Pela primeira vez, a dance music supera o rock e lidera line-ups dos maiores festivais dos EUA
Estudo mostra que a dance music dominou os palcos principais, marcando uma virada histórica na cena americana

Pela primeira vez na história, a música eletrônica ultrapassou o rock como o gênero mais presente nos line-ups dos principais festivais dos Estados Unidos.
Os dados foram revelados por um estudo recente da Rave Scouts, que analisou as escalas dos maiores eventos do país, incluindo Coachella, Bonnaroo, Lollapalooza, Austin City Limits, Outside Lands, Governors Ball e Summerfest de 2015 a 2025 e outros eventos do circuito.
COVER STORY | Através do Portal: Markus Schulz e a evolução sônica que está moldando o futuro da música eletrônica
Segundo o relatório, os DJs e produtores de música eletrônica agora representam 32% das atrações principais, superando o rock, que ficou com 27%, e o pop, com 22%. O hip hop aparece em seguida com 16%.
O levantamento aponta que o fenômeno tem crescido de forma consistente nos últimos cinco anos, impulsionado por uma geração que busca experiências sensoriais intensas, escapismo coletivo e uma conexão mais profunda com a pista.

Essa ascensão reflete não só o impacto dos headliners como Fred again.., Peggy Gou, Dom Dolla e John Summit, mas também o crescimento de artistas emergentes que vêm moldando a nova paisagem sonora das pistas.
O estudo destaca ainda que a presença da música eletrônica é mais forte nos palcos principais e em horários nobres, um sinal da consolidação do gênero como protagonista da cultura de festivais nos EUA.
Imagem: Reprodução
Read Next | Dimitri Vegas, Guetta e Loreen lançam 'Pum Pum', primeiro drum & bass do trio, via Smash The House