando questionados sobre o que mais os preocupava em relação à IA,
cerca de 30% disseram estar preocupados com o fato de que "as
ferramentas de produção musical por IA possam levar a menos criatividade
e originalidade".
No entanto, 24% do grupo de foco estavam preocupados com "questões éticas e legais relacionadas à música gerada por IA, como direitos autorais e questões de propriedade".
Os dados coletados mostram que os direitos autorais são o tópico mais controverso em relação à IA, pois 37% acreditam que a música gerada por IA deve ser de domínio público.
Por outro lado, mais de 30% dos produtores disseram que estão planejando usar ferramentas de IA em seu trabalho de produção em breve, no entanto, cerca de 16% responderam que já experimentaram tecnologia de IA e ficaram "desapontados".
A partir desta pesquisa, a pergunta que obteve maior concordância entre os participantes selecionados para participar da pesquisa foi que mais de 86% acham que as ferramentas de produção musical por IA irão substituir pelo menos algumas das ferramentas disponíveis atualmente.
"Alguns músicos e produtores musicais estão ansiosos para ver quais desenvolvimentos futuros a tecnologia de IA pode trazer, enquanto outros rejeitam completamente a possibilidade de adicionar ferramentas de IA ao seu fluxo de trabalho", afirma o BPB.
A enquete aponta que: "Duas preocupações principais são que o uso de software de música por IA possa produzir uma avalanche de músicas não originais e causar problemas de direitos autorais. Quanto a este último, tudo se resume a estabelecer legislação para cobrir todas as bases e proteger criadores e músicos."
Read the full report from BPB here.
Photo: Reprodução Web